segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Horóscopo

Até 2024

EFEITOS DE PLUTÃO EM CAPRICÓRNIO

PARA TODOS OS SIGNOS


Plutão está em Capricórnio, trazendo novo ciclo de crescimento para as instituições sociais, políticas e econômicas. A tendência maior é pelo fortalecimento das empresas maiores e mais fortes (mas não necessariamente mais tradicionais), que irão absorver as menores e mais fracas. Assim, a economia globalizada tende a se consolidar e as grandes empresas e instituições poderão ficar mais fortes que as próprias nações.
    A crise econômica que já vemos acontecer, especialmente na Europa, permitirá essa reestruturação econômica em grande escala. Blocos político-econômicos regionais também se robustecerão e muitas decisões e planejamentos passarão a ser administrados em grupo. Já vemos hoje "agências" que emitindo uma "nota" conseguem parar ou desestabilizar a economia de todo um país. Sempre que Plutão, historicamente, passa em Capricórnio, vemos uma moeda única ser adotada universalmente (em algum contexto geográfico) e também um fortalecimento dos bancos e outras instituições financeiras. Dívidas soberanas são usadas como justificativa para decretar falências de grandes organizações e de países inteiros. São peixes grandes sendo engolidos por peixes maiores, e nessa guerra de gigantes, o operário, o empregado, o escriturário acaba por perder os poucos direitos que detinha. É só ver o que está acontecendo em Portugal e na Grécia, e que vai ser visto ainda em muitos países ao redor do globo.
    Essa nova ordem mundial terá inicialmente características muito fortes de uma verdadeira plutocracia (palavra que se origina de Plutão), de modo que até 2024 o planeta viverá uma tendência monopolizadora e centralizadora que fará a economia planetária expandir muito, mas as preocupações ambientais e sociais ficarão ainda - infelizmente - relegadas ao segundo plano (embora continuem sendo usadas e abusadas no discurso das empresas e dos governos). Aliás, no plano planetário, Plutão rege o magma e a atividade vulcânica, Capricórnio representa a estrutura da crosta; ou seja, terremotos e erupções vulcânicas serão muito mais frequentes nos próximos 9 anos.
    De 18/4 a 26/9, Plutão andou para trás, em movimento retrógrado, fazendo com que as instituições sociais e econômicas fizessem uma completa revisão de sua estruturação. Foi um passo para trás para agora se dar um salto à frente.
    Por outro lado, Plutão também vai minar alguns dos conceitos rígidos de Capricórnio. Na verdade, esse longo trânsito representará para o mundo a queda de alguns valores tradicionais, ortodoxos, reacionários e conservadores. Muitos associam Plutão em Capricórnio à queda da Igreja, não chego a dizer tanto, mas com certeza as instituições cristãs terão de rever e reformar muitos de seus dogmas e regras se quiserem continuar angariando seguidores. A “queda” pode simbolizar que seus preceitos deixam de ser padrão para o mundo ocidental. Infelizmente, muitos jovens, influenciados pela cultura cientificista dominante na mídia, optarão pelo ateísmo, e considerarão religião, espiritualidade, ciências esotéricas, etc. meras crenças antigas e supersticiosas. No entanto, são males necessários. A Era de Aquário que ora vivemos privilegia a ciência e a tecnologia acima de tudo, e é apenas uma preparação da Era de Capricórnio, quando espiritualidade e ciência finalmente se tornarão um só conhecimento. Aos poucos, a física quântica começa a se aperceber dessa realidade.



Sol ou Ascendente em Áries
Para você, ariano, Plutão durante todo o ano promoverá transformações na vida profissional, e você será confrontado com o poder econômico e suas leis particulares. Deverá aprender a lidar com poder, grande capital e políticas corporativas. Terá de dançar conforme a dança, mas ao mesmo tempo mantendo-se ético e “profissional”. Especializações profissionais serão extremamente importantes para o ariano nos anos que se seguem, agora é só o início desse processo. 
 
Sol ou Ascendente em Touro
Plutão começa o ano no setor intelectual de Touro, onde ficará o ano todo (e até 2024). Esse trânsito faz com que uma ênfase especial, uma concentração natural e uma energia intensa leve os taurinos a repensarem seus conceitos, valores e ideais. Muitos sentirão a necessidade (em algum momento dessa longa passagem) de cursarem uma (ou mais de uma) faculdade. Materialistas de carteirinha poderão começar a se interessar por filosofia, metafísica, esoterismo, ocultismo ou até mesmo vir a abraçar uma religião. A passagem de Plutão por Capricórnio marcará o encontro da ciência com a espiritualidade, a vida espiritual será comprovada, e o conceito de matéria será mais uma vez revisto. Isso para os taurinos (associados a São Tomé – ver para crer, ou tocar para crer) causará uma grande revolução intelectual, juntando-se também aos trânsitos citados anteriormente que tratam muito de espiritualidade neste ano de 2015.    
 
Sol ou Ascendente em Gêmeos
Plutão ficará o ano todo transitando pelo setor energético de Gêmeos, o que significa que você terá a oportunidade de aprender a trabalhar melhor sua energia física e mental, por meio de técnicas e treinamentos para equilibrar a energia física, promover curas energéticas, melhorar a concentração e o rendimento mental. Algumas sugestões: yoga, artes marciais em geral, livros que trazem técnicas de memorização e aperfeiçoamento mental.
    O mesmo setor frequentado por Plutão é o da sexualidade, portanto técnicas e treinamentos envolvendo a sexualidade, não só para o aumento do prazer, mas também para o uso da energia sexual como fonte de crescimento interior serão importantes. Sugestões: tantra yoga, dança do ventre.
    Nos aspectos mais práticos, esse trânsito exigirá que você realize uma constante manutenção e uma perfeita administração da sua vida financeira, especialmente no que tange a investimentos e/ou dívidas, para que evite problemas.

Sol ou Ascendente em Câncer
Para você, canceriano, Plutão, durante todo o ano de 2015, estará trabalhando os relacionamentos. Primeiramente, os afetivos, assim, de agora em diante, em algum momento, poderá acontecer uma separação. Como essa passagem dura ainda 9 anos, você precisará consultar um astrólogo para saber quando e como isso acontecerá, de acordo com seu mapa astral. Seja como for, Plutão está fazendo você experimentar uma nova dimensão no relacionamento amoroso, levando-o a compreender os níveis profundos de transformação de cada parceiro que um verdadeiro relacionamento pode proporcionar. Isso está relacionado ao caráter profundamente transformador da paixão. Não da paixonite obsessiva adolescente (que pode acontecer em qualquer idade), mas da paixão emocional, sentimental e erótica que funde e confunde dois seres, promovendo uma espécie de renascimento de ambos. Isso parece muito bonito, mas passa também por crises, críticas, posse, ciúmes, brigas...     Para quem estiver sozinho, em algum momento ao longo do ano poderá acontecer uma grande paixão que, como dito acima, pode ser apenas ilusória, e será preciso prestar atenção pois, às vezes, uma simples atração física desenfreada poderá se confundir com algo que realmente seja significativo. Portanto, cancerianos (e especialmente cancerianas), não se deixem arrebatar pelos primeiros arroubos de paixão que aparecerem.
Dificuldades poderão acontecer numa sociedade comercial; caso você tenha uma é aconselhável ficar muito atento a todos os aspectos da vida financeira da empresa, interna e externamente.

Sol ou Ascendente em Leão
Plutão permanecerá o ano todo no setor das atividades do dia-a-dia dos leoninos. Aí estão todas as atividades rotineiras que você executa no seu trabalho diário: questões com empregados e subordinados, resolução de problemas, manutenção das tarefas de rotina. Aí também se enquadram as tarefas domésticas e pessoais rotineiras que todo mundo tem: limpeza e arrumação do quarto, da casa, das roupas, do corpo e da saúde.
Plutão ficará nesse setor dos leoninos pelos próximos 9 anos. Então é bom aprender logo: você terá de manter aí muita disciplina, seja qual for seu tipo de trabalho. Até mesmo a criação artística poderá se beneficiar da disciplina. Por disciplina estou querendo dizer também: ordem, organização, pontualidade, responsabilidade, persistência, perseverança e concentração. Na verdade, leoninos, vocês terão de trabalhar duro nos próximos anos. Em compensação, toda essa trabalheira lhes dará muito poder e prestígio, especialmente se você for um administrador de empresas, uma autoridade pública ou um artista.
   
Sol ou Ascendente em Virgem
Plutão ficará o ano inteiro de 2015 ativando o setor das criações e recreações de Virgem, que inclui vários aspectos da vida. Primeiro, o namoro: se você estiver sozinho, existe a possibilidade de surgir uma grande paixão, carregada de forte carga erótica. Se você já estiver namorando ou casado, a sexualidade aos poucos passa a se tornar muito importante para o relacionamento, e a insatisfação poderá colocar a relação em risco. Fique atento e, de qualquer maneira, procure conhecer mais sobre sua sexualidade e a do parceiro para incrementar o relacionamento, mesmo porque Plutão ficará aí pelos próximos 9 anos!
    Mas esse também é o setor dos esportes, então se você é um esportista, Plutão doravante lhe dará muita determinação, concentração e capacidade de esforço para se dedicar mais a seu esporte. Mesmo que você apenas faça exercícios regulares, vai se beneficiar da disciplina, que resultará em maior bem-estar. Mas atenção: se houver excessos ou falta de preparo e cuidados, você poderá se machucar!
    Este também é o setor da arte, então Plutão trará muita criatividade, poder de concentração e determinação para quem faz alguma arte. De modo geral, haverá muita agitação nos momentos de lazer e na busca dos prazeres. Aos mais jovens e destemidos, recomenda-se muito cuidado com três coisas. Primeiro, preservar-se de DSTs, por favor, pois haverá situações sexuais repentinas e irresistíveis. Segundo, atentar para as companhias, saber se o amigo do seu amigo não é alguém que anda fora da lei. Terceiro, evite o contato com drogas.

Sol ou Ascendente em Libra
Plutão começa 2015 no seu setor familiar, promovendo mudanças na sua família e da sua residência, conforme já vem ocorrendo desde dezembro de 2008 e vai continuar pelos próximos 9 anos. O clima em família deve ficar um pouco tenso, até que as mudanças necessárias sejam feitas. Alguém poderá se mudar e pode ser você, ou a família toda pode mudar de casa e até de cidade. Ou ainda, uma grande reforma será feita na casa. De qualquer, maneira, uma boa quantia de dinheiro terá de ser investida. 
 
Sol ou Ascendente em Escorpião
Portanto, seu regente Plutão permanecerá todo o ano de 2015 no setor dos contatos e dos deslocamentos do seu signo. Isto significa que você estará continuamente trabalhando e aperfeiçoando sua mente, principalmente no que diz respeito a linguagens: aprendendo novas línguas ou novas linguagens, técnicas e científicas. Haverá um grande interesse e curiosidade por novas áreas de estudo, mas aos poucos você vai se especializar em determinados conhecimentos específicos. Há uma tendência a eliminar de sua vida alguns contatos e certos hábitos que vai passar a considerar frívolos ou pouco importantes, para desenvolver uma concentração intelectual muito mais produtiva e eficaz.
    Usará e abusará cada vez mais de tecnologia em suas formas de se comunicar, e seus contatos serão mais virtuais que físicos. Tenderá a participar de grupos restritos e específicos que tenham os mesmos interesses que você. Nesse sentido, poderá até correr o risco de ser considerado um tanto recluso por vizinhos, colegas de estudos ou mesmo pelos parentes. Em outras palavras, seu caráter escorpiano ficará cada vez mais transparente, até mesmo na sua forma de falar e em suas opiniões.
    Não gostará mais de fazer muitos deslocamentos diários, e vai evitá-los sempre que puder, até mesmo chegando ao ponto de trabalhar ou estudar a partir de casa. Por outro lado, poderá gostar de adquirir um carro ou uma moto possante e barulhenta para os seus raros deslocamentos. Provavelmente viajará ou passeará muito pouco, mas quando fizer será para lugares pouco comuns, ermos ou misteriosos, passeios, digamos, “radicais”.
    Enfim, os escorpianos, nos próximos anos, se tornarão ainda mais frios, lógicos, racionais, radicais e rebeldes do que já são... Qualidades como objetividade, pragmatismo, criticidade e cálculo estarão ainda mais marcantes.

Sol ou Ascendente em Sagitário
Portanto, Plutão permanecerá por todo o ano de 2015 no setor financeiro de Sagitário onde, aliás, já se encontra desde dezembro de 2009 e onde permanecerá nos próximos 9 anos. Assim, a necessidade de controlar as finanças será uma constante na sua vida. Você terá de se esforçar para manter a vida material em equilíbrio, e muitas vezes se valerá da máxima “menos é mais” para simplificar essa tarefa. Como Plutão rege também os grandes capitais, é bem possível que em determinado momento você assuma a posse ou a administração de grandes montantes, no entanto, a necessidade de controle será ainda maior.

Sol ou Ascendente em Capricórnio
Capricorniano, Plutão ingressou em seu signo em dezembro de 2009 e permanecerá nele por mais 9 anos, promovendo uma lenta transformação. Aos poucos, várias qualidades e virtudes serão adquiridas ou aperfeiçoadas pelos capricornianos. Algumas giram em torno da ideia de renúncia. No caso, renunciar a tudo o que é supérfluo ou de somenos importância, para se concentrar apenas naquilo que é absolutamente essencial. Na vida profissional, você passará a se especializar exatamente naquilo que considera ser sua maior contribuição para o mundo. Em muitos casos, a recompensa financeira não será o motor do seu desejo de produzir, mas apenas uma consequência natural.
    Por outro lado, Plutão em Capricórnio nos remete aos grandes capitais, por isso é bem possível que em sua atividade profissional você tenha de gerir somas vultosas, o que fará com muita ética e responsabilidade. Qualquer que seja seu trabalho, sentirá um apelo espiritual para fazer sua parte na reformulação das instituições e na maneira como o capital e o poder se estruturam no mundo capitalista. Você vai desejar fazer revelações e denúncias, e por isso seu emprego e sua integridade moral e física poderão até correr riscos, dependendo da dimensão do vespeiro que for cutucar.
    Nas relações familiares, você aos poucos se tornará mais crítico e exigente, não no sentido do conservadorismo, mas no que diz respeito às responsabilidades de cada um. Se não tomar cuidado, poderá se tornar um rígido partidário do trabalho acima de tudo ou um fanático pela acumulação material. Poderá também ficar neurótico com questões de segurança e controle. Muito cuidado, pois Plutão é um radical e é também uma bomba-relógio: se você se tornar rígido demais, autoritário demais, exigente demais, alguma coisa acabará arrebentando.
    Se você é pai, mãe ou educador, reveja seus conceitos antes que fiquem obsoletos, especialmente aqueles que dizem respeito a família, patrimônio e trabalho. Você terá de reformar seus próprios valores diante de um mundo e de novas gerações que simplesmente não aceitarão a imposição de regras dogmáticas na base do “é assim porque sempre foi assim”. Com Plutão no seu signo, rupturas são possíveis a qualquer momento, seja no relacionamento afetivo, na família ou no trabalho.


Sol ou Ascendente em Aquário
Plutão permanecerá todo o ano no seu setor espiritual, onde promoverá uma lenta e profunda transformação em você num nível bem profundo, a partir do inconsciente e do subconsciente. Essa influência vai durar ainda 9 anos, e neste período você vai desejar se conhecer melhor para poder evoluir e ficar à altura dos papéis que a vida está lhe trazendo no mundo, como vimos anteriormente. O autoconhecimento psicológico pode levá-lo a querer fazer uma terapia do tipo análise, psicanálise, rebirthing ou até mesmo terapia de vidas passadas. Se você tem tendências místicas, é possível que nos próximos anos deseje desenvolver seus potenciais estudando alguma ciência esotérica, até mesmo a magia ou ingressando em algum círculo esotérico.
Em nome do autoconhecimento e da purificação íntima, aos poucos você vai renunciar a alguns hábitos alimentares, hábitos consumistas ou passatempos e distrações do tipo filmes, música, novela.

Sol ou Ascendente em Peixes
Plutão permanecerá todo o ano de 2015 no setor social de Peixes. Você vai intensificar sua vida social, participando mais de clubes, sociedades, organizações e círculos variados, mas sempre procurando grupos e pessoas com as quais tenha identificação de ideias e ideais. Você estará muito preocupado com a direção que as políticas públicas e privadas vai tomar, especialmente com os radicalismos, o abuso de poder, a censura e a privação de direitos. Desejará participar para fazer a sua parte e fazer valer sua opinião. Em especial, tentará lutar contra o materialismo crescente que permeia cada vez mais a sociedade atual, o consumismo desenfreado, o cinismo, o escárnio, o cientificismo e as coisas ocultas. Por isso deverá se unir, inclusive por meio de redes sociais, a outros que clamam contra essa situação.
    Estará cada vez mais objetivo e pragmático na busca de suas metas de vida, inclusive metas materiais, para poder obter e garantir o seu lugar no mundo em todos os sentidos, desde o espaço físico de sua posse, até o respeito por suas posições políticas, filosóficas e religiosas.