sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Horóscopo



1/1 a 31/12/2011

PREVISÕES COMPLETAS PARA LIBRA



SATURNO

O principal trânsito em Libra em 2011 é de Saturno. Esse planeta já está no signo desde agosto de 2010 e permanece até setembro de 2012. A passagem de Saturno em Libra, para toda a humanidade, significa a necessidade urgente de reformar a maneira como os relacionamentos amorosos estão acontecendo. Devido às mudanças sociais, culturais e morais que vem ocorrendo nas últimas décadas, são necessárias uma nova consciência e uma nova responsabilidade nesse âmbito. A forma geral do casamento que vem de dois mil anos atrás, no ocidente, não parece mais atender às necessidades de mulheres e de homens. Mudanças “recentes” (em relação a dois milênios) trouxeram muita confusão. A instituição do divórcio, a emancipação feminina, a revolução sexual, a aceitação da homossexualidade e a liberdade conquistada pelos jovens são algumas dessas mudanças. É notório que quase não existe mais a sequência namorar, noivar, casar que antes era tão natural. Hoje existe o “ficar”, e o “ficar” pode ser múltiplo. E não só os adolescentes ficam: as gerações mais velhas, especialmente os homens, gostaram dessa história de “ficar”, e hoje tem muita gente até da terceira idade “ficando”...
Antigamente, o casamento era realmente “até que a morte os separe”, mas atualmente isso não existe mais. E aqui cabe uma explicação espiritualista: devido a um grande número de pessoas estarem encarnadas, ao fato da Terra estar superpovoada, as experiências cármicas duram quatro, sete ou doze anos no máximo. Por isso hoje é absolutamente normal uma pessoa ter dois ou três casamentos. Uma relação que dura até a morte pode acontecer, claro, mas dificilmente será a primeira da vida. E perante tudo isso, um grande número de homens e mulheres ainda vive na ilusão e não aceita essas verdades. Por isso vemos homens cuja mulher o deixa, e ele não aceita que ela tenha outro homem, chegando muitas vezes à violência. Por isso vemos mulheres que não se conformam com o fim de um relacionamento, como se fosse uma questão de honra, e apelam obsessivamente para todo tipo de tentativa de reconquistar o parceiro, até mesmo para a magia negra (quando se afundam mais e mais...).
Enfim, Saturno em Libra traz a consciência de que os relacionamentos não servem apenas para se obter sexo e prestígio, senhores, e nem para se obter companhia e atenção, senhoras. Um relacionamento afetivo precisa existir em todos os planos da vida e ter a participação de todas as funções psicológicas: sexo, vontade, emoção, afeto, razão, emoção e espiritualidade. Notem que são sete funções, e Libra é o sétimo signo, não por acaso. No mapa astral, o setor dos relacionamentos é o sétimo. Um relacionamento amoroso existe para proporcionar a ambos os parceiros a oportunidade de crescer psicológica e espiritualmente, por isso dizemos que as relações são cármicas. Mas carma não significa castigo, e sim aprendizado. Libra é balança, equilíbrio, justiça, igualdade, amizade, fraternidade e compromisso. Não existe relacionamento saudável sem essas qualidades. Este é o sentido do comprometimento: comprometer-se consigo mesmo e com o ser amado a participar dessa jornada de crescimento psicológico e espiritual a dois. Que também incluirá, naturalmente, o crescimento material a dois, o crescimento intelectual a dois, o crescimento familiar a dois, e assim por diante, abrangendo todos os aspectos da vida sem, no entanto, coibir a liberdade de cada parceiro. Isto é, se seu homem gosta de jogar futebol aos sábados, mulher, você não precisa ir jogar com ele, ou ficar lá assistindo sem muita vontade, e nem ele precisa deixar de jogar bola, como você, no íntimo, adoraria... 
O que quero dizer é que não funciona evolutivamente um relacionamento no qual o casal se encontra duas vezes por semana para transar e só. Não funciona, mas eu conheço diversos que são assim, e que duram meses ou anos... As pessoas, especialmente as mulheres, precisam perder a esperança. Como digo, quem espera sempre cansa! Esperar que o parceiro vá melhorar com o tempo... Não vai! O relacionamento, desde o primeiro encontro, tem quatro meses para se estabelecer, como namoro. Quatro meses, não mais; é tempo suficiente para se fazer as adaptações e ajustes necessários na sua vida se você estiver realmente disposto a ter um relacionamento de verdade. Veja bem, considero muito positiva a experiência do “ficar”, porque permite que o jovem conheça e faça um “test-drive” com vários outros jovens, sem compromisso e com segurança (espera-se!) até encontrar uma pessoa compatível. Note que eu usei a palavra “jovem”. Você, mulher de trinta, que quer ainda ter dois filhos, não tem tempo para “ficar”! E se o gajo estiver enrolando, caia fora! Quatro meses para firmar o namoro, conhecer amigos e familiares de ambos, viajarem passando uma semana inteira juntinhos pra sentir o baque do espelho do banheiro de manhã; e um ano aproximadamente para planejarem a vida em comum. Porque Saturno é razão e Libra é sentimento: então razão sobre os sentimentos, se você quiser um relacionamento estável e que apóie seus objetivos de vida, precisa colocar a razão em primeiro lugar. Precisa ser responsável!
Isso vale para todos, mas para os librianos em especial. E Saturno em Libra também vai solicitar, em 2011, que você estabilize não só o relacionamento, mas também a vida familiar e a vida profissional. Mudanças serão necessárias, e para realizá-las você precisa ter calma, clareza mental, determinação, persistência, prudência, coragem e responsabilidade. O trânsito de Saturno no nosso signo nos exige muito, mas se você cumprir o que ele pede, será recompensado com a estabilidade nos setores mais básicos da vida: equilíbrio psicológico e satisfação pessoal, casa e família, carreira profissional e casamento.
Em 27/1, as mudanças propostas por Saturno ficarão mais lentas, permitindo-lhe um período de reflexão e de preparação. Em 23/4 e até 7/7, em função dessas mudanças poderá haver algumas rupturas em relações afetivas, familiares ou profissionais, com mudança de residência e/ou de emprego. A partir de 14/6, as mudanças intensificam seu ritmo. E depois de 8/11 até o fim do ano, você começará a experimentar já uma sensação agradável de segurança, autoconfiança e auto-estima, já num prenúncio das recompensas que citei acima.


VÊNUS

Sua regente Vênus começa o ano no exílio, fraca, atuando no setor financeiro, trazendo novas parcerias, novos clientes, novos negócios e lucros! Se for empregado, será a hora propícia para solicitar um aumento. Você vai querer também fazer algumas compras, mas o importante mesmo é equilibrar as finanças. Em 8/1, Vênus vai trazer novos contatos, que depois poderão virar amizades e também namoros, se for o caso. Nesse período você vai se preocupar com a manutenção e beleza do carro ou de seus aparelhos de comunicação. A partir de 5/2, vai influir na vida doméstica, trazendo mais união e bons momentos familiares, e também a vontade de agregar mais beleza e conforto à sua casa. Situações amorosas muito prazerosas poderão ser vividas em casa.
Depois de 3/3, a Vênus transitará pelo seu setor dos investimentos, incitando você a manter as contas cuidadosamente em dia e a ter paciência. No amor, não tente nada fora da rotina e evite discussões; evite especialmente demonstrar ciúmes ou qualquer forma de dominação. Em 23/3, junta-se a Netuno, podendo então ativar alguma nova paixão amorosa, ou renovando seus ideais materiais e profissionais. Objetos de desejo, enfim, estarão no foco. Mas em 28/3 novamente a Vênus ganha força ao entrar no setor do trabalho e dos afazeres do dia-a-dia. Você encontrará prazer e equilíbrio em organizar melhor sua rotina e resolver todas as coisas pendentes, inclusive com as pessoas com quem trabalha, sejam pares ou subordinados. 
Em 3/4, novamente uma fase crítica, quando ingressa no setor amoroso e você terá de lidar com críticas e exigências vindas justamente do parceiro afetivo. Terá de ter muito equilíbrio, enfrentar conversas sobre a relação com muita calma e paciência, e principalmente fazer algumas concessões para recuperar o equilíbrio e a tranqüilidade no relacionamento. Entre 3 e 9/4, período mais crítico, há risco de briga ou ruptura no relacionamenot. Após essas crises, em 16/5, começa uma fase ótima especialmente na vida sexual. Uma espécie de compensação. Compensação também haverá na vida financeira, se você tiver conseguido mantê-la saneada ao longo do ano. Quantias a receber poderão sair nesse período. A partir de 10/6, o foco volta para a vida intelectual, e haverá grande prazer na obtenção de novos conhecimentos, bem como em viagens. Depois de 5/7, será a vida profissional que experimentará recompensas por sua dedicação, na forma de novas alianças ou parcerias e conquista de méritos e benefícios. O ambiente de trabalho vai ganhar em simpatia e tranqüilidade.
Em 29/7, a vida social também vai se beneficiar dessa sua disposição otimista, e angariará novas amizades e simpatias aí também, especialmente em círculos artísticos. De 31/7 a 3/9 novas amizades com presença de sentimento se firmarão; caso esteja sozinho nesta época, será provável conhecer alguém interessante. A partir de 22/8, o brilho da sua regente diminui, e você vai querer descansar, relaxar, cuidar da cabeça e da saúde. O contato com a terra e as boas leituras certamente lhe farão muito bem. 
Em 16/9, finalmente Vênus ingressa no seu signo, retomando sua força total e colocando-o no centro das ações. Toda a sua vida parece ganhar foco, você fica consciente de tudo, especialmente de todas as conexões com as pessoas. Seu brilho pessoal e sua beleza estarão em alta. Viverá bons momentos junto ao ser amado; caso esteja só, é boa hora para encontrar alguém. Em 26/9 e até 4/10 sua regente se junta a Saturno: nesse momento você terá consciência total da importância de um relacionamento de verdade conforme descrevi no tópico “Saturno”. Bom momento para refletir e escrever sobre suas aspirações amorosas e familiares!
Em 14/10, a Vênus volta para o setor financeiro, pedindo equilíbrio. Em 3/11, ativa novamente contatos e comunicações. Em 27/11, volta para o setor familiar e doméstico promovendo mais mudanças em casa, especialmente por volta de 6/12 e finalmente, em 21/12 ativa novamente o namoro e o lazer: hora de descansar e curtir as coisas boas.


JÚPITER

Júpiter começa 2011 ainda atuando em seu setor do dia-a-dia profissional, expandindo seus compromissos e suas tarefas. Mas em 23/1 ingressa, juntamente com Urano (que veremos a seguir) no seu setor dos relacionamentos, no qual ficará até 4/6. Dessa maneira, será esse o momento central das transformações na sua vida amorosa, como já explicamos no tópico “Saturno”. Júpiter, ao passar pelo setor amoroso de um signo, traz um novo relacionamento. Aparece em sua vida alguém bem disposto, sem compromissos, alegre, otimista e cheio de boa vontade. Se você já estiver num relacionamento, no entanto, Júpiter promoverá uma reforma do mesmo, trazendo maior convivência e cumplicidade entre o casal; ou mesmo levando o relacionamento para outro nível: de namoro a noivado ou de noivado a casamento. No entanto, se um namoro ou casamento estiver insatisfatório, hesitante, tedioso e modorrento, Júpiter pode provocar a separação para “limpar a área” para um amor novo e melhor. 
Aliás, o período mais propenso a crises ou rupturas vai de 30/1 a 20/3. E de 10/3 até 16/4, você estará muito consciente da comparação do relacionamento que está vivendo (seja antigo ou novo) com suas aspirações de um relacionamento ideal para você, conforme foi descrito no tópico “Saturno”. Essa consciência resultará num cabo-de-guerra entre suas necessidades sexuais, emocionais e afetivas e aquilo que o parceiro está lhe oferecendo. Essa tensão será projetada em discussões que podem levar a um entendimento, ou não. Se tudo der certo, de 26/5 a 24/6 você experimentará uma agradável sensação de bem-estar com o amor e com o companheiro, e os sentimentos vão se intensificar.
Em 5/6, Júpiter ingressa no setor sexual de Libra e, uma vez resolvidas as questões do relacionamento, agora é hora de desfrutar do sexo, expressando e explorando desejos e fantasias, para unir mais ainda o casal. Esse trânsito durará até meados de 2012, então haverá bastante tempo para o casal se envolver em estudos, atividades ou terapias que visem a melhora do nível de prazer sexual.
Esse período também será muito favorável, libriano, para você cuidar dos seus investimentos. Se tiver dívidas, é hora de negociá-las; se tiver dinheiro a receber na justiça, é provável que agora receba. Se tiver dinheiro parado, opte por um investimento de médio prazo. Dependendo de como é o seu trabalho, você poderá também passar a receber comissões ou participações que vão engordar suas finanças. De 12/6 a 2/12, essas vantagens financeiras vão lhe dar muita satisfação em alguma aquisição ligada a casa ou família, ou uma reforma, ou mudança, ou ainda poderá ajudar um parente ascendente em necessidade. A partir de 31/8 as novidades trazidas por Júpiter perdem um pouco a força. Mas no balanço final, a partir de 15/11, você experimentará uma agradável satisfação íntima por suas conquistas materiais ao longo do ano.


URANO

Urano inicia 2011 ainda no seu setor do dia-a-dia profissional, dando curso a algumas mudanças e adaptações no sentido da modernização, como vem fazendo nos últimos sete anos. Mas em 12/3, ingressa no setor dos relacionamentos afetivos, juntando-se a Júpiter para promover uma verdadeira revolução na sua vida amorosa. Se você estiver sozinho, certamente vai aparecer um novo amor muito marcante. Isso vai acontecer de maneira quase inesperada, em lugar, momento e situação impensável. Coincidências estranhas levarão você a conhecer essa pessoa, e talvez não seja apenas uma pessoa, talvez mais atrações instantâneas aconteçam simultaneamente, ou sucessivamente, de modo que em algum momento você terá de fazer uma escolha. Por isso prepare-se, comece desde agora a detalhar por escrito como é a pessoa que deseja amar, e como serão a rotina e os detalhes do seu novo relacionamento. De janeiro a junho, deverá conhecer pessoas com forte tônica de Sagitário ou Peixes no mapa astral; mas de março em diante (e durante os próximos sete anos), o signo preponderante em seus relacionamentos será Aquário.
Caso esteja envolvido num namoro estável ou num casamento, o ingresso de Urano no setor causará furacões e tornados no relacionamento. O casal será levado a viver situações críticas, tentações inesperadas, situações de “saia justa” ou até mesmo vexatórias. Poderá haver atrações irresistíveis levando até a traições. Enfim, a fortaleza da união será testada. Sendo assim, os relacionamentos que não estiverem firmemente alicerçados e solidamente construídos provavelmente perecerão. A partir de março, a palavra de ordem na sua vida amorosa é renovação. Se o casal não conseguir renovar seus votos e reformar a relação de modo a atender aos anseios de liberdade, privacidade ou esquisitices e idiossincrasias de cada parceiro, a renovação será a troca de parceiro. Se seu relacionamento tem por volta de sete anos, é provável que seja este o seu caso.
Deve-se ainda lembrar que as mesmas situações e mudanças também ocorrerão em suas parcerias ou sociedades comerciais.


NETUNO

Netuno começa o ano ainda em seu setor dos namoros, trazendo romantismo e também algumas ilusões e situações nebulosas, como vem fazendo nos últimos catorze anos. Porém, em 5/4, ingressa no setor do seu dia-a-dia profissional, alterando lenta e gradualmente sua rotina. Aos poucos você passará a “pegar leve” com as coisas cotidianas, vai aprender a relaxar, a dar desconto, a relevar e a perdoar. Progressivamente, entenderá que a paz e a harmonia são as coisas mais importantes para você. Esse exercício diário do perdão começará por si mesmo, pela aceitação dos próprios limites e da própria maneira de ser. Aprenderá a dizer: “isso é o que eu posso fazer, então está bem feito”. Essa aceitação da sua própria natureza o fará prescindir de alguns excessos que você talvez utilize inconscientemente como compensação psicológica: excessos alimentares, açúcar, chocolate, bebidas etc.; ou excesso de música, novelas, filmes, mantras, orações... enfim, pode ser qualquer coisa ou pode não ser nada. Tudo em excesso é desequilíbrio e você é do signo do equilíbrio. A aceitação da sua forma de ser, de seus limites, de suas idiossincrasias forma o amor-próprio. Amar a si mesmo incondicionalmente significa amar inclusive os próprios “defeitos”.
O exercício dessa aceitação será sua lição netuniana nos próximos catorze anos. E de sua prática advirá uma grande tolerância que o fará aceitar também a maneira de ser de todas as pessoas, especialmente daquelas com que convive diariamente no trabalho, o que permitirá aos poucos criar uma atmosfera de paz e de amor ao seu redor. 


PLUTÃO

Plutão começa 2011 no seu setor familiar, promovendo mudanças na sua família e da sua residência, conforme já vem ocorrendo desde dezembro de 2008 e vai continuar pelos próximos 14 anos. O clima em família deve ficar um pouco tenso, até que as mudanças necessárias sejam feitas. Alguém poderá se mudar e pode ser você, ou a família toda pode mudar de casa e até de cidade. Ou uma grande reforma será feita na casa. De qualquer, maneira, uma boa quantia de dinheiro terá de ser investida. Essas mudanças são mais prováveis de acontecer do início do ano até 9/4 ou de 18/9 até o fim do ano.


MARTE

Marte começa 2011 no seu setor familiar e doméstico, onde se junta a Plutão, ativando algumas das mudanças analisadas no tópico anterior. Poderá haver discussões, brigas e agressões verbais. O clima ruim em casa poderá gerar uma propensão a acidentes com fogo, cortes, coisas que queimam ou quebram. Procure manter as emoções sob equilíbrio e ser firme e direto em suas posições. 
Após 16/1 Marte trará muita atividade e agitação para seus momentos de lazer, ao desfrutar da companhia dos amigos e também no namoro. Se você estiver sozinho, poderá encontrar um novo amor e começar um namoro (especialmente se você for mulher). Este também será um período de grande criatividade nas artes e de grande energia e entusiasmo nos esportes e atividades ao ar livre em geral. De 14 a 27/2 há tendência a ilusões, então procure avaliar racional e friamente os acontecimentos que estiverem acontecendo nestes assuntos, especialmente se você for mulher e estiver sofrendo uma tentativa de sedução.
Depois de 24/2, Marte provocará alguns desafios no seu cotidiano profissional e doméstico. Você terá de se esforçar e utilizar de muita energia para resolver alguns problemas. Haverá críticas e rebeldia contra suas posições, seu poder de liderança está sendo questionado. Tente evitar discussões, confrontos e fuja de brigas. Cuidado com fogo e instrumentos cortantes; aliás, cuide da saúde evitando sal e comidas e temperos estimulantes em excesso. A partir de 3/4, Marte passa a gerar cobranças e discussões no relacionamento, podendo resultar em brigas, mas não necessariamente em ruptura. Caso esteja só, esse é o momento para aparecer uma nova pessoa muito atraída por você (especialmente se você for mulher: tome cuidado com as reais intenções dessa pessoa, pois nem sempre atração física, por mais irresistível que seja, significa que haverá amor, Marte gosta de personificar o lobo mau). 
Em 12/5, o planeta suavizará sua ação e passará a ativar a sua sexualidade. Toda a sua energia física, mental e psíquica estará em alta. Depois de 22/6, Marte criará alguns desafios e questionamentos intelectuais, você terá dificuldade em se concentrar nos estudos, porém, se, ao contrário, estiver viajando, cuidado com acidentes, cortes e queimaduras. Em 4/8, Marte passa a ativar ainda mais seu labor profissional, haverá novidades, iniciativas da sua parte, mas também sofrerá críticas e pressões. A partir de 20/9, Marte estará ativando sua vida social, haverá muitos novos contatos e também amizades, mas sofrerá também oposições e questionamentos. E a partir de 12/11 e até o fim do ano, você gostará de alguns momentos tranquilos, a sós, para ler e meditar.


LILITH

A Lilith começa o ano ainda no setor do seu dia-a-dia profissional, no qual poderá estar criando problemas do tipo intrigas, fofocas, maledicência e inveja. Acontecimentos mais sérios e surpreendentes ligados a isso podem acontecer de 27/2 a 22/3. Mas em 23/3, a Lilith ingressa no seu setor dos relacionamentos, e aí traz o perigo de seduções inescrupulosas sobre a sua pessoa, um interesse puramente sexual, talvez até um pouco cínico ou ofensivo. Vale notar que o trânsito da Lilith no seu setor amoroso durará até 15/12. Então será preciso se proteger espiritualmente para evitar esse tipo de assédio. Porém, poderá acontecer também de a vítima dessa sedução não ser você, mas sim seu parceiro. Será conveniente ficar bastante atento para isso, e ao mesmo tempo evitar gerar uma paranóia ciumenta. Aliás, ciúmes, discussões, mal-entendidos poderá acontecer entre o casal mesmo que não haja nenhuma razão para tal. Por isso é importante cuidar muito bem da proteção espiritual do casal. 
Outra coisa que poderá acontecer é que seu parceiro comece a manifestar ideias diferentes, fantasias sexuais. Isso poderá ser muito positivo se você se dispuser a expressar também as suas e mais ainda se houver disposição de ambos para experimentar diferentes situações sexuais. O que poderá ser um indício de que algo está errado, é quando essas fantasias, sejam as suas ou as do parceiro, se centrarem na ideia de incluir outra ou outras pessoas nas relações sexuais. Ou não, claro! Tudo depende de como você e seu parceiro encaram essas questões. O mais importante é haver franqueza e consenso. Jamais se force a aceitar uma determinada situação em que não vai ficar à vontade apenas pelo receio de que o parceiro vai se afastar caso você não atenda os desejos dele. Fantasias são positivas, mas às vezes podem ser sintoma de algum desequilíbrio emocional ou afetivo. Na dúvida, será conveniente procurarem algum tipo de esclarecimento profissional.
O período mais crítico para todas as questões descritas neste tópico, irá de 2/5 a 2/6, quando os conflitos poderá até mesmo levar a uma ruptura. De 6/6 a 25/7, haverá muita tensão entre o casal, no seguinte sentido: você estará querendo mais estabilizar e dar forma ao relacionamento, você está querendo fazer a coisa certa, estruturar e vivenciar a vida como casal; enquanto que seu parceiro parecerá interessado apenas em sexo, em luxúria e em experimentar “sacanagens”. Será importante conversar com franqueza e despojamento para poderem chegar a um meio termo entre todas essas necessidades; compreendendo que seu parceiro também tem necessidade de estabilidade e forma na relação, e que você também tem necessidade de estímulos eróticos mais ou menos picantes, cada qual na sua medida.

Nenhum comentário: