sábado, 11 de fevereiro de 2012

Horóscopo 2012


1/1 a 31/12/2012
PREVISÕES COMPLETAS PARA CÂNCER







1. LUA

    Para acompanhar a influência da Lua sobre a vida dos cancerianos, estudamos as lunações (luas novas) que acontecem todo mês e cujos efeitos duram 30 dias. A primeira do ano acontece no setor energético de Câncer. A partir de 23/1 você experimentará uma tensão mental e até mesmo física, relacionada a pressões familiares ou responsabilidades e preocupações com a sua casa, talvez você tenha de despender uma grande quantia ou realizar muito trabalho em casa. Mas pressões também originadas de muitos compromissos sociais e, em meio a esses, poderá estar enfrentando fofocas, intrigas, más energias; aconselha-se cuidar muito bem do plano espiritual e fazer banhos toda vez que voltar de um evento. A grande recompensa desse período será o reconhecimento profissional e mudanças favoráveis no trabalho.

    Em 21/2, a lunação acontece no setor intelectual e das viagens maiores de Câncer. Você estará focado nos estudos nos próximos 30 dias ou poderá estar viajando. A influência de Netuno neste setor, a qual veremos adiante no tópico 5., será ativada por esta lunação, trazendo questionamentos e buscas espirituais, religiosas ou filosóficas, embora possam ser também em algumas ciências, o que vai levá-lo a um estudo, pesquisa ou curso, ou a viajar. As preocupações com a casa já terão sido resolvidas, e você estará se sentindo mais seguro. Receberá incentivo dos amigos para tudo isso.

    A partir de 22/3, o foco vai para o setor profissional, onde estão ocorrendo importantes mudanças. Haverá muitas reuniões, conversas e contatos, será feito um planejamento que provavelmente abarcará o ano todo. Você vai enfrentar alguns desafios, mas poderá contar com muita criatividade, inspiração e entusiasmo. As mudanças lhe farão bem, embora a tensão natural da fase de adaptação possa lhe incomodar um pouco.
   
    Em 21/4, a bola da vez é o setor social, você estará mais carismático, devido aos novos assuntos que vem estudando, e vai preferir a companhia de pessoas e círculos que compartilhem dos seus novos interesses culturais e espirituais. Porém, exigências da família ou mais preocupações domésticas podem seu tempo para a vida social.

    Em 20/5 um novo ciclo mensal é inaugurado com um eclipse do Sol, que acontece no setor espiritual (e do subconsciente) dos cancerianos. Esse será um momento especial para os cancerianos, que terão a possibilidade de resgatar algo do seu passado que estava oculto no subconsciente e reintegrá-lo à sua consciência. Pode ser qualidades que você vinha desprezando, e se encontravam obnubiladas e que serão úteis para sua vida atual. Podem ser memórias de experiências ou de pessoas que, lá atrás, lhe ensinaram coisas importantes, conhecimentos que voltas a ser necessários. Preste atenção nos sonhos e em coisas ou pessoas há muito tempo não vistas que de repente reaparecem: podem ser sinais. Podem ser até mesmo coisas de vidas passadas, por isso esse é um momento, na verdade, o ano todo, propício para buscar uma terapia ou que explore o subconsciente, como a psicanálise e a analítica, ou que explore outras vidas, como a TVP e outras de cunho mais espiritual.
    O eclipse acontece junto a Júpiter, que simboliza o psicólogo ou o sacerdote, o mestre ou o guru, enfim, alguém que detém um conhecimento e uma ciência que o torna apto a orientá-lo. E também ocorre com aspecto tenso de Netuno, que pode gerar sentimentos de angústia, ansiedade ou falta de conexão, mas este será um estímulo para você aproveitar esta que é uma oportunidade de dar um salto evolutivo eliminando dúvidas interiores (por meio da sabedoria a ser resgatada).

    Em 4/6, outro eclipse, agora da Lua, e parcial, acontece no seu setor do dia-a-dia profissional e doméstico. Agora o foco se volta para a resolução das lides cotidianas, em meio às quais você deve criar mais espaço para si mesmo, para cuidar das emoções que o estão afligindo, pois seu mundo interior está bastante afetado. Também deve dar prioridade às atividades mais concretas, que lhe dêem chão e o coloquem em contato com a realidade, e finalizar o que estiver pendente. As atividades que provocam muita sobrecarga emocional devem ser evitadas. Haverá situações inesperadas. A melhor preparação para isso é abrir espaço para confrontar o que vier, para evitar um acúmulo de estresse que pode ocorrer por estar vivendo um esquema de vida muito apertado, intenso e sobrecarregado.
    Cobranças, pressões ou críticas nos estudos, ou de irmãos ou colegas podem estar causando essa tensão; bem como a lembrança persistente de um parceiro amoroso que está afastado. O melhor a fazer é olhar para o futuro e focar no seu progresso profissional.
    As influências desses dois eclipses vigoram até dezembro, quando eles se repetirão, mas com características um pouco diversas.
   
    A partir de 19/6, a lunação ativa novamente o setor espiritual, renovando os impulsos descritos acima (20/5), mas agora com influência harmônica de Netuno, indicando que você já começou a encontrar o caminho da reconexão cósmica ou do sentimento de totalidade interior. Uma nova estruturação de sua relação familiar e soluções quanto à moradia também cooperarão com o bem-estar psíquico e espiritual.
       
    Finalmente, em 19/7, a lunação acontece no seu signo, portanto no setor do eu, influenciando quatro assuntos na sua vida. Primeiro, sua identidade, estimulando-o a fazer mudanças no visual (mais sóbrio e atraente) e na consciência (mais responsável e intuitivo). Depois, no relacionamento, desejando menos obrigações e mais sensualidade. Também, quanto à família e à casa, querendo mais privacidade e segurança. E por fim, na carreira profissional, querendo mais liberdade de movimentos para poder criar mais e brilhar mais.

    Em 17/8, o foco vai para as finanças, e aqui você precisa tomar muito cuidado, porque há indicação de se envolver em uma compra ou investimento ilusório, e até mesmo de ser ludibriado. Portanto, muita atenção e duvide das ofertas. Risco de perdas ou roubo.
   
    A partir de 15/9, a lunação estimula o setor dos contatos e deslocamentos, junto com Mercúrio, deixando você muito estimulado para os estudos, leituras e novos aprendizados, bem como novos contatos e amizades, passeios e pequenas viagens.

    Em 15/10, o foco vai para o setor doméstico, as dificuldades vividas aí ao longo do ano já não existem, agora só haverá progresso em termos de harmonia, fartura e conforto. Colabora muito para isso uma nova postura psicológica e espiritual que faz você exalar autoconfiança e paz interior. Você está muito mais coeso, íntegro, "abraçando-se" mais do que nunca.

    A partir de 13/11, a Lua Nova ativa o setor das criações e recreações dos cancerianos. Caso você esteja só, no amor, é hora de se livrar dos resquícios de mágoa ou ressentimento de relações passadas ou mesmo acabar de vez com um namoro inconsistente. Olhe para o futuro: outro alguém virá! Ative todo o seu charme e poder de sedução.

    Em 28/11, outro eclipse: desta vez um eclipse penumbral da Lua, acontece no seu setor espiritual, repetindo-se basicamente tudo o que foi descrito para a data 20/5 (acima). Mas agora o eclipse enfatiza as influências que Júpiter e a Lilith estão exercendo no setor (que serão descritas nos tópicos 3. e 8., respectivamente). O sentido agora é liberar algo do passado para abrir um novo portal para o futuro. Você vai contatar uma nova dimensão cósmica e, concomitantemente, uma nova dimensão dentro da sua alma. Conhecimento interior e conhecimento do mundo, da vida, do cosmos estarão se somando para agraciá-lo com um novo e forte senso de integração existencial. Revelações serão feitas a você, confie e desconfie, confie nas mais luminosas e desconfie do lusco-fusco dos mistérios, mas não deixe de avaliar tudo. A Psicanálise e a Astrologia podem ser de grande ajuda neste momento, para deslindar todas essas coisas.
    Essa lunação forma um desenho no céu que chamamos de "Dedo de Deus", que "força" você a alterar sua ideia de relacionamentos, buscando um resgate e uma valorização do amor e do desfrutar da sexualidade presentes em um namoro, e opondo isso às cobranças, obrigações e responsabilidades em que o casamento pode ter se tornado. Prazer versus obrigação. Este "dedo" apontado para você vai "exigir" uma escolha que você vai fazer no foro mais íntimo e profundo da sua alma.
   
    Finalmente, em 13/12, outro eclipse, dessa vez um eclipse solar total, repetindo-se basicamente tudo o que foi descrito para a data 4/6 (acima). Além disso, o eclipse recebe apenas um leve aspecto tenso de Saturno, que acentua divergências entre as necessidades de trabalho e lides domésticas, e as exigências do parceiro romântico ou mesmo da sua turma de amigos.


2. SATURNO

    Saturno começa o ano em Libra, onde fica até 5/10. A passagem de Saturno em Libra, para toda a humanidade, significa a necessidade urgente de reformar a maneira como os relacionamentos amorosos estão acontecendo. Devido às mudanças sociais, culturais e morais que vem ocorrendo nas últimas décadas, são necessárias uma nova consciência e uma nova responsabilidade nesse âmbito. A forma geral do casamento que vem de dois mil anos atrás, no ocidente, não parece mais atender às necessidades de mulheres e de homens. Mudanças “recentes” (em relação a dois milênios) trouxeram muita confusão. A instituição do divórcio, a emancipação feminina, a revolução sexual, a aceitação da homossexualidade e a liberdade conquistada pelos jovens são algumas dessas mudanças. É notório que quase não existe mais a sequência namorar, noivar, casar que antes era tão natural. Hoje existe o “ficar”, e o “ficar” pode ser múltiplo. E não só os adolescentes ficam: as gerações mais velhas, especialmente os homens, gostaram dessa história de “ficar”, e hoje tem muita gente até da terceira idade “ficando”...
    Antigamente, o casamento era realmente “até que a morte os separe”, mas atualmente isso não existe mais. E aqui cabe uma explicação espiritualista: devido a um grande número de pessoas estarem encarnadas, o fato da Terra estar superpovoada, as experiências cármicas duram quatro, sete ou doze anos no máximo. Por isso hoje é absolutamente normal uma pessoa ter dois ou três casamentos. Uma relação que dura até a morte pode acontecer, claro, mas dificilmente será a primeira da vida. E perante tudo isso, um grande número de homens e mulheres ainda vive na ilusão e não aceita essas verdades. Por isso vemos homens cuja mulher o deixa, e ele não aceita que ela tenha outro homem, chegando muitas vezes à violência. Por isso vemos mulheres que não se conformam com o fim de um relacionamento, como se fosse uma questão de honra, e apelam obsessivamente para todo tipo de tentativa de reconquistar o parceiro, até mesmo para a magia negra (quando se afundam mais e mais...).
    Enfim, Saturno em Libra traz a consciência de que os relacionamentos não servem apenas para se obter sexo e prestígio, senhores, e nem para se obter companhia e atenção, senhoras. Um relacionamento afetivo precisa existir em todos os planos da vida e ter a participação de todas as funções psicológicas: sexo, vontade, emoção, afeto, razão, intuição e espiritualidade. Notem que são sete funções, e Libra é o sétimo signo, não por acaso. No mapa astral, o setor dos relacionamentos é o sétimo. Um relacionamento amoroso existe para proporcionar a ambos os parceiros a oportunidade de crescer psicológica e espiritualmente, por isso dizemos que as relações são cármicas. Mas carma não significa castigo, e sim aprendizado. Libra é balança, equilíbrio, justiça, igualdade, amizade, fraternidade e compromisso. Não existe relacionamento saudável sem essas qualidades. Este é o sentido do comprometimento: comprometer-se consigo mesmo e com o ser amado a participar dessa jornada de crescimento psicológico e espiritual a dois. Que também incluirá, naturalmente, o crescimento material a dois, o crescimento intelectual a dois, o crescimento familiar a dois, e assim por diante, abrangendo todos os aspectos da vida sem, no entanto, coibir a liberdade de cada parceiro. Isto é, se seu homem gosta de jogar futebol aos sábados, mulher, você não precisa ir jogar com ele, ou ficar lá assistindo sem muita vontade, e nem ele precisa deixar de jogar bola, como você, no íntimo, adoraria...
    O que quero dizer é que não funciona evolutivamente um relacionamento no qual o casal se encontra duas vezes por semana para transar e só. Não funciona, mas eu conheço diversos que são assim, e que duram meses ou anos... As pessoas, especialmente as mulheres, precisam perder a esperança. Como digo, quem espera sempre cansa! Esperar que o parceiro vá melhorar com o tempo... Não vai! O relacionamento, desde o primeiro encontro, tem quatro meses para se estabelecer como namoro. Quatro meses, não mais; é tempo suficiente para se fazer as adaptações e ajustes necessários na sua vida se você estiver realmente disposto a ter um relacionamento de verdade. Veja bem, considero muito positiva a experiência do “ficar”, porque permite que o jovem conheça e faça um “test-drive” com vários outros jovens, sem compromisso e com segurança (espera-se!) até encontrar uma pessoa compatível. Note que eu usei a palavra “jovem”. Você, mulher de trinta, que quer ainda ter dois filhos, não tem tempo para “ficar”! E se o gajo estiver enrolando, caia fora! Quatro meses para firmar o namoro, conhecer amigos e familiares de ambos, viajarem passando uma semana inteira juntinhos pra sentir o baque do espelho do banheiro de manhã; e um ano aproximadamente para planejarem a vida em comum. Porque Saturno é razão e Libra é sentimento: então razão sobre os sentimentos, se você quiser um relacionamento estável e que apóie seus objetivos de vida, precisa colocar a razão em primeiro lugar. Precisa ser responsável!
   
    Portanto, Saturno, durante quase todo o ano de 2012, continuará exigindo sua dedicação à família, à vida doméstica e à casa. A estrutura familiar poderá estar sendo reformada. É possível que haja separação dos pais ou, ao contrário, nova união de um dos pais que esteja só. A influência de pessoas mais velhas da família sobre sua vida será marcante, justamente por você estar morando junto a essas pessoas. Como resultado dessa situação um tanto opressiva, é possível que você concentre seus esforços materiais neste ano tendo em vista obter sua própria moradia. Se você já tem sua própria casa, então a preocupação maior será com a estruturação da casa, cuidados com segurança e qualidade de vida exigirão seu empenho material. Caso esteja em busca da casa própria, esse é um ótimo ano para dar impulso a esse projeto! De qualquer maneira, tudo o que for relacionado a casa e família estará em evidência esse ano, exigindo de você esforço, paciência, perseverança, disciplina e responsabilidade. O objetivo é equilibrar definitivamente a “base” que casa e família constituem em sua vida.
    Assim, conflitos materiais ou de autoridade terão de ser solucionados de vez. Nesse contexto, é possível até que você se case, se isso permitir tranquilizar a questão moradia em sua vida. Mudança de cidade ou até de país não estão descartadas.
    Essas questões estarão em alta até 9/2; depois disso, passarão por uma revisão de metas, e poderão sofrer atrasos.
    Do início do ano até 3/4, devido à influência positiva de Netuno sobre Saturno, você estará sentindo que muitas das questões ligadas a casa e família já estarão resolvidas, e isso o permitirá experimentará uma grande paz de espírito e sensações de poder e de segurança.
    A partir de 26/6, as soluções começam a caminhar novamente, e você vai se empenhar em procurá-las.
    Em 3/9, retorna a influência positiva de Netuno, descrita acima, e assim você vai sentir um grande alívio em relação a moradia e família.
   
    Em 6/10, Saturno ingressa em Escorpião, e o mundo fica meio paranóico, preocupado com ameaças sociais, tanto econômicas como políticas (ou mais exatamente militares), medos muitas vezes irracionais, que criam um clima coletivo pesado, fazendo crescer o interesse pelas coisas ocultas (temas de ocultismo, profecias e de terror), pelo poder e pela corrupção, enfatizando o denuncismo e beirando o conspiracionismo. Porém, descontando-se os exageros, nessas épocas realmente acontecem coisas marcantes. Crises econômicas sérias em alguns países, já que Saturno é o veto, a impossibilidade, e Escorpião é o desejo, o poder aquisitivo; haverá recessão, corte de créditos, choques econômicos, contenção de dívidas e maior custo do dinheiro.
As crises cooperarão para que haja mudanças em regimes fechados e militaristas, mas também a exploração econômica de massas beirando o trabalho escravo (como temos na China hoje), formação e consolidação de blocos econômicos e a intervenção militar das grandes potências para "policiar" o mundo. Os controles de fronteira para "manter à distância" populações mais carentes se tornarão mais rigorosos e eficientes.
    Na vida das pessoas, haverá mais interesse (ou necessidade) de se envolver em recursos corporativos, finanças conjuntas, cooperativas, compras coletivas e seguros. Os impostos terão um controle muito maior, tornando-se quase impossível a sonegação. A economia informal tende a ser absorvida pelo sistema econômico devido a novas e rígidas leis financeiras de que ninguém vai conseguir se furtar. Cada pessoa será menos "dono" do seu dinheiro, pois terá menos poder sobre ele, menos liberdade para utilizá-lo. O dinheiro em si será cada vez mais um conceito (uma cifra em uma memória de computador) do que algo palpável. Porém, isso não inibirá o crescimento do crime organizado, que ficará mais organizado e violento.
     As grandes corporações financeiras tendem a consolidar ainda mais o seu domínio sobre a economia mundial, e toda a riqueza do planeta será concentrada em poucos grupos. A publicidade, em especial a institucional, tende a ganhar ainda mais espaço e tempo nas mídias e também na paisagem urbana, ainda que às vezes de maneira simbólica (disfarçada). Técnicas de controle mental (como mensagens subliminares) serão ainda mais utilizadas.
    De modo resumido, por meio dos poderes econômico, policial, judiciário e militar (todos de Escorpião), as grandes corporações ou estados totalitários (Saturno) vão aumentar seu controle sobre o poder a riqueza do mundo. Nessa mesma época, estará havendo uma recepção mútua, porque Plutão (regente de Escorpião) transita em Capricórnio (regido por Saturno), o que confirma e corrobora essa previsão.
    O mundo do trabalho tende a se tornar mais rígido, competitivo e exigente e as pessoas que trabalham em empresas tenderão, imperceptivelmente a assumir essas características, tornando-se enérgicas, pragmáticas e determinadas, mas também duras, frias e egoístas. Haverá menos emoção e menos paixão, exceto para os que trabalham de maneira autônoma ou semi-autônoma. A intensidade desse rígido controle emocional poderá somatizar nos sistemas sexual e excretor dessas pessoas. Culturalmente, esse quadro vai fazer prevalecer o cinismo, o sarcasmo, o deboche e o humor-negro. Seriados com temas de vampirismo e ETs continuarão em ascensão franca.
    Finalmente, dado que Escorpião rege a sexualidade (não o sexo como prazer e diversão, que é associado aos signos de fogo, mormente a Leão, mas o sexo como fator de união cúmplice, intimidade e equilíbrio energético) tenderá a haver um extremismo cheio de contradições na cultura sexual humana. De um lado, uma superliberação do sexo-prazer, para todos os gostos, sexualidades e fantasias, de modo a manter as pessoas entretidas e felizes. Por outro lado, haverá repressões pontuais, específicas ou em territórios restritos, de modo a conservar a aura mística que a condição de pecado, coisa proibido e tabu dá ao sexo (valorizando-o assim tanto como mercadoria de consumo como de troca). Como se viu recentemente, mulheres reprimidas ao amamentar em público, ao lado da precoce sensualização de meninas pela mídia, e depois manchetes sobre pedofilia, e por aí vai, sempre se rezando pela cartilha do cinismo e da hipocrisia.
    Visto que Escorpião rege o psiquismo, coisa semelhante deve acontecer com as drogas: estimulação indireta ao uso pela mídia e repressão ostensiva das mesmas. Repressão às atividades esotéricas também deve acontecer, ao mesmo tempo em que sua simbologia é cada vez mais disseminada pela mídia visando a confusão dos valores e, em alguns casos, à propagação de valores antagônicos ao Bem.

    Portanto, em 6/10, Saturno vai para o setor das suas criações e recreações, e aqui, pelos próximos dois anos e meio, muita coisa certamente vai acontecer.
    Criações porque se você for um artista, ou esportista, Saturno vai agora ajudá-lo a atingir metas específicas de produção, êxito e sucesso! Você terá concentração, vigor, determinação e capacidade de luta redobradas a partir de agora. Se você ainda não é profissional, este é o período em que isso se realizará. Se você já é profissional, este é o momento de obter reconhecimento e atingir metas bastante concretas!
    Criações também significam filhos, se você está planejando ter filhos, este período de dois anos e meio que começa agora é indicado para tal. Por isso também é o momento de gradualmente começar a levar a vida amorosa mais a sério. Se você é daqueles que só gosta de ficar, canceriano, agora vai se interessar em namorar; se você namora, mas seus namoros não duram mais que alguns meses, que tal encontrar a pessoa certa e começar um namoro estável e durável? Se você é daqueles que namora há anos (ou até mesmo está noivo), bem, agora pode ser a hora de pensar em se casar. Simplificando, Saturno no setor do amor pede objetividade para atingir uma meta no amor, até mesmo pensar em filhos. Reflita!
    Para alguns cancerianos ainda, mormente para aqueles que já fizeram tudo isso aí que citei acima, Saturno no setor do lazer pode simplesmente significar que agora você vai desfrutar a vida com mais dedicação, dar mas tempo para você mesmo! Se você sempre quis voltar a pintar ou escrever um livro, agora é hora. Ou simplesmente fazer aquele cruzeiro tão sonhado. Ou simplesmente dedicar mais tempo às atividades físicas, artísticas e também aos amigos ou aos filhos.

    A dedicação às coisas citadas acima, no entanto, pode ser atrapalhada por fatos inesperados que venham a tomar um pouco mais do seu tempo no trabalho, até mesmo viagens, no período de 2/11 até 1/12. De 14/11 até o fim do ano, no entanto, Plutão está dando mais determinação e força de vontade para você se dedicar a esses projetos.


3. JÚPITER

    Júpiter começa o ano no setor social dos cancerianos, incentivando-os a fazer mais amigos e participar mais da vida social, ingressando em novos círculos, sociedades ou clubes. Todo esse incremento da vida social, que não é muito familiar aos caseiros cancerianos, na verdade terá a função de aproximá-los de seus objetivos de vida de longo prazo, que são, de uma maneira ou de outra, direcionados para a estabilização material que lhe permitirá satisfazer seus pequenos luxos. Cancerianos gostam de investir muito em sua casa, para desfrutar de conforto, sossego e segurança, ou mesmo numa segunda casa, no litoral ou no interior. Seja como for, além da casa, adoram investir em decoração, arte, animais de estimação e possivelmente alguma coleção. Assim, a incursão de Júpiter expandindo a vida social dos cancerianos o colocará em contato com pessoas que possam ajudá-lo nesses objetivos ou que partilhem de seus mesmos gostos.
    Os contatos descritos acima serão especialmente produtivos durante todo o primeiro semestre do ano, e especialmente até 4/2. A partir de 8/2 e até 6/4, você terá muito mais disposição e energia para investir na vida social, estará mais autoconfiante, mais falante e expansivo.
    De 11 a 23/5 provavelmente exigências familiares o manterão um pouco afastado dos círculos sociais. E de 4 a 11/6, seu empenho em estudos científicos, filosóficos ou religiosos vai colocar em questão a moral, a ética e o valor de algumas dessas companhias, amigos ou círculos, levando-o a se afastar deles.

    Finalmente, em 12/6, Dia dos Namorados, Júpiter ingressa em Gêmeos, e vai espalhar ou disseminar a sabedoria para todos, porque está exilado, é como se os mestres saíssem das universidades e resolvessem ensinar no meio das ruas; é como se os gurus saíssem dos templos e viessem pregar em praça pública. Claro que isso gera confusão. Por isso, é preciso ter disciplina e planejamento para que esses novos conhecimentos possam ser assimilados corretamente.
    No mundo, haverá renovação e expansão da educação, das comunicações e também dos meios de transporte. A fantástica disposição de informações que temos hoje será ainda acelerada! O intercâmbio cultural também, todos os seres humanos, praticamente, ficarão conectados numa grande algaravia global. Porém, a superficialidade das informações trocadas, os boatos e a desinformação proposital serão o inimigo a se combater. Todos vão querer estar atualizados, e essa curiosidade muitas vezes se perderá na ilusão da casa dos espelhos e enveredará por extremos: delírios conspiracionistas, pânicos apocalípticos, arrebatamentos fundamentalistas, cooptações satânicas ou o simples e vulgar entorpecimento pela saturada exposição às mídias. Mídias que serão onipresentes.
    Devido a isso e também à melhoria nos transportes, longe e perto se confundirão, estaremos mais próximos de alguém em outra cidade, país ou continente que do vizinho ao lado. Conversas, consultas, cursos, conferências e debates à distância serão cada vez mais comuns. A mania de se ter centenas de amigos recrudescerá, e as relações também tenderão a se superficializar.
    No amor, a instituição conhecida como "ficar" será cada vez mais cultivada, inclusive para várias idades e até para as mulheres. A homo e a bissexualidade serão cada vez mais comuns e aceitas, os armários servirão só para as roupas mesmo.
    Concluindo e resumindo. No plano do conhecimento: multiplicidade rasa, sem direção e muitas vezes equivocada. Teremos de ter uma bússola, um norte e um ideal para não nos perdermos.
    No plano das relações humanas, quantidade e variedade muito mais que qualidade e compromisso. Precisaremos procurar entender a verdadeira serventia dos relacionamentos humanos, sejam de amizade ou amorosos.

    Para os cancerianos, Júpiter em Gêmeos estará no seu setor espiritual e do subconsciente. Nos próximos 12 meses você estará enveredando por um caminho de autoconhecimento, ou pela via espiritual, ou pela via psicológica.
    Pela via espiritual, mística ou religiosa, vai se dedicar bastante às atividades e iniciações da linha escolhida, buscando uma participação intensa em um determinado grupo, e sob a orientação de um ou mais mestres. Essas atividades poderão também incluir ações caritativas, de modo que você estará obtendo uma enorme satisfação por poder ajudar efetivamente pessoas ou seres carentes e necessitados por meio de suas ações sociais. O ingresso em novos círculos espirituais ou caritativos lhe trará uma enorme sensação de proteção física e espiritual, e até sua saúde vai melhorar em função disso. Passará por experiências espirituais e religiosas significativas, que muito bem lhe farão. Possivelmente uma iniciação. Como resultado de tudo isso, obterá uma nova sensação de poder interior, sua autoconfiança ficará mais forte e sentirá um intenso sentimento de integração cósmica. É como se, de repente, toda a vida começasse a fazer sentido para você.
    Pela vida psicológica, buscará o autoconhecimento numa terapia, e também gostará de ler psicologia, psicanálise, etc. Dessa forma terá a oportunidade obter mais estabilidade mental e emocional, possibilitando ter mais autoconfiança, em todos os assuntos, especialmente naqueles que envolvem mais diretamente as emoções e os sentimentos.

    De 12/6 a 17/7 Júpiter recebe tensão vinda de Netuno, indicando que você está questionando suas crenças filosóficas, espirituais, religiosas, políticas, etc. Você estará ávido por conhecimento espiritual e isso vai ser mais um estímulo para conduzi-lo a uma vida de autoconhecimento, como vimos acima. Embora essa fase possa conter um quê de angústia, confusão e melancolia.
    De 7/7 a 7/8, Júpiter recebe influência benéfica de Urano, que vai acentuar os impulsos citados acima, agregando um sentido de pressa e urgência a esses desejos.
    Quase no mesmo período (10 a 28/7), Júpiter sofrerá tensão vinda de Plutão: o impulso para o autoconhecimento poderá ser tanto que acabe desequilibrando sua relação amorosa, provocando discussões e ameaça de ruptura.
    Em 6/10, Júpiter retrograda, fazendo com que esse afã de autoconhecimento e busca espiritual não exatamente diminua, mas fique um pouco mais contido e você então vai reavaliar escolhas e caminhos e descartar alguns. Júpiter só andará para a frente novamente em 31/1/13, quando o impulso por conhecimento se renovará.
    A tensão vinda de Plutão, descrita dois parágrafos acima, retornará em 9/12 e ficará até o fim do ano.


4. URANO

    Urano em Áries está trazendo à Humanidade uma transformação e reestruturação social e política, com mudanças radicais e abruptas, na forma de revoluções pontuais. O discurso que as move, e as move tecnologicamente por celulares e redes sociais (Urano), é de caráter humanitário: direitos humanos, liberdades individuais, direito de voto, direito à liberdade religiosa (particularmente à liberdade de ser não-religioso), direitos de opção sexual e direitos das minorias em geral. Essas liberdades individuais específicas ganharão notória promoção e serão obtidas com surpreendente velocidade, notavelmente as das crianças e jovens, a liberdade sexual e a liberdade de expressão. Por outro lado, a tecnologia dos estados e das empresas, instâncias que cada vez mais se confundem e se equiparam, obterá controle e registro sobre cada ato de cada indivíduo. Então o que veremos é um aumento de certas liberdades individuais e, ao mesmo tempo, uma grande perda de privacidade. Em outras palavras: "você pode ser o que quiser e pensar o que quiser, desde que seja e pense como todo mundo", ou seja, a filosofia do "politicamente correto". Urano em Áries traz o começo da prevalência da massa Humanidade sobre o indivíduo Humano. As diferenças deixam de existir: isso é bom? Teremos de refletir sobre nossas escolhas. Utilizamos a tecnologia ou a tecnologia nos utiliza? Quero ser aceito por todos ou quero me aceitar como sou?
    Aparentemente, essa luta pela liberdade social segue os ideais aquarianos (Urano rege Aquário) de igualdade, fraternidade e liberdade. Mas muitos enxergam por trás disso a tentativa de implantação de um governo mundial, global e totalitário. Como sabemos, Urano regeu na História os movimentos totalitaristas, como aqueles que resultaram na União Soviética e seus satélites (Aquário). Enquanto que Áries remete ao poder absoluto e invencível, propugnado no mito nazista da "raça ariana" pretensamente superior.
    Já há algum tempo que nosso número individual num grande cadastro nacional (no Brasil, RG e CPF; nos EUA, nº do Seguro Social) é mais importante que nosso nome de família. O retrato da vida de uma pessoa já pode ser localizado em um único site na internet (Facebook), pelo menos para 1/7 da população mundial. Com Urano em Áries caminhamos para ser indivíduos indistintos, equalizados (mas não iguais) e uniformizados (ideologicamente) fazendo parte de uma grande população entrelaçada em redes. Foi o que previu Marilyn Fergusson, no livro "A Conspiração Aquariana" de 1980. Redes, como as redes sociais, em que os laços são horizontais e bidimensionais; ao contrário da estrutura orgânica e tridimensional que tínhamos antes: a organização em família, bairro, cidade e país.
    Em função dessa perda de identidade orgânica, perde-se o sentimento de pertencimento, o que levará a maioria a "identificar-se" com modismos, tribos, clubes, religiões fundamentalistas ou então a buscarem popularidade, ainda que momentânea e virtual (ter muitos amigos nas redes, por ex.). Uma minoria, porém, desenvolverá o gosto pela franqueza, verdade e transparência, resultando em um denuncismo generalizado, e em ações pontuais, anônimas, virtuais, como invasões ou disseminação de segredos por hackers. Isso poderá resultar numa guerra tecnológica a ser travada por meio de algoritmos de informática dentro da rede de computadores, como já se vê (Wikileaks, Anonymous).
    Outros, ainda, optarão por ações radicais que podem redundar em grandes reviravoltas, situações imprevistas, explosivas e intempestivas, com risco eminente de violência: fanatismo, rebeldia, revoluções, anarquismo, rebeliões e greves deverão acontecer principalmente contra governos, grandes corporações, igrejas e as instituições que os representam. Mas também há o risco de ações extremistas (bombas, incêndios, sabotagens) cometidas por indivíduos, sejam loucos, títeres manipulados remotamente ou ambos (como já estamos vendo acontecer).

    No plano planetário teremos a sequência de acidentes naturais mais ou menos com a mesma intensidade. Áries rege o ferro, que forma o núcleo líquido da Terra, cujo giro forma nosso campo magnético. Urano vai aumentar as alterações desse giro, podendo gerar anomalias no magnetismo terrestre, alguns esperam a inversão dos pólos, mas não posso afirmar isso. De qualquer forma, esse desequilíbrio do "balanço" deste grande pião que é nosso planeta, acelerará as erupções vulcânicas, terremotos e, consequentemente, o risco de tsunamis, bem como aumento dos temporais, tempestades, raios e ventanias súbitas, tornados e furacões. O desequilíbrio térmico também ficará mais extremo, aquecimento de modo geral, ondas incomuns de calor aqui, ondas incomuns de frio ali, e assim por diante.
    Frente a todos esses desafios ambientais, a tecnologia humana vai ter de encontrar soluções. Embora inicialmente, erros serão cometidos, devido à urgência das situações críticas, é consenso dos astrólogos que a criação, afinal, se sobrepujará à destruição. Urano em Áries inaugura uma nova onda tecnológica muito avançada, e muito rápida, especialmente em eletrônica, nanotecnologia, robótica e comunicações. Também notadamente nas áreas policial e militar. Surgirão muitas invenções e grandes descobertas científicas, também na neurologia (Áries corresponde à cabeça). Passaremos a usar outras fontes de energia alternativas, que ainda não utilizamos, a não ser experimentalmente e também outras que a ciência ainda nem conhece. Acredito que haverá muito progresso na física em relação a certos mistérios clássicos como a natureza da energia, da luz, da matéria e da gravidade. Áries também simboliza a vida e Urano, o extraordinário e o cósmico; o ser humano entrará em contato com outras dimensões existenciais tanto na Terra como fora dela.
   
    No âmbito dos relacionamentos, Urano em Áries está criando uma nova forma de seduzir: "eu te seduzo com minha liberdade". Só haverá relações duráveis se houver liberdade para que a essência da individualidade e da privacidade de cada parceiro seja preservada, pois na atual época o indivíduo passa a ser - para o bem ou para o mal - a célula-mater da sociedade, que até então era a família. Para o mal, porque os valores familiares: autoridade, respeito aos mais velhos, união, cooperação, aos poucos vai caindo por terra. Exemplos disso são crianças (Áries) que se "divorciam" (Urano) dos pais, ou que denunciam o pai ou a mãe por maus-tratos ou restrição da liberdade. Enfim, os direitos individuais falam mais alto que os direitos paternos. Agora, o novo pai que protege (Áries), garantindo os direitos humanos, é o Grande Irmão que a tudo vê e monitora com seus olhos e controles tecnológicos (Urano). Mas relacionamento com liberdade precisa de confiança e comprometimento, que só poderá surgir da espontaneidade, do despojamento das máscaras (Urano em Áries). "Eu te confesso que sou como sou e assim te seduzo".    
    Enfim, Urano em Áries é o ciclo inicial de um novo grande ciclo e, como tal, traz mais perguntas que respostas. As respostas dependerão de nós.

    Portanto, Urano começa 2012 ativando a vida profissional de Câncer, na qual haverá muitas novidades: mudança de função, promoção ou mudança de setor dentro da empresa em que está; mudança de empresa para uma significativamente maior também será possível e até mesmo a mudança de profissão! Afinal, nos últimos sete anos você esteve experimentando e acumulando uma boa quantidade de novos conhecimentos. Agora começa a hora de colocá-los em prática. De modo geral seu trabalho se tornará mais técnico e mais especializado, e você se beneficiará muito mais de tecnologia de ponta. No entanto, o principal material para o sucesso profissional será sua criatividade e inventividade, criando novos métodos e procedimentos, compondo um diferencial que vai destacá-lo no meio.
    Após 14/7, as novidades darão lugar a um período de ajustes e adaptações, mas prosseguem novos aprendizados, agora essencialmente práticos. Você terá muitos desafios no dia-a-dia profissional, e terá de pensar, decidir e agir com rapidez, o que não costuma deixá-lo muito confortável. De 15/12 em diante o ritmo vai se acelerar mais ainda! Então aproveita a fase de ajustes para “se encaixar” o melhor possível em suas novas funções.


5. NETUNO

    Netuno começa 2012 ainda trabalhando o seu inconsciente, o seu plano psíquico, concluindo transformações íntimas que vem ocorrendo ao longo dos últimos 14 anos.

    Em 4/2, Netuno ingressa em Peixes, no astral de 2012, esse é o trânsito mais importante para a Humanidade como um todo, porque o ingresso definitivo de Netuno em Peixes, signo que ele rege, marcará o início de uma nova consciência espiritual coletiva. Esse trânsito durará 14 anos. Acredita-se que durante essa época, e especialmente neste ano, o ser humano tomará consciência de outras dimensões da existência. Verdades como a existência da alma, a natureza de Deus e dos deuses e anjos, a consciência de que animais e plantas também são seres sencientes, com um tipo de alma e, portanto, com direitos. A constatação de que a vida não existe apenas neste planeta, mas se dissemina pelo Universo afora. Todos ou alguns desses conhecimentos serão revelados. A arrogância do ser humano que não concebe vida fora do seu planetinha, e nem vê alma e sensibilidade nas outras infinitas espécies deste planeta, vai, literalmente, por água abaixo.
    A arrogância da Ciência oficial, racionalista, que se considera a única detentora da verdade igualmente será desmascarada. Muitas coisas acontecerão nos próximos 14 anos, e algumas delas já neste ano, é difícil prever porque Netuno em Peixes só acontece a cada 168 anos, aproximadamente, e é claro que a cada vez encontra uma Humanidade com diferentes necessidades. Neste momento, a premência de rever este cientificismo radical que mantém ocultos muitos mistérios, inclusive sobre a história humana, e que é patrocinado pelo status quo político e corporativo, de um lado, enquanto que, em outro extremo, os fanatismos religiosos de todo tipo, que também de certa maneira labutam mais nas trevas que na luz. Essa cegueira em massa será desvelada pela influência sutil porém poderosa dos valores que Netuno levantará.
    Para mim, a busca da Espiritualidade (e não da religião, necessariamente) é uma de suas chaves. Sempre que historicamente, Netuno passa por Peixes, há importantes mudanças religiosas: religiões surgem, outras se transformam, devido a revelações científicas ou ideológicas que se propagam rapidamente pelo mundo. Assim, neste e nos próximos anos, Netuno promete revelações e revoluções de conceitos profundos capazes de mover massas e deixar marcas durante séculos e sua direção ideológica mais marcante seguirá um sentido global e universalista.
    Outra chave será uma concepção renovada do Amor e, portanto, da sexualidade; prevê-se não exatamente uma volta do romantismo, mas uma retomada e revalorização do sentimento amoroso, da união, da comunhão anímica e espiritual da qual o sexo será o coroamento, e não a motivação básica. E outra chave, ainda, será o resgate da verdadeira Arte, em substituição à falência dos divertimentos viciantes em que as artes foram tornadas, em função de uma indústria cultural que as utiliza como anestésico das massas.
    De 6/6 a 12/11, Netuno, o poeta e místico, caminha para trás, fazendo com que todos nós revisemos e reconsideremos os ideais espirituais, éticos e morais que orientam nossas ações e atitudes. Poderemos rever e mesmo abandonar crenças filosóficas e religiosas que permeiam nossa consciência, buscando desenvolver outras mais coerentes com nossa essência e mais condizentes com nossos verdadeiros valores espirituais. Nesse processo, poderemos renunciar à participação em determinados círculos, bem como deixar de frequentar certos ambientes.
    É um bom momento também para reavaliar nosso modo de vida, e aproveitar o impulso espiritual de Netuno retrógrado para desintoxicarmos nossa mente e nosso corpo. Por exemplo, se há tempos você está com vontade de parar de fumar, ou de comer carne vermelha ou qualquer outra coisa, esse é um bom momento cósmico para fazer essa renúncia. Hábitos intelectuais perniciosos também podem ser abandonados nesse momento, como, por exemplo, assistir diariamente a jornalismo policial, novelas, histórias chorosas, tristes... todas essas coisas que perturbam a pureza espiritual da nossa criança interior. Vamos refletir sobre isso, pois praticar a renúncia e a purificação pode ser muito significativo para a melhoria da sua vida.

    Portanto, para Câncer, a partir de 4/2 Netuno ingressa no seu setor intelectual, de modo que as transformações interiores agora o lançarão em uma busca intelectual e o farão se interessar por novas áreas de conhecimento, sejam elas científicos, espirituais e artísticos. Essa influência durará pelos 14 anos. Esse também é o setor das viagens, de modo que nesse período é possível que você venha a viajar pelo exterior, viagens de estudos, ou de caráter peregrinatório ou até mesmo simplesmente morar no estrangeiro para satisfazer sua ânsia de conhecer novas culturas. Sempre buscando encontrar um sentido maior para a vida, e uma filosofia de vida, seja espiritual, religiosa ou laica, que possa embasar um novo código ético e moral.
    Netuno em Peixes vai fazer algo semelhante com todos os seres humanos: questionar valores ou a falta de valores que hoje permeia muitos setores da sociedade, questionar também a história, a ciência, as religiões, etc. Toda a cultura humana passará, não só por uma revisão, mas por um redimensionamento. Valores universalistas vão se sobrepor a crenças e ideais em geral, sobretudo àqueles mais estreitos e limitantes. Mas para você, canceriano, essa influência será especialmente forte, uma vez que acontece no seu setor 9 que é exatamente o da cultura, filosofia, religião e vida intelectual como um todo.
    Não é improvável que, ao longo desse período, você decida mudar de religião, ou de país, ou de política, ou mesmo ingressar numa faculdade para conhecer uma nova ciência, seja humana, exata ou biológica. Vai se interessar muito por leituras, e talvez goste de escrever também. Toda essa procura coincide com a busca por autoconhecimento de que falamos ao explicar a influência de Júpiter, no tópico 3., e também com aquilo que falaremos sobre a Lilith, no tópico 8., especialmente de meados deste ano a meados do ano que vem.

    No período de 6/6 a 11/12, Netuno estará em movimento retrógrado, isto é, andando pra trás, então nessa época o afã por novos conhecimentos diminui, mas aumenta o questionamento dos conhecimentos, crenças e valores que você detinha até então; ou seja, será um período mais para largar, questionar, renegar e desmontar ideias que para somar outras.


6. PLUTÃO

    Plutão está em Capricórnio, trazendo novo ciclo de crescimento para as instituições sociais, políticas e econômicas. A tendência maior é pelo fortalecimento das empresas maiores e mais fortes (mas não necessariamente mais tradicionais), que irão absorver as menores e mais fracas. Assim, a economia globalizada tende a se consolidar e as grandes empresas e instituições poderão ficar mais fortes que as próprias nações.
    A crise econômica que já vemos acontecer, especialmente na Europa, permitirá essa reestruturação econômica em grande escala. Blocos político-econômicos regionais também se robustecerão e muitas decisões e planejamentos passarão a ser administrados em grupo. Já vemos hoje "agências" que emitindo uma "nota" conseguem parar ou desestabilizar a economia de todo um país. Sempre que Plutão, historicamente, passa em Capricórnio, vemos uma moeda única ser adotada universalmente (em algum contexto geográfico) e também um fortalecimento dos bancos e outras instituições financeiras. Dívidas soberanas são usadas como justificativa para decretar falências de grandes organizações e de países inteiros. São peixes grandes sendo engolidos por peixes maiores, e nessa guerra de gigantes, o operário, o empregado, o escriturário acaba por perder os poucos direitos que detinha. É só ver o que está acontecendo em Portugal e na Grécia, e que vai ser visto ainda em muitos países ao redor do globo.
    Essa nova ordem mundial terá inicialmente características muito fortes de uma verdadeira plutocracia (palavra que se origina de Plutão), de modo que até 2024 o planeta viverá uma tendência monopolizadora e centralizadora que fará a economia planetária expandir muito, mas as preocupações ambientais e sociais ficarão ainda - infelizmente - relegadas ao segundo plano (embora continuem sendo usadas e abusadas no discurso das empresas e dos governos). Aliás, no plano planetário, Plutão rege o magma e a atividade vulcânica, Capricórnio representa a estrutura da crosta; ou seja, terremotos e erupções vulcânicas serão muito mais frequentes nos próximos 15 anos.
    De 11/4 a 18/9, Plutão anda para trás, em movimento retrógrado, fazendo com que as instituições sociais e econômicas façam uma completa revisão de sua estruturação. É um passo para trás para depois se dar um salto à frente.

    Portanto, para você, canceriano, Plutão, durante todo o ano de 2012, estará trabalhando os relacionamentos. Primeiramente, os afetivos, assim, de agora em diante, em algum momento, poderá acontecer uma separação. Como essa passagem dura dezesseis anos, você precisará consultar um astrólogo para saber quando e como isso acontecerá, de acordo com o seu mapa astral. Seja como for, Plutão está fazendo você experimentar uma nova dimensão no relacionamento amoroso, está levando-o a compreender os níveis profundos de transformação de cada parceiro que um verdadeiro relacionamento pode proporcionar. Isso está relacionado ao caráter profundamente transformado da paixão. Não da paixonite obsessiva adolescente (que pode acontecer em qualquer idade), mas da paixão emocional, sentimental e erótica que funde e confunde dois seres, promovendo uma espécie de renascimento de ambos. Isso parece muito bonito, mas passa também por crises, críticas, posse, ciúmes, brigas... Quanto a isso, em 2012 será mais crítico o período de 11/4 a 19/9.
    Para quem estiver sozinho, em algum momento ao longo do ano poderá acontecer uma grande paixão que, como dito acima, pode ser apenas ilusória, e será preciso prestar atenção, pois, às vezes simples atração física desenfreada poderá se confundir com algo que realmente será significativo. Portanto, cancerianos (e especialmente cancerianas), não se deixe arrebatar pelos primeiros arroubos de paixão que aparecerem.
    Dificuldades poderão acontecer numa sociedade comercial; caso você tenha uma é aconselhável ficar muito atento a todos os aspectos da vida financeira da empresa, interna e externamente.


7. MARTE

    Marte começa o ano influenciando o setor 3 dos cancerianos, que trata dos contatos sociais mais próximos: irmãos, parentes, vizinhos, colegas, "ficantes" e também os das redes sociais, é claro. Este setor rege também as atividades intelectuais do dia-a-dia, leituras, estudos, cursos; e também os seus deslocamentos diários: automóvel, condução ou caminhadas.
    Em tudo isso essa passagem longa de Marte, que dura até 3/7, vai agregar muita energia e disposição física e mental para um nível de atividade que será frenético, acelerado, intenso e tenso. Cuidado com a precipitação e a veemência no falar (ou escrever), ou você poderá ofender pessoas e gerar discussões. Não seja tão crítico ou acerbo, ou poderá também sofrer críticas e ataques. Com esses cuidados, você poderá se destacar e até mesmo exercer certa liderança em alguns assuntos. Se você costuma escrever, seja o que for, sua energia mental e criatividade vai lhe favorecer.
    Quanto aos deslocamentos, Marte no setor 3 é uma boa pedida para você preferir caminhar ou pedalar, a andar motorizado; embora essa escolha tem de ser muito bem feita pelas seguintes razões. A interpretação clássica dessa posição prevê a possibilidade de acidentes, assim sendo, prefira o meio mais seguro, levando em conta que acidentes aqui podem incluir assaltos em via pública. Enfim, isso vai depender de onde você mora, distância, horário, etc. Prefira o mais seguro e o mais saudável, e não exagere, não ouse, especialmente com a velocidade. Cuide muito bem da manutenção do seu veículo.
    Se você está só no amor, Marte no setor 3 é uma boa oportunidade para conhecer alguém, pois é o setor do "ficar"; mas lembre-se do que Saturno está pedindo para você no amor, então seja seletivo e ouse ir além.    

    Em 25/1, Marte começa a andar pra trás, diminuindo essa energia toda, que agora fica concentrada em resolver problemas (com os aparelhos que usa para se comunicar, com veículos, com irmãos ou vizinhos, etc.), fazer a manutenção dos contatos e concluir os estudos ou cursos iniciados.
    De 2/3 a 1/4, Marte recebe influência fortemente benéfica de Plutão, que aumenta sua energia, concentração e determinação, ajudando nas coisas do parágrafo acima. Contará com muito apoio do parceiro amoroso nesse momento.
    No período de 20/3 a 12/5, as dúvidas intelectuais e morais geradas por Netuno, que citamos no tópico 5. poderão estar confundindo ou tornando inconsistentes suas ações ou palavras; cuidado para não se envolver em discussões ou disputas sem sentido ou por motivações equivocadas. E acima de tudo, evite a bebida, ou evite qualquer uma das atividades citadas neste tópico se por acaso tiver bebido (ou algo similar).
    Em 15/4, Marte retoma o movimento para a frente, dando mais um impulso à sua movimentação social e física. De 26/4 a 29/5, Plutão volta a beneficiar (como visto no período de 2/3 a 1/4). De 3 a 30/7, será Júpiter a exercer influência boa sobre Marte, portanto suas ações e palavras já começam a ser positivamente influenciadas pelo autoconhecimento e pelas influências espirituais em curso. Você ficará mais comedido, mais sábio, e também mais alegre, simpático, otimista e positivo.
   
    Finalmente, em 4/7, Marte ingressa no seu setor doméstico, então você ficará mais recolhido, reservado, vai sair um pouco menos, ficar mais em casa. A não ser que você more sozinho, poderá haver conflitos, discussões e brigas com a família; sendo que sua posição neles tende a levar a pior. É um bom momento para evitar discutir a todo custo, mas encontre uma maneira de permitir que as emoções fluam, em especial a raiva. Nessa época também é comum ter probleminhas em casa, como coisas que quebram, queimam, ou é você que se machuca durante as lides domésticas.
    Nesse período ainda, de 8 a 27/7, Marte recebe aspectos tensos de Urano e de Plutão, que aumentam muito as tensões descritas no parágrafo acima, com pressões vindas tanto do relacionamento afetivo como da vida profissional. Muita calma!
   
    De 6 a 24/8, Marte se junta a Saturno e as discussões e decisões girarão em torno da questão da sua relação com a família e da sua moradia, conforme foi visto no tópico 2. De 19/8 a 4/9, Netuno influencia Marte beneficamente, trazendo mais calma a suas ações e palavras, pois você estará vislumbrando horizontes bem mais elevados, e as questões familiares e domésticas de repente parecerão ter menos importância.
   
    Em 24/8, Marte ingressa no setor das criações e recreações de Câncer, influenciando os namoros, a arte, o esporte e também o lazer e a convivência com os amigos mais próximos. Para a arte, dará muita criatividade e inspiração; para o esporte, muita energia, garra e vontade de vencer. No lazer, muita atividade, ímpeto e tendência a exageros; mais uma vez cuidado com suas palavras, você poderá estar apenas brincando, mas Marte está em Escorpião, e suas brincadeiras poderão ser interpretadas como ofensivas ou agressivas.
    Aliás, o mesmo vale para o amor: você estará cheio de paixão, a sexualidade estará em alta, você enche o parceiro de atenção, mas há uma tendência a cobrar atenção, discussões por ciúmes, o que pode levar a discussões que poderiam ter sido evitadas. Na verdade, para quem está namorando, Marte neste setor pode indicar briga e ruptura. Mas se você está sozinho, certamente Marte vai lhe trazer um novo amor, com paixão e forte apelo erótico.
    De 29/8 a 9/9, Plutão soma sua força com Marte, aumentando ainda mais a paixão, o ardor, a garra, a determinação que você terá em todos os assuntos citados.

    Em 8/10, Marte vai para o setor do dia-a-dia profissional e doméstico de Câncer, prevendo-se aí muita atividade, probleminhas pontuais aparecendo sucessivamente, críticas de colegas, superiores ou clientes. Mas você terá muita energia e determinação para resolver as coisas, contudo, isso vai gerar tensão nervosa excessiva, você tenderá a perder o controle emocional. É aconselhável cuidar bem da saúde neste período, evitando esforços físicos ou posturas erradas para prevenir problemas musculares ou tensões especialmente nas pernas.
    Entre 9 e 22/10, Marte é influenciado positivamente por Urano, indicando que seus esforços profissionais lhe trarão excelentes surpresas vindas da empresa ou dos clientes. Mudanças, modernização de ferramentas e viagens poderão estar entre elas.
    De 22/10 A 3/11, Marte receberá leve tensão de Júpiter, mostrando um conflito entre sua atitude guerreira e competitiva no trabalho e a busca da paz interior por meio das práticas espirituais ou de autoconhecimento. Você precisará encontrar uma maneira de fazer com essa busca possa harmonizar também as suas atitudes no trabalho, em casa, o tempo todo, ou seja, integrar os novos aprendizados à vida prática.
    Entre 17 e 29/11, Marte sofrerá forte tensão de Urano, criando agora, ao contrário de antes, um conflito entre sua rotina profissional e as mudanças que estarão acontecendo na empresa (ou clientes); você terá de se adaptar rapidamente!
       
    Em 18/11, Marte ingressa no setor do amor e do casamento de Câncer, juntando-se a Plutão e ativando ainda mais o processo que Plutão está realizando ali, conforme foi descrito no tópico 6. Se você estiver sozinho, este é um período em que poderá aparecer uma nova pessoa na sua vida amorosa. Caso esteja namorando ou seja casado, haverá uma intensificação das emoções nessa época, o que poderá redundar em discussões sobre a relação, conflitos, brigas e até mesmo ameaça de ruptura, no caso de namoro ou noivado.
    Finalmente, no finzinho do ano, 27/12, Marte vai estimular o seu setor energético e sexual, mas isso já é conversa para o ano que vem.


8. LILITH

    A Lilith ficará a maior parte do ano no signo de Touro, trazendo para todos os signos situações apertadas, sufocantes, misteriosas e irregulares na vida financeira e na vida amorosa. No amor, as pessoas necessitarão sentir segurança, estabilidade e certeza dos sentimentos do outro no relacionamento, o que as levará a serem um tanto possessivas e controladoras; crises e brigas por ciúmes serão mais comuns do que nunca. Muitos recorrerão à magia para tentar "amarrar" a pessoa amada, o que provavelmente vai conduzir a um recrudescimento da crise. Com a Lilith, quanto mais se luta por controle, menos se consegue. Por isso haverá também muitas traições, amores ocultos e proibidos. Quanto à sexualidade, homens e mulheres desejarão ser sedutores a toda prova, usar o sexo para conquistar e talvez por causa dessa fixação, deverá haver uma predileção por "parafilias" sexuais.
    Nas finanças, algo semelhante, a obsessão consumista tão estimulada pela publicidade tende a tomar conta de todos, de modo geral; muitos se afundarão em dívidas no afã de ter coisas, de ter tudo, de ter a última versão, etc. Os bancos e instituições financeiras lucrarão muito com juros sobre juros. Essa obsessão também se verá na condição física das pessoas, muitos engordarão anormalmente, enquanto que outros emagrecerão exageradamente, ambos por doenças psicossomáticas ligadas às ideias de posse e controle.
   
    Para você, canceriano, a Lilith começa o ano no setor social, podendo trazer aí, de um lado, um clima de sedução e encanto, mas, de outro, intrigas, fofocas, intrigas, maledicências, inveja e até influências de magia. Precisará filtrar muito bem suas relações sociais. A Lilith caminha junto com Júpiter (visto no tópico 3.) até 22/4, ajudando a aumentar a sua popularidade nos círculos que frequentará, bem como nas redes sociais. Inclusive poderá nesses meios surgir uma paquera, mas com Lilith sempre existe perigo, é bom conhecer bem o terreno antes de enveredar por ele.
    Entre 4/2 e 7/4, Plutão perfaz aspecto harmônico com a Lilith, estimulando seus efeitos positivos e inibindo os maléficos, favorecendo especialmente sua vida amorosa. Porém, em 21/6, e até 11/8, Saturno interfere negativamente, mostrando que sua família implicará com sua vida social (ou suas horas na internet), ou que exigências e problemas familiares ou domésticos tomaram muito do seu tempo deixando pouco para o social.
   
    Em 12/9, a Lilith ingressa no seu setor espiritual, incrementando seu interesse natural por assuntos místicos e mágicos, e colaborando com Júpiter (como visto acima) para levá-lo a trilhar a via espiritual em função do autoconhecimento e da obtenção de uma força interior. Lilith simboliza toda a magia, de modo geral, então você terá de detectar se os profissionais e instituições que procurará são realmente do bem, uma vez que Júpiter, que está juntinho com a Lilith, só vai beneficiá-lo, obviamente, em um caminho de luz, ética e amor.
    Devido às muitas facetas desse ponto focal energético no espaço que em Astrologia denominamos de Lilith, durante sua passagem pelo seu setor 12, das coisas ocultas, que vai durar 10 meses, poderá também, em alguns casos, trazer aventuras amorosas e sexuais secretas.
    Em 12/9 e até 14/10, haverá um momento crítico: a Lilith recebe ângulo muito tenso de Netuno. Esse período é perigoso para você mexer com magia ou qualquer coisa esotérica, até ler livros místicos é desaconselhável (exceção para os textos sagrados da sua religião). Mantenha apenas a manutenção de suas proteções. Evite ambientes muito agitados, multidões e até mesmo grandes festas. Evite bebidas.
    Porém, de 17/10 e até 13/11, haverá um período positivo em que você poderá se beneficiar de estudos e práticas místicas, bom para expandir seu conhecimento desses assuntos e excelente para o autoconhecimento. No amor, atrações repentinas, inesperadas, experiências inéditas ou inusitadas.
    Bom ano para você, canceriano!






sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012





1. JÚPITER

    Júpiter começa 2012 ainda ativando seu setor espiritual. Nos próximos meses (até 11/6), você estará enveredando por um caminho de autoconhecimento, ou pela via espiritual, ou pela via psicológica.
    Pela via espiritual, mística ou religiosa, vai se dedicar bastante às atividades e iniciações da linha escolhida, buscando uma participação intensa em um determinado grupo, e sob a orientação de um ou mais mestres. Essas atividades poderão também incluir ações caritativas, de modo que você estará obtendo uma enorme satisfação por poder ajudar efetivamente pessoas ou seres carentes e necessitados por meio de suas ações sociais. O ingresso em novos círculos espirituais ou caritativos lhe trará uma enorme sensação de proteção física e espiritual, e até sua saúde vai melhorar em função disso. Passará por experiências espirituais e religiosas significativas, que muito bem lhe farão. Possivelmente uma iniciação. Como resultado de tudo isso, obterá uma nova sensação de poder interior, sua autoconfiança ficará mais forte e sentirá um intenso sentimento de integração cósmica. É como se, de repente, toda a vida começasse a fazer sentido para você.
    Pela vida psicológica, buscará o autoconhecimento numa terapia, e também gostará de ler psicologia, psicanálise, etc. Dessa forma terá a oportunidade obter mais estabilidade mental e emocional, possibilitando ter uma vida, em todos os assuntos, sem tantos altos e baixos, como sói acontecer aos geminianos.
    Do início do ano até 4/2, Júpiter conta com influência benéfica de Netuno, inclinando mais para a via espiritual e atraindo bênçãos e proteção. Já a partir de 8/2, é Plutão quem beneficia fortemente a Júpiter, trazendo mais intensidade e determinação em sua busca pelas verdades interiores e espirituais. Para isso colaborarão as práticas energéticas que provavelmente você também estará fazendo, como veremos adiante, no tópico 7.
    De 11 a 23/5, seu parceiro amoroso ou amigos próximos poderão questionar suas escolhas e sua grande dedicação aos assuntos e atividades aqui citados. Não se deixe inibir pela dúvida ou crítica dessas pessoas, ainda que caras e você e bem intencionadas, ninguém sabe melhor do que você a importância do processo que se passa no seu interior. Você vai querer se recolher, ou se dedicar às atividades aqui citadas, e os amigos vão insistir em chamá-lo para a diversão. Faça bem suas escolhas.
    Um desafio bem maior, no entanto, ocorrerá no período de 4/6 a 17/7, quando será do nada assaltado por dúvidas quanto a suas vocações e ao que você quer fazer da sua vida, principalmente no âmbito da carreira profissional. Isso poderá levar a um questionamento de todo o trabalho de autoconhecimento, e até mesmo levar você a desistir da via escolhida e das práticas adotadas. Tente não se deixar abater, realmente o momento será de tomada de consciência inclusive da vocação profissional; porém o trabalho realizado até aqui não pode ser jogado fora. Compute o bem que ele fez a você e não rompa com ele, mesmo que tenha de interrompê-lo temporariamente devido aos novos impulsos dos quais trataremos a seguir.

    Em 12/6, Dia dos Namorados, Júpiter ingressa no seu signo, Gêmeos, fato que só acontece a cada 12 anos e que vai durar um ano!
    Júpiter em Gêmeos espalha ou dissemina a sabedoria para todos, porque está exilado, é como se os mestres saíssem das universidades e resolvessem ensinar no meio das ruas; é como se os gurus saíssem dos templos e viessem pregar em praça pública. Claro que isso gera confusão. Por isso, é preciso ter disciplina e planejamento para que esses novos conhecimentos possam ser assimilados corretamente.
    No mundo, haverá renovação e expansão da educação, das comunicações e também dos meios de transporte. A fantástica disposição de informações que temos hoje será ainda acelerada! O intercâmbio cultural também, todos os seres humanos, praticamente, ficarão conectados numa grande algaravia global. Porém, a superficialidade das informações trocadas, os boatos e a desinformação proposital serão o inimigo a se combater. Todos vão querer estar atualizados, e essa curiosidade muitas vezes se perderá na ilusão da casa dos espelhos e enveredará por extremos: delírios conspiracionistas, pânicos apocalípticos, arrebatamentos fundamentalistas, cooptações satânicas ou o simples e vulgar entorpecimento pela saturada exposição às mídias. Mídias que serão onipresentes.
    Devido a isso e também à melhoria nos transportes, longe e perto se confundirão, estaremos mais próximos de alguém em outra cidade, país ou continente que do vizinho ao lado. Conversas, consultas, cursos, conferências e debates à distância serão cada vez mais comuns. A mania de se ter centenas de amigos recrudescerá, e as relações também tenderão a se superficializar.
    No amor, a instituição conhecida como "ficar" será cada vez mais cultivada, inclusive para várias idades e até para as mulheres. A homo e a bissexualidade serão cada vez mais comuns e aceitas, os armários servirão só para as roupas mesmo.
    Concluindo e resumindo. No plano do conhecimento: multiplicidade rasa, sem direção e muitas vezes equivocada. Teremos de ter uma bússola, um norte e um ideal para não nos perdermos.
    No plano das relações humanas, quantidade e variedade muito mais que qualidade e compromisso. Precisaremos procurar entender a verdadeira serventia dos relacionamentos humanos, sejam de amizade ou amorosos.

    Para os geminianos, Júpiter vai expandir a vida em todos os sentidos. Um forte impulso interior de crescimento tomará conta de você. Primeiro, socialmente: vai querer conhecer mais e mais pessoas, seja na rua, no bar, na escola, na igreja ou nas redes sociais. Segundo, cultural e intelectualmente: você vai querer ler muito, fazer cursos, cursar faculdade, aprender línguas e também viajar muito, preferencialmente para o exterior. Terceiro, materialmente: Júpiter vai instilar em você o desejo de enriquecer. Claro que para estudar ou viajar vai precisar de dinheiro. Isso poderá lançá-lo em algum negócio mágico, piramidal, que lhe dê fortuna rapidamente, portanto, cuidado para não se envolver em engodos. Consumismo exagerado pode acontecer também.
    Porém, com Júpiter em seu signo solar, se por alguma razão você não estiver conseguindo realizar uma das expansões acima, esse impulso poderá somatizar e então você tenderá a engordar, ou a beber. Por isso, concentre-se e persista em algum daqueles crescimentos e fuja da mesa e do copo.

    De 7/7 a 7/8, Júpiter recebe influência benéfica de Urano, que vai acentuar os impulsos citados acima, agregando um sentido de pressa e urgência a esses desejos, mas também trará muitas chances de realizá-los, os contatos, indicações e oportunidades surgirão magicamente na sua frente. Aproveite!
    Quase no mesmo período (10 a 28/7), Júpiter sofrerá tensão vinda de Plutão: o impulso para crescer poderá ser tanto que acabe desequilibrando sua energia mental, gerando estafa. Poderá se envolver em gastos desmesurados e fazer dívidas (como foi falado acima) ou ainda lançar-se obsessivamente em aventuras sexuais.
    Em 6/10, Júpiter retrograda, fazendo com que esse afã de crescimento não exatamente diminua, mas fique um pouco mais contido e você então vai reavaliar escolhas e caminhos, descartar alguns projetos e até mesmo deixar outros pela metade. Júpiter só andará para a frente novamente em 31/1/13, quando o impulso por crescimento se renovará.
    A tensão vinda de Plutão, descrita dois parágrafos acima, retornará em 9/12 e ficará até o fim do ano.

2. LILITH

    A Lilith ficará a maior parte do ano no signo de Touro, trazendo para todos os signos situações apertadas, sufocantes, misteriosas e irregulares na vida financeira e na vida amorosa. No amor, as pessoas necessitarão sentir segurança, estabilidade e certeza dos sentimentos do outro no relacionamento, o que as levará a serem um tanto possessivas e controladoras; crises e brigas por ciúmes serão mais comuns do que nunca. Muitos recorrerão à magia para tentar "amarrar" a pessoa amada, o que provavelmente vai conduzir a um recrudescimento da crise. Com a Lilith, quanto mais se luta por controle, menos se consegue. Por isso haverá também muitas traições, amores ocultos e proibidos. Quanto à sexualidade, homens e mulheres desejarão ser sedutores a toda prova, usar o sexo para conquistar e talvez por causa dessa fixação, deverá haver uma predileção por "parafilias" sexuais.
    Nas finanças, algo semelhante, a obsessão consumista tão estimulada pela publicidade tende a tomar conta de todos, de modo geral; muitos se afundarão em dívidas no afã de ter coisas, de ter tudo, de ter a última versão, etc. Os bancos e instituições financeiras lucrarão muito com juros sobre juros. Essa obsessão também se verá na condição física das pessoas, muitos engordarão anormalmente, enquanto que outros emagrecerão exageradamente, ambos por doenças psicossomáticas ligadas às ideias de posse e controle.
   
    Para você, geminiano, a Lilith começa o ano no setor espiritual, incrementando seu interesse natural por assuntos místicos e mágicos, e colaborando com Júpiter (como visto acima) para levá-lo a trilhar a via espiritual em função do autoconhecimento e da obtenção de uma força interior. Lilith simboliza toda a magia, de modo geral, então você terá de detectar se os profissionais e instituições que procurará são realmente do bem, uma vez que Júpiter, que está juntinho com a Lilith, só vai beneficiá-lo, obviamente, em um caminho de luz, ética e amor.
   
    Devido às muitas facetas desse ponto focal energético no espaço que em Astrologia denominamos de Lilith, durante sua passagem pelo seu setor 12, das coisas ocultas, que vai até 11/9, poderá também, em alguns casos, trazer aventuras amorosas e sexuais secretas.
   
    Entre 4/2 e 7/4, a Lilith receberá influência positiva de Plutão (que, em algumas mitologias, é seu marido), então seus efeitos negativos diminuem e os positivos ficam revigorados. O risco maior no período é o de "contrair" uma paixão um tanto obsessiva, como citado acima.
    O período de 21/6 a 7/4 é quando probleminhas poderão surgir em sua busca espiritual, oriundos dos seus vários compromissos com o parceiro amoroso e os muitos amigos. Você vai querer ir meditar ou participar de um encontro espiritual e os amigos estarão fazendo pressão para que você vá se divertir com eles. Você vai tentar conciliar as coisas, mas não vai dar certo; então, faça seu cronograma com vistas às suas necessidades e objetivos e não ceda às tentações.

    Finalmente, em 12/9, a Lilith ingressa no seu signo solar: Gêmeos. O principal efeito desse trânsito é que subitamente seu poder de atração e de sedução vai aumentar muito! Sua voz e seus gestos, suas palavras e sua linguagem não-verbal, tudo estará exalando uma provocativa e ao mesmo tempo ingênua sensualidade. Você vai se sentir remoçando. Obterá mais prazer de todas as coisas: conversas, música, dança, toques, imagens, leitura e sexo, claro. Poderá até desenvolver uma compulsão temporária por alguma ou algumas dessas atividades. Desenvolverá um gosto especial pelo erotismo, e se tornará sensível a ponto de captar a eroticidade de muitas formas, em muitas coisas.
    Mais que tudo, porém, os aspectos místicos da Lilith ganharão força, haverá uma predileção pelo poder da palavra (escrita ou falada) e do pensamento: gostará de orações, leitura de textos sagrados, mantras, exercícios escritos e falados de reprogramação mental e rituais; e vai se envolver também com o poder dos símbolos, vindo a gostar do Tarô, por exemplo.
    Se por alguma razão for reprimida, a energia dessa Lilith poderá somatizar em tensão ou problemas nos ombros, braços, mãos e cordas vocais (quando sua energia não estiver boa, sua voz mudará).

    Em 12/9 e até 14/10, haverá um momento crítico: a Lilith recebe ângulo muito tenso de Netuno. Esse período é perigoso para você mexer com magia ou qualquer coisa esotérica, até ler livros místicos é desaconselhável (exceção para os textos sagrados da sua religião). Mantenha apenas a manutenção de suas proteções. Evite ambientes muito agitados, multidões e até mesmo grandes festas (difícil isso para um geminiano!). Evite bebidas.
    Porém, de 17/10 e até 13/11, haverá um período positivo em que você poderá se beneficiar de estudos e práticas místicas, bom para expandir seu conhecimento desses assuntos e excelente para o autoconhecimento. No amor, atrações repentinas, inesperadas, experiências inéditas ou inusitadas.

3. MERCÚRIO

    Seu regente, Mercúrio, começa 2012, no setor energético, estimulando as ações que Plutão faz ali, como veremos adiante no tópico 7.
     Em 28/1, prevalecerão os assuntos intelectuais, estudos e pesquisas, caso não viaje, caso esteja viajando se regozijará ao conhecer novas culturas e personagens. De 11 a 17/2, junta-se a Netuno, focando agora os assuntos místicos e os profissionais, você vai desejar encontrar um sentido maior para a sua atividade profissional, ou mesmo poderá cogitar de mudar de profissão. Veremos isso em detalhes no tópico 6. De qualquer maneira, a partir de 15/2 o foco das suas preocupações estará na vida profissional. Algumas mudanças poderão ser feitas, haverá muitas reuniões e conversas e você se sentirá um tanto pressionado. Aproveite para anotar todas as suas ideias úteis para o trabalho, para desenvolver depois, mas expresse somente aquelas das quais esteja absolutamente seguro.
    Em 1/3, Mercúrio se juntará a Urano (que veremos abaixo) no processo de transformação das suas escolhas sociais, dos círculos que você vai frequentar, justamente por mudanças de objetivos de vida. No período, fará muitos, mas muitos mesmo, novos contatos. Sua agenda estará lotada! Em meio a isso, no processo de renovação, “antigos” amigos e conhecidos poderão se queixar e fazer críticas. Tente ser delicado e permaneça firme em suas escolhas.
    Em 13/3, Mercúrio retrogradará, isto é, andará pra trás, simbolizando um momento propício para revisar suas últimas escolhas, organizar e limpar suas agendas e colocar contatos em dia. Em 24/3, o foco da sua preocupação novamente volta para as coisas da carreira profissional. Após 5/4, seu regente anda de novo pra frente, sendo mais fácil então tomar decisões profissionais.
    Em 17/4, volta a cuidar dos processos sociais, amizades e planejamento de suas metas. Em 10/5 começam duas semanas de descanso e reflexão (necessárias após tantas conversas e novas amizades...). Mercúrio se junta a Júpiter e à Lilith focando a mente e a concentração na busca do autoconhecimento, como foi descrito acima.
    Finalmente, em 25/5, Mercúrio regressa a casa, domiciliando-se em Gêmeos e ficando no centro da sua vida, será então a hora de tomar muitas decisões sobre mudanças em quatro áreas importantes da vida. Primeiro, você mesmo: sua aparência e sua identidade. Segundo, a relação amorosa... Como quase sempre acontece, geminiano, esse será mais um daqueles momentos em que você se vê obrigado a escolher entre duas pessoas. Eu entendo que você ama as duas pessoas, mas uma hora vai dar chabú... pense bem! As outras áreas da vida em que terá de fazer escolhas são a doméstica e a profissional.
    Bem, em 8/6, Mercúrio vai cuidar das suas finanças por três semanas, faça muitas contas, organize bem seus cálculos, compras e pagamentos! E faça escolhas também. Depois de 27/6, o assunto em foco serão novamente os contatos sociais, atualize tudo: celular, computador, redes sociais, etc. Cuide também da documentação em geral, especialmente do carro.
    Em 16/7, Mercúrio novamente anda pra trás, então esses processos tendem a sofrer atrasos e erros, e você tende a perder a paciência, que já lhe é pequena. Só em 9/8 volta ao movimento direto e as coisas começam a caminhar fluentemente.
    Em 2/9, Mercúrio visita seu outro domicílio, Virgem, chamando sua atenção para a casa e a família, hora de ter conversas importantes e também de organizar a casa. Em 17/9 ingressa no setor do lazer: encontros com amigos, (novos) namoros, passeios ao ar livre, é hora de desfrutar a vida. Sua criatividade está em alta, se pratica alguma arte (escrever, desenhar, pintar, fotografar), aproveite a boa fase. De 2 a 9/10, se juntará a Saturno, que busca concretizar coisas no amor (ou na arte), como veremos no próximo tópico. Suas preocupações e pensamentos se voltarão para esses assuntos nesses dias.
    Após 6/10, hora de trabalhar! Contatos, conversas e reuniões de trabalho, buscar soluções para problemas na rotina profissional, organizar tudo novamente. Não se meta em fofocas e intrigas! Cuide da saúde, evite alimentos picantes, carne vermelha, químicas e temperos fortes, ou seu intestino poderá se ressentir.         Finalmente, em 30/10, Mercúrio se exila em Sagitário, concentrando-se nas coisas do amor, que caminham bem até 8/11, quando surgem discussões e mal-entendidos, e até mesmo ameaças de ruptura. Em 15/11, Dia da República, ressurge a necessidade de se preocupar com coisas do dia-a-dia profissional: a volta do feriado será tensa. Só em 28/11 as coisas começam a se resolver.
    Em 12/12, volta a cuidar da vida amorosa, novas conversas, mas dessa vez bem sucedidas, e termina o ano aí.

4. SATURNO

    Saturno começa o ano em Libra, onde fica até 5/10. A passagem de Saturno em Libra, para toda a humanidade, significa a necessidade urgente de reformar a maneira como os relacionamentos amorosos estão acontecendo. Devido às mudanças sociais, culturais e morais que vem ocorrendo nas últimas décadas, são necessárias uma nova consciência e uma nova responsabilidade nesse âmbito. A forma geral do casamento que vem de dois mil anos atrás, no ocidente, não parece mais atender às necessidades de mulheres e de homens. Mudanças “recentes” (em relação a dois milênios) trouxeram muita confusão. A instituição do divórcio, a emancipação feminina, a revolução sexual, a aceitação da homossexualidade e a liberdade conquistada pelos jovens são algumas dessas mudanças. É notório que quase não existe mais a sequência namorar, noivar, casar que antes era tão natural. Hoje existe o “ficar”, e o “ficar” pode ser múltiplo. E não só os adolescentes ficam: as gerações mais velhas, especialmente os homens, gostaram dessa história de “ficar”, e hoje tem muita gente até da terceira idade “ficando”...
    Antigamente, o casamento era realmente “até que a morte os separe”, mas atualmente isso não existe mais. E aqui cabe uma explicação espiritualista: devido a um grande número de pessoas estarem encarnadas, o fato da Terra estar superpovoada, as experiências cármicas duram quatro, sete ou doze anos no máximo. Por isso hoje é absolutamente normal uma pessoa ter dois ou três casamentos. Uma relação que dura até a morte pode acontecer, claro, mas dificilmente será a primeira da vida. E perante tudo isso, um grande número de homens e mulheres ainda vive na ilusão e não aceita essas verdades. Por isso vemos homens cuja mulher o deixa, e ele não aceita que ela tenha outro homem, chegando muitas vezes à violência. Por isso vemos mulheres que não se conformam com o fim de um relacionamento, como se fosse uma questão de honra, e apelam obsessivamente para todo tipo de tentativa de reconquistar o parceiro, até mesmo para a magia negra (quando se afundam mais e mais...).
    Enfim, Saturno em Libra traz a consciência de que os relacionamentos não servem apenas para se obter sexo e prestígio, senhores, e nem para se obter companhia e atenção, senhoras. Um relacionamento afetivo precisa existir em todos os planos da vida e ter a participação de todas as funções psicológicas: sexo, vontade, emoção, afeto, razão, intuição e espiritualidade. Notem que são sete funções, e Libra é o sétimo signo, não por acaso. No mapa astral, o setor dos relacionamentos é o sétimo. Um relacionamento amoroso existe para proporcionar a ambos os parceiros a oportunidade de crescer psicológica e espiritualmente, por isso dizemos que as relações são cármicas. Mas carma não significa castigo, e sim aprendizado. Libra é balança, equilíbrio, justiça, igualdade, amizade, fraternidade e compromisso. Não existe relacionamento saudável sem essas qualidades. Este é o sentido do comprometimento: comprometer-se consigo mesmo e com o ser amado a participar dessa jornada de crescimento psicológico e espiritual a dois. Que também incluirá, naturalmente, o crescimento material a dois, o crescimento intelectual a dois, o crescimento familiar a dois, e assim por diante, abrangendo todos os aspectos da vida sem, no entanto, coibir a liberdade de cada parceiro. Isto é, se seu homem gosta de jogar futebol aos sábados, mulher, você não precisa ir jogar com ele, ou ficar lá assistindo sem muita vontade, e nem ele precisa deixar de jogar bola, como você, no íntimo, adoraria...
    O que quero dizer é que não funciona evolutivamente um relacionamento no qual o casal se encontra duas vezes por semana para transar e só. Não funciona, mas eu conheço diversos que são assim, e que duram meses ou anos... As pessoas, especialmente as mulheres, precisam perder a esperança. Como digo, quem espera sempre cansa! Esperar que o parceiro vá melhorar com o tempo... Não vai! O relacionamento, desde o primeiro encontro, tem quatro meses para se estabelecer como namoro. Quatro meses, não mais; é tempo suficiente para se fazer as adaptações e ajustes necessários na sua vida se você estiver realmente disposto a ter um relacionamento de verdade. Veja bem, considero muito positiva a experiência do “ficar”, porque permite que o jovem conheça e faça um “test-drive” com vários outros jovens, sem compromisso e com segurança (espera-se!) até encontrar uma pessoa compatível. Note que eu usei a palavra “jovem”. Você, mulher de trinta, que quer ainda ter dois filhos, não tem tempo para “ficar”! E se o gajo estiver enrolando, caia fora! Quatro meses para firmar o namoro, conhecer amigos e familiares de ambos, viajarem passando uma semana inteira juntinhos pra sentir o baque do espelho do banheiro de manhã; e um ano aproximadamente para planejarem a vida em comum. Porque Saturno é razão e Libra é sentimento: então razão sobre os sentimentos, se você quiser um relacionamento estável e que apóie seus objetivos de vida, precisa colocar a razão em primeiro lugar. Precisa ser responsável!

    Portanto, Saturno fica quase todo o ano de 2012 no setor do namoro e das atividades criativas dos geminianos. A lição e a missão que você está recebendo com essa passagem, que já dura um ano e meio, é de prestigiar, equilibrar e dignificar o relacionamento amoroso. O verdadeiro relacionamento amoroso, aquele que consegue vivenciar todos os seus potenciais, não pode ser “ficar”, nem ficar aqui com um e acolá com outro, nem ficar indo e vindo, nem manipular o outro (ou se deixar manipular) por uma expectativa infindável do tipo “vai ou não vai dar certo”.
    O que para Saturno em Libra (atualmente na casa do namoro dos geminianos) é um verdadeiro relacionamento é uma relação amorosa (baseada em amor) completa, estável e durável. Defino “completa”: que é formada de amizade, emoção, sexo e sentimento. Defino “estável”: que é continuada, que não tem pausas, que segue uma frequência regular de encontros. Defino “durável”: que dure tempo suficiente para esgotar todos os seus potenciais de crescimento e evolução psicológica e espiritual para ambos os parceiros – afinal é pra isso que serve um relacionamento!
    E por favor, meninas: “durável” não quer dizer aquela bobagem de até que a morte os separe, nada dura pra sempre (no cinema dura né, mas repare que o filme acaba!). Por falar nisso, como estamos falando em casa 5, falamos de namoro, mas aqui tanto faz ser um namoro “sério”, um noivado, morar juntos ou mesmo serem casados “no papel”: o que importa aqui é o comprometimento de cada qual dos dois parceiros (é bom repetir: “dos dois”) para que o relacionamento siga seu curso e atinja seus objetivos.
    Como este é também o setor das crianças, é claro que um destes objetivos é justamente ter filhos, para o quê, evidentemente, é adequado assumir um relacionamento estável e durável. Mas o objetivo também pode ser investir em um imóvel.
   
    Do início do ano até 3/4, Saturno recebe influência positiva de Netuno, aumentando a intensidade e a seriedade dos sentimentos no relacionamento. Ficará mais fácil até para um geminiano, poder conceber um relacionamento de longa duração, com comprometimento e com objetivos comuns a serem perseguidos.
    Em 9/2, o planeta passa a andar de marcha à ré, fazendo com que os medos e receios em se comprometer com uma relação séria voltem a assombrar os indecisos geminianos. Aproveite esse período para encarar esses fantasmas de frente, olhe para eles do alto de sua inteligência e capacidade de adaptação, e verá que são bem menos assustadores do que parece a princípio. Em 26/6, Saturno volta a avançar, e seus planos com o parceiro amoroso também.
    De 3/9 a 19/11 a influência de Netuno, descrita dois parágrafos acima, volta a atuar.
   
    Em 6/10, Saturno ingressa em Escorpião, e o mundo fica meio paranóico, preocupado com ameaças sociais, tanto econômicas como políticas (ou mais exatamente militares), medos muitas vezes irracionais, que criam um clima coletivo pesado, fazendo crescer o interesse pelas coisas ocultas (temas de ocultismo, profecias e de terror), pelo poder e pela corrupção, enfatizando o denuncismo e beirando o conspiracionismo. Porém, descontando-se os exageros, nessas épocas realmente acontecem coisas marcantes. Crises econômicas sérias em alguns países, já que Saturno é o veto, a impossibilidade, e Escorpião é o desejo, o poder aquisitivo; haverá recessão, corte de créditos, choques econômicos, contenção de dívidas e maior custo do dinheiro. As crises cooperarão para que haja mudanças em regimes fechados e militaristas, mas também a exploração econômica de massas beirando o trabalho escravo (como temos na China hoje), formação e consolidação de blocos econômicos e a intervenção militar das grandes potências para "policiar" o mundo. Os controles de fronteira para "manter à distância" populações mais carentes se tornarão mais rigorosos e eficientes.
    Na vida das pessoas, haverá mais interesse (ou necessidade) de se envolver em recursos corporativos, finanças conjuntas, cooperativas, compras coletivas e seguros. Os impostos terão um controle muito maior, tornando-se quase impossível a sonegação. A economia informal tende a ser absorvida pelo sistema econômico devido a novas e rígidas leis financeiras de que ninguém vai conseguir se furtar. Cada pessoa será menos "dono" do seu dinheiro, pois terá menos poder sobre ele, menos liberdade para utilizá-lo. O dinheiro em si será cada vez mais um conceito (uma cifra em uma memória de computador) do que algo palpável. Porém, isso não inibirá o crescimento do crime organizado, que ficará mais organizado e violento.
     As grandes corporações financeiras tendem a consolidar ainda mais o seu domínio sobre a economia mundial, e toda a riqueza do planeta será concentrada em poucos grupos. A publicidade, em especial a institucional, tende a ganhar ainda mais espaço e tempo nas mídias e também na paisagem urbana, ainda que às vezes de maneira simbólica (disfarçada). Técnicas de controle mental (como mensagens subliminares) serão ainda mais utilizadas.
    De modo resumido, por meio dos poderes econômico, policial, judiciário e militar (todos de Escorpião), as grandes corporações ou estados totalitários (Saturno) vão aumentar seu controle sobre o poder a riqueza do mundo. Nessa mesma época, estará havendo uma recepção mútua, porque Plutão (regente de Escorpião) transita em Capricórnio (regido por Saturno), o que confirma e corrobora essa previsão.
    O mundo do trabalho tende a se tornar mais rígido, competitivo e exigente e as pessoas que trabalham em empresas tenderão, imperceptivelmente a assumir essas características, tornando-se enérgicas, pragmáticas e determinadas, mas também duras, frias e egoístas. Haverá menos emoção e menos paixão, exceto para os que trabalham de maneira autônoma ou semi-autônoma. A intensidade desse rígido controle emocional poderá somatizar nos sistemas sexual e excretor dessas pessoas. Culturalmente, esse quadro vai fazer prevalecer o cinismo, o sarcasmo, o deboche e o humor-negro. Seriados com temas de vampirismo e ETs continuarão em ascensão franca.
    Finalmente, dado que Escorpião rege a sexualidade (não o sexo como prazer e diversão, que é associado aos signos de fogo, mormente a Leão, mas o sexo como fator de união cúmplice, intimidade e equilíbrio energético) tenderá a haver um extremismo cheio de contradições na cultura sexual humana. De um lado, uma superliberação do sexo-prazer, para todos os gostos, sexualidades e fantasias, de modo a manter as pessoas entretidas e felizes. Por outro lado, haverá repressões pontuais, específicas ou em territórios restritos, de modo a conservar a aura mística que a condição de pecado, coisa proibido e tabu dá ao sexo (valorizando-o assim tanto como mercadoria de consumo como de troca). Como se viu recentemente, mulheres reprimidas ao amamentar em público, ao lado da precoce sensualização de meninas pela mídia, e depois manchetes sobre pedofilia, e por aí vai, sempre se rezando pela cartilha do cinismo e da hipocrisia.
    Visto que Escorpião rege o psiquismo, coisa semelhante deve acontecer com as drogas: estimulação indireta ao uso pela mídia e repressão ostensiva das mesmas. Repressão às atividades esotéricas também deve acontecer, ao mesmo tempo em que sua simbologia é cada vez mais disseminada pela mídia visando a confusão dos valores e, em alguns casos, à propagação de valores antagônicos ao Bem.

    Portanto, em 6/10, finalmente, Saturno ingressa no setor do dia-a-dia profissional e doméstico de Gêmeos, onde permanecerá por 2 anos e meio durante os quais o principal foco, o principal assunto em toda a sua vida será o trabalho. Representa uma época de grande atividade e muitas responsabilidades no trabalho, muitas solicitações, e talvez acúmulo de tarefas. Pode-se dizer que você vai trabalhar por dois. Esse trânsito geralmente acontece quando alguém ingressa em um emprego novo, no qual vai precisar mostrar serviço por um bom tempo até conseguir uma promoção. Pode significar também que aquela promoção há muito esperada no seu emprego atual finalmente será obtida, porém, com ela virão mais trabalho e responsabilidades.
    Em outros casos, esse trânsito indica alguém que se casa ou vai morar só, e trabalha, então durante esse período, de qualquer maneira, terá de enfrentar uma jornada dupla. Uma vez que esse setor refere-se tanto às atividades no local de trabalho, como as atividades e responsabilidades domésticas. Incluindo os cuidados com crianças, uma vez que Saturno acaba de vir do setor dos filhos.
   
    O período de 2/11 a 1/12 poderá trazer surpresas um tanto desagradáveis relacionadas a suas metas de vida, isto é, você vai descobrir que para atingi-las, terá de trabalhar muito, indo ao encontro daquilo que dizíamos acima. Certamente amigos e círculos que você frequentava mais vão se queixar da sua ausência.
    De 14/11 e até o fim do ano, Saturno receberá leve influência benéfica de Plutão, indicando que você está cheio de energia, vontade e determinação para encarar os novos desafios citados acima, e vai ter sucesso em fazê-lo.

5. URANO

    Urano em Áries está trazendo à Humanidade uma transformação e reestruturação social e política, com mudanças radicais e abruptas, na forma de revoluções pontuais. O discurso que as move, e as move tecnologicamente por celulares e redes sociais (Urano), é de caráter humanitário: direitos humanos, liberdades individuais, direito de voto, direito à liberdade religiosa (particularmente à liberdade de ser não-religioso), direitos de opção sexual e direitos das minorias em geral. Essas liberdades individuais específicas ganharão notória promoção e serão obtidas com surpreendente velocidade, notavelmente as das crianças e jovens, a liberdade sexual e a liberdade de expressão. Por outro lado, a tecnologia dos estados e das empresas, instâncias que cada vez mais se confundem e se equiparam, obterá controle e registro sobre cada ato de cada indivíduo. Então o que veremos é um aumento de certas liberdades individuais e, ao mesmo tempo, uma grande perda de privacidade. Em outras palavras: "você pode ser o que quiser e pensar o que quiser, desde que seja e pense como todo mundo", ou seja, a filosofia do "politicamente correto". Urano em Áries traz o começo da prevalência da massa Humanidade sobre o indivíduo Humano. As diferenças deixam de existir: isso é bom? Teremos de refletir sobre nossas escolhas. Utilizamos a tecnologia ou a tecnologia nos utiliza? Quero ser aceito por todos ou quero me aceitar como sou?
    Aparentemente, essa luta pela liberdade social segue os ideais aquarianos (Urano rege Aquário) de igualdade, fraternidade e liberdade. Mas muitos enxergam por trás disso a tentativa de implantação de um governo mundial, global e totalitário. Como sabemos, Urano regeu na História os movimentos totalitaristas, como aqueles que resultaram na União Soviética e seus satélites (Aquário). Enquanto que Áries remete ao poder absoluto e invencível, propugnado no mito nazista da "raça ariana" pretensamente superior.
    Já há algum tempo que nosso número individual num grande cadastro nacional (no Brasil, RG e CPF; nos EUA, nº do Seguro Social) é mais importante que nosso nome de família. O retrato da vida de uma pessoa já pode ser localizado em um único site na internet (Facebook), pelo menos para 1/7 da população mundial. Com Urano em Áries caminhamos para ser indivíduos indistintos, equalizados (mas não iguais) e uniformizados (ideologicamente) fazendo parte de uma grande população entrelaçada em redes. Foi o que previu Marilyn Fergusson, no livro "A Conspiração Aquariana" de 1980. Redes, como as redes sociais, em que os laços são horizontais e bidimensionais; ao contrário da estrutura orgânica e tridimensional que tínhamos antes: a organização em família, bairro, cidade e país.
    Em função dessa perda de identidade orgânica, perde-se o sentimento de pertencimento, o que levará a maioria a "identificar-se" com modismos, tribos, clubes, religiões fundamentalistas ou então a buscarem popularidade, ainda que momentânea e virtual (ter muitos amigos nas redes, por ex.). Uma minoria, porém, desenvolverá o gosto pela franqueza, verdade e transparência, resultando em um denuncismo generalizado, e em ações pontuais, anônimas, virtuais, como invasões ou disseminação de segredos por hackers. Isso poderá resultar numa guerra tecnológica a ser travada por meio de algoritmos de informática dentro da rede de computadores, como já se vê (Wikileaks, Anonymous).
    Outros, ainda, optarão por ações radicais que podem redundar em grandes reviravoltas, situações imprevistas, explosivas e intempestivas, com risco eminente de violência: fanatismo, rebeldia, revoluções, anarquismo, rebeliões e greves deverão acontecer principalmente contra governos, grandes corporações, igrejas e as instituições que os representam. Mas também há o risco de ações extremistas (bombas, incêndios, sabotagens) cometidas por indivíduos, sejam loucos, títeres manipulados remotamente ou ambos (como já estamos vendo acontecer).

    No plano planetário teremos a sequência de acidentes naturais mais ou menos com a mesma intensidade. Áries rege o ferro, que forma o núcleo líquido da Terra, cujo giro forma nosso campo magnético. Urano vai aumentar as alterações desse giro, podendo gerar anomalias no magnetismo terrestre, alguns esperam a inversão dos pólos, mas não posso afirmar isso. De qualquer forma, esse desequilíbrio do "balanço" deste grande pião que é nosso planeta, acelerará as erupções vulcânicas, terremotos e, consequentemente, o risco de tsunamis, bem como aumento dos temporais, tempestades, raios e ventanias súbitas, tornados e furacões. O desequilíbrio térmico também ficará mais extremo, aquecimento de modo geral, ondas incomuns de calor aqui, ondas incomuns de frio ali, e assim por diante.
    Frente a todos esses desafios ambientais, a tecnologia humana vai ter de encontrar soluções. Embora inicialmente, erros serão cometidos, devido à urgência das situações críticas, é consenso dos astrólogos que a criação, afinal, se sobrepujará à destruição. Urano em Áries inaugura uma nova onda tecnológica muito avançada, e muito rápida, especialmente em eletrônica, nanotecnologia, robótica e comunicações. Também notadamente nas áreas policial e militar. Surgirão muitas invenções e grandes descobertas científicas, também na neurologia (Áries corresponde à cabeça). Passaremos a usar outras fontes de energia alternativas, que ainda não utilizamos, a não ser experimentalmente e também outras que a ciência ainda nem conhece. Acredito que haverá muito progresso na física em relação a certos mistérios clássicos como a natureza da energia, da luz, da matéria e da gravidade. Áries também simboliza a vida e Urano, o extraordinário e o cósmico; o ser humano entrará em contato com outras dimensões existenciais tanto na Terra como fora dela.
   
    No âmbito dos relacionamentos, Urano em Áries está criando uma nova forma de seduzir: "eu te seduzo com minha liberdade". Só haverá relações duráveis se houver liberdade para que a essência da individualidade e da privacidade de cada parceiro seja preservada, pois na atual época o indivíduo passa a ser - para o bem ou para o mal - a célula-mater da sociedade, que até então era a família. Para o mal, porque os valores familiares: autoridade, respeito aos mais velhos, união, cooperação, aos poucos vai caindo por terra. Exemplos disso são crianças (Áries) que se "divorciam" (Urano) dos pais, ou que denunciam o pai ou a mãe por maus-tratos ou restrição da liberdade. Enfim, os direitos individuais falam mais alto que os direitos paternos. Agora, o novo pai que protege (Áries), garantindo os direitos humanos, é o Grande Irmão que a tudo vê e monitora com seus olhos e controles tecnológicos (Urano). Mas relacionamento com liberdade precisa de confiança e comprometimento, que só poderá surgir da espontaneidade, do despojamento das máscaras (Urano em Áries). "Eu te confesso que sou como sou e assim te seduzo".    
    Enfim, Urano em Áries é o ciclo inicial de um novo grande ciclo e, como tal, traz mais perguntas que respostas. As respostas dependerão de nós.

    Portanto, para Gêmeos, Urano inicia o ano no setor social, trazendo a você um enorme carisma, advindo do seu idealismo, para atrair muitas pessoas em torno desses ideais. Vale notar que essa passagem de Urano pelo setor terá a duração de mais 6 anos, sendo que por todo esse período você exercerá essa liderança envolvente, aglutinando grandes grupos em torno de seus objetivos. A vida social será agitada, mudará muito de círculos, sempre à procura dos contatos mais interessantes para o atingimento de suas metas pessoais de longo prazo.
    Em 24/3 e até o fim do ano, Urano receberá aspecto fortemente tenso de Plutão, o que pode ter várias implicações. Você tenderá ao nervosismo, devido a uma grande concentração de energia mental. Esse excesso de energia vem dos efeitos de Plutão no setor energético, do qual trataremos mais adiante, no tópico 7. Esse nervosismo à flor da pele poderá levá-lo a falar coisas precipitadamente, ofendendo pessoas, criticar, discutir em voz alta e não se descarta a possibilidade de agredir ou ser agredido verbalmente (ou não) por alguém. Isso pode acontecer em um dos muitos círculos sociais que estará frequentando, incluindo as redes sociais.
    Outra possibilidade ainda desse aspecto, é que essa tensão pode fluir para a libido, provocando uma busca frenética de sexo, o que poderá resultar em aventuras interessantes, porém, com risco de exposição pública, escândalos e coisas assim. Seja cuidadoso.
    No período de exatos 5 meses que vai de 14/7 a 15/12, esse frenesi social se acalma um pouco, será quando você apenas deixará as coisas acontecerem e selecionará os novos contatos e amigos de acordo com o que eles apresentarem de efetivo para suas metas comuns. A partir de 11/12, tudo se acelerará novamente.

6. NETUNO

    Netuno começa 2012 no setor intelectual dos geminianos, continuando a estimular seu idealismo e sua fome de conhecimentos místicos, esotéricos, filosóficos e religiosos. Em alguns casos, conforme sua orientação intelectual, algumas ciências ligadas à química e medicina, ou relacionadas a água em geral. Em outros casos, estimulará o aprendizado e a produção artística. Isso tudo já vem acontecendo nos últimos anos.
    Porém, em 4/2, Netuno ingressa em Peixes, que é o signo que rege, ficando portanto domiciliado e muito mais forte. No astral de 2012, esse é o trânsito mais importante para a Humanidade como um todo, porque o ingresso definitivo de Netuno em Peixes, signo que ele rege, marcará o início de uma nova consciência espiritual coletiva. Esse trânsito durará 14 anos. Acredita-se que durante essa época, e especialmente neste ano, o ser humano tomará consciência de outras dimensões da existência. Verdades como a existência da alma, a natureza de Deus e dos deuses e anjos, a consciência de que animais e plantas também são seres sencientes, com um tipo de alma e, portanto, com direitos. A constatação de que a vida não existe apenas neste planeta, mas se dissemina pelo Universo afora. Todos ou alguns desses conhecimentos serão revelados. A arrogância do ser humano que não concebe vida fora do seu planetinha, e nem vê alma e sensibilidade nas outras infinitas espécies deste planeta, vai, literalmente, por água abaixo.
    A arrogância da Ciência oficial, racionalista, que se considera a única detentora da verdade igualmente será desmacarada. Muitas coisas acontecerão nos próximos 14 anos, e algumas delas já neste ano, é difícil prever porque Netuno em Peixes só acontece a cada 168 anos, aproximadamente, e é claro que a cada vez encontra uma Humanidade com diferentes necessidades. Neste momento, a premência de rever este cientificismo radical que mantém ocultos muitos mistérios, inclusive sobre a história humana, e que é patrocinado pelo status quo político e corporativo, de um lado, enquanto que, em outro extremo, os fanatismos religiosos de todo tipo, que também de certa maneira labutam mais nas trevas que na luz. Essa cegueira em massa será desvelada pela influência sutil porém poderosa dos valores que Netuno levantará.
    Para mim, a busca da Espiritualidade (e não da religião, necessariamente) é uma de suas chaves. Sempre que historicamente, Netuno passa por Peixes, há importantes mudanças religiosas: religiões surgem, outras se transformam, devido a revelações científicas ou ideológicas que se propagam rapidamente pelo mundo. Assim, neste e nos próximos anos, Netuno promete revelações e revoluções de conceitos profundos capazes de mover massas e deixar marcas durante séculos e sua direção ideológica mais marcante seguirá um sentido global e universalista.
    Outra chave será uma concepção renovada do Amor e, portanto, da sexualidade; prevê-se não exatamente uma volta do romantismo, mas uma retomada e revalorização do sentimento amoroso, da união, da comunhão anímica e espiritual da qual o sexo será o coroamento, e não a motivação básica. E outra chave, ainda, será o resgate da verdadeira Arte, em substituição à falência dos divertimentos viciantes em que as artes foram tornadas, em função de uma indústria cultural que as utiliza como anestésico das massas.
    De 6/6 a 12/11, Netuno, o poeta e místico, caminha para trás, fazendo com que todos nós revisemos e reconsideremos os ideais espirituais, éticos e morais que orientam nossas ações e atitudes. Poderemos rever e mesmo abandonar crenças filosóficas e religiosas que permeiam nossa consciência, buscando desenvolver outras mais coerentes com nossa essência e mais condizentes com nossos verdadeiros valores espirituais. Nesse processo, poderemos renunciar à participação em determinados círculos, bem como deixar de frequentar certos ambientes.
    É um bom momento também para reavaliar nosso modo de vida, e aproveitar o impulso espiritual de Netuno retrógrado para desintoxicarmos nossa mente e nosso corpo. Por exemplo, se há tempos você está com vontade de parar de fumar, ou de comer carne vermelha ou qualquer outra coisa, esse é um bom momento cósmico para fazer essa renúncia. Hábitos intelectuais perniciosos também podem ser abandonados nesse momento, como, por exemplo, assistir diariamente a jornalismo policial, novelas, histórias chorosas, tristes... todas essas coisas que perturbam a pureza espiritual da nossa criança interior. Vamos refletir sobre isso, pois praticar a renúncia e a purificação pode ser muito significativo para a melhoria da sua vida.

    Mas ao ingressar em Peixes passará a atuar na carreira profissional dos geminianos, e aí ficará por 14 anos. Todas as pesquisas e estudos acumulados nos últimos anos terão agora de ser aplicados à prática profissional. Depois de organizados de acordo com sua importância para a evolução espiritual e mental da humanidade, esse cabedal de conhecimentos acumulados deverá ser apresentado ao mundo, de maneira consistente e incontestável. Isso significa também que a ética deverá conduzir essa apresentação e essa prática. A curiosidade e a capacidade de juntar e alinhavar diferentes conhecimentos será colocada à disposição da humanidade, seja qual for o campo de atuação. O símbolo de Netuno é o tridente, e os três dentes são: a química (e todas as ciências que dependem dela), a arte em geral e a espiritualidade (incluindo o esoterismo em geral e as várias psicologias).
    Você vai, afinal, nos próximos anos, buscar um significado maior para as suas atividades profissionais. Você ansiará que seu trabalho se insira perfeitamente em um projeto divino, cósmico e universal. Esse sentido de importância, de significado vai ser extremamente importante para você obter verdadeira satisfação da sua obra. Seja você um artista, médico, engenheiro, não importa; o dinheiro também não vai importar muito, talvez até mesmo você doe seu trabalho! O importante é atingir esse senso de serviço cósmico, ter a certeza de que você está diariamente fazendo algo importante e algo essencialmente bom para dar ao mundo, e também será importante o reconhecimento disso por parte do mundo.
    A partir de 6/6, quando Netuno começa a recuar, será o momento de você rever exatamente o que quer dizer ao mundo. Você vai reavaliar os progressos e mudanças profissionais obtidos até aqui e corrigir rumos. Em 12/11, Netuno avança novamente e um novo passo será dado na direção das novas ambições profissionais, como vimos, muito menos materiais que morais e espirituais.

7. PLUTÃO

    Plutão está em Capricórnio, trazendo novo ciclo de crescimento para as instituições sociais, políticas e econômicas. A tendência maior é pelo fortalecimento das empresas maiores e mais fortes (mas não necessariamente mais tradicionais), que irão absorver as menores e mais fracas. Assim, a economia globalizada tende a se consolidar e as grandes empresas e instituições poderão ficar mais fortes que as próprias nações.
    A crise econômica que já vemos acontecer, especialmente na Europa, permitirá essa reestruturação econômica em grande escala. Blocos político-econômicos regionais também se robustecerão e muitas decisões e planejamentos passarão a ser administrados em grupo. Já vemos hoje "agências" que emitindo uma "nota" conseguem parar ou desestabilizar a economia de todo um país. Sempre que Plutão, historicamente, passa em Capricórnio, vemos uma moeda única ser adotada universalmente (em algum contexto geográfico) e também um fortalecimento dos bancos e outras instituições financeiras. Dívidas soberanas são usadas como justificativa para decretar falências de grandes organizações e de países inteiros. São peixes grandes sendo engolidos por peixes maiores, e nessa guerra de gigantes, o operário, o empregado, o escriturário acaba por perder os poucos direitos que detinha. É só ver o que está acontecendo em Portugal e na Grécia, e que vai ser visto ainda em muitos países ao redor do globo.
    Essa nova ordem mundial terá inicialmente características muito fortes de uma verdadeira plutocracia (palavra que se origina de Plutão), de modo que até 2024 o planeta viverá uma tendência monopolizadora e centralizadora que fará a economia planetária expandir muito, mas as preocupações ambientais e sociais ficarão ainda - infelizmente - relegadas ao segundo plano (embora continuem sendo usadas e abusadas no discurso das empresas e dos governos). Aliás, no plano planetário, Plutão rege o magma e a atividade vulcânica, Capricórnio representa a estrutura da crosta; ou seja, terremotos e erupções vulcânicas serão muito mais frequentes nos próximos 15 anos.
    De 11/4 a 18/9, Plutão anda para trás, em movimento retrógrado, fazendo com que as instituições sociais e econômicas façam uma completa revisão de sua estruturação. É um passo para trás para depois se dar um salto à frente.
   
    Portanto Plutão ficará o ano todo transitando pelo setor energético de Gêmeos, o que significa que você terá a oportunidade de aprender a trabalhar melhor sua energia física e mental, por meio de técnicas e treinamentos para equilibrar a energia física, promover curas energéticas, melhorar a concentração e o rendimento mental. Algumas sugestões: yoga, artes marciais em geral, livros que trazem técnicas de memorização e aperfeiçoamento mental.
    O mesmo setor frequentado por Plutão é o da sexualidade, portanto técnicas e treinamentos envolvendo a sexualidade, não só para o aumento do prazer, mas também para o uso da energia sexual como fonte de crescimento interior serão importantes. Sugestões: tantra yoga, dança do ventre.
    Nos aspectos mais práticos, esse trânsito exigirá que você realize uma constante manutenção e uma perfeita administração da sua vida financeira, especialmente no que tange a investimentos e/ou dívidas, para que evite problemas. O momento mais crítico para as finanças (e também de sua energia) vai de 11/4 até 19/9, quando será aconselhável dar mais atenção a todas essas questões.

8. MARTE

    Marte começa o ano no setor doméstico de Gêmeos, onde fica até 3/7, um tempo recorde, trazendo novidades e iniciativas no âmbito familiar. Alguém que chegou para morar em casa, provavelmente um homem e que acabará gerando algum tipo de conflito. Ou então é uma decisão de alguém da família, que pode ser você mesmo, que gera discórdia geral. Haverá muitas discussões e até brigas. O clima pesado em casa poderá fazer com que aconteçam problemas nas coisas da casa: eletros que queimam, comida que queima, coisas que se quebram e também, possivelmente machucados, cortes ou queimaduras nos habitantes.
    É aconselhável, além de acalmar os ânimos, fazer a manutenção dos aparelhos domésticos, e aplicar o Feng-Shui para melhorar o ambiente.
    Em 25/1 Marte retrograda, diminuindo sua força, e as pessoas poderão voltar atrás em algumas decisões, ou até mesmo quem chegou, decide partir.
    De 2/3 a 1/4, Marte recebe influência positiva de Plutão, o que ajuda a melhorar as coisas. Haverá empenho de todos em resolver os conflitos, mas os ânimos continuarão exaltados.
    No período de 20/3 até 12/5, Marte terá Netuno oposto a ele, o que vai piorar os conflitos com mal-entendidos, desconfianças exacerbadas, e até o uso de álcool ou drogas por parte de alguém da família.
    Em 15/4, Marte retoma o movimento direto, então as soluções para os conflitos começam a aparecer, a situação caminha.
    De 26/4 até 29/5 repete-se a influência positiva de Plutão, já descrita acima.

    Em 3/7, Marte finalmente ingressa no setor das criações e recreações de Gêmeos. Caso você esteja sozinho, poderá agora começar um novo relacionamento, haverá atrações fortes em situações de encontros com amigos, lazer, festas, shows, passeios, etc. Seus momentos de lazer e diversão estarão mais agitados do que nunca, favorecendo esses encontros. Caso esteja namorando, as emoções tendem a ficar mais intensas, seja para o bem, seja para o mal. A paixão fica forte, haverá incremento da vida sexual, mas por outro lado, poderão acontecer discussões, crises de ciúmes e até mesmo briga e ameaça de ruptura.
    Caso você pratique algum tipo de arte, nesta época sua criatividade estará em alta, e você poderá inaugurar uma nova fase na sua obra; caso não pratique, é um excelente momento para começar a praticar.
    Caso você pratique algum esporte ou atividade física, sua energia, disposição e garra estarão mais fortes do que nunca, você vai competir como um guerreiro; caso não pratique, é um excelente momento para começar a praticar.
    Assim que ingressa nesse setor, Marte recebe influência positiva de Júpiter, que durará até 30/7, dando-lhe muito mais autoconfiança, entusiasmo, alegria e expansividade, o que ajudar em todas as coisas citadas acima.
    No entanto, de 8 a 27/7, haverá também uma leve tensão de Urano e uma forte tensão de Plutão, fazendo com que todas essas coisas aconteçam de modo abrupto, inesperado e até de maneira meio acidentada. Isso mesmo, é bom acautelar-se contra acidentes ou violência nos esportes e nos momentos de lazer, passeios, etc.
   
    De 6 a 24/8, Marte se junta a Saturno no mesmo setor, trazendo ênfase emocional ao se tratar de questões de namoro, noivado ou casamento, conforme foi descrito no tópico 4. Ao mesmo tempo em que dá iniciativa e vontade de realizar, Marte aumenta a veemência na discussão, o que pode resultar em brigas. Será preciso cultivar o equilíbrio e medir as palavras ao defender seus pontos de vista tanto com o parceiro, como com familiares dele, se for o caso.
    Mas de 19/8 até 4/9, Marte receberá forte influência benéfica de Netuno, que vai amenizar a tendência a conflitos e valorizar a importância dos sentimentos;

    Em 24/8, Marte vai para o setor do dia-a-dia profissional e doméstico, prevendo-se aí muita atividade, probleminhas pontuais aparecendo sucessivamente, críticas de colegas, superiores ou clientes. Mas você terá muita energia e determinação para resolver as coisas, contudo, isso vai gerar tensão nervosa excessiva, você tenderá a perder o controle emocional. É aconselhável cuidar bem da saúde neste período, evitando excessos especialmente de café, refrigerantes e estimulantes em geral, alimentos picantes e carne vermelha.
    De 29/8 a 9/9, Marte recebe uma força boa de Plutão, que vai aumentar a determinação e a energia mental e permitir que você se mantenha controlado.
   
    Em 8/10, Marte ingressa no setor do amor e do casamento de Gêmeos. Se você estiver sozinho, este é um período em que poderá aparecer uma nova pessoa na sua vida amorosa. Caso esteja namorando ou casado, haverá uma intensificação das emoções nessa época, o que poderá redundar em discussões sobre a relação, conflitos, brigas e até mesmo ameaça de ruptura, no caso de namoro ou noivado.
    Entre 9 e 22/10, Marte é influenciado positivamente por Urano, gerando um pouco mais de compreensão para com o parceiro amoroso. Atividades sociais comuns a você e seu parceiro contribuirão para fortalecer os laços do casal, especialmente se tais atividades forem de alguma forma terapêuticas.
    De 22/10 A 3/11, Marte receberá leve tensão de Júpiter, indicando que o incremento da autoconfiança e auto-estima poderá incomodar ao parceiro amoroso (o mesmo pode acontecer numa sociedade comercial). Apesar de querer firmar sua nova força, disposição e vontade de crescer, você não pode permitir que o parceiro/sócio se sinta diminuído, pelo contrário, faça-o compreender que o seu crescimento e a sua confiança será benéfica para ambos.
    Entre 17 e 29/11, Marte sofrerá forte tensão de Urano, criando agora, ao contrário de antes, um conflito entre suas atividades sociais e seu parceiro. Este poderá questionar suas metas na vida, os círculos que você frequenta e até diretamente um ou outro amigo. Poderá acontecer realmente de um ou mais amigos se indisporem com seu parceiro, gerando uma saia justa inesperada, repentina e um tanto absurda que será difícil de contornar. Tende ser o mais diplomático possível, geminiano, porque talento pra isso você tem.
    Em 18/11, Marte ingressa no setor energético, juntando-se  a Plutão e ativando ainda mais o processo que Plutão está realizando ali, conforme foi descrito no tópico 7. Muita energia junta é perigosa se você não estar realmente envolvido em uma prática de equilíbrio energético. Sexualmente muito estimulada, quase obsessivamente.
    Finalmente, no finzinho do ano, 27/12, Marte vai estimular o seu setor do intelecto e das viagens, mas isso já é conversa para o ano que vem.
    Bom ano para você, geminiano!
   
    CONFIRA aqui seu HORÓSCOPO feito por mim para o ANO PASSADO e por favor COMENTE!