sábado, 26 de dezembro de 2015

Culinária

BERINJELA RECHEADA
COM LOMBO CANADENSE

 
1. Corte a ponta da berinjela e lave-a muito bem.
Retire uma fina fatia longitudinal da base dela (parte inferior da foto), para ela ganhar estabilidade.
Faça cortes paralelos no topo dela, à distância de 1,5 cm um do outro; esse corte deve ir até mais ou menos 1,5 cm das laterais e do fundo do legume, como se fossem bolsos.
Com o dedinho, esfregue sal suavemente dentro desses cortes e no fundo.
Coloque-a inteira com água e 1 colher de chá de sal até 1 terço da altura em uma panela grande tampada. Conte 10 minutos após a água ferver.

 2.  Separe tantas fatias de lombo canadense quantos forem os cortes que fez na berinjela, além da mesma quantidade de azeitonas sem caroço cortadas ao meio e de pedaços de queijo.
"Embrulhe" os queijos e azeitonas nas fatias de lombo e introduza cuidadosamente cada embrulhinho em cada corte da berinjela; para facilitar utilize uma pinça (ou pegador) de cozinha; dobre os "embrulhinhos" mais uma vez para caber nos cortes menores próximos às pontas da berinjela.
3. Regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até o queijo ficar bem gratinado.
A foto abaixo é da berinjela montada e pronta para assar. Obs.: Esqueci de fazer a foto do prato pronto (acho que a fome foi demais... rs), da próxima vez eu posto, mas dá pra imaginar que fica muito lindo!


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Culinária

FRANGO COM BATATA-DOCE AO FORNO

 

1. Cozinhe a batata-doce na pressão, com sal, mais ou menos 4 minutos de pressão (deixando a panela fechada, depois de apagar o fogo, até a pressão acabar). Corte em fatias longitudinais, e forre o fundo e as laterais de um refratário (untado com óleo) como na foto, como se fizesse um mosaico (regue com um pouco da água do cozimento do frango);

                                 
2. Faça uma segunda camada com tomates em fatias finas, novamente desenhando um mosaico, tempere os tomates com sal e orégano;


3. Refogue uma cebola em óleo na panela de pressão. Junte as sobrecoxas de frango com pimenta, sal, orégano e cebolinha fresca. Cozinhe por 10 minutos. Resfrie, retire as sobrecoxas e disponha-as  sobre a "cama" de batatas-doce e tomates. Reserve o molho que sobra na panela para a finalização da receita.


4. Bata 2 ovos com 1 colher de sopa de fermento químico e sal, disponha sobre o prato todo. Leve ao formo pré-aquecido em 180ºC. Aguarde até o frango dourar e a cobertura de ovos crescer; Regue com um pouco do molho que sobrou para não ressecar, use também esse molho para completar o empratamento.


Está pronto! Agora é só comer!