quinta-feira, 31 de julho de 2014

Alimentação natural

MEL DILUÍDO




Há muitos anos não consumo açúcar branco, naturalmente, visto que procuro ter uma alimentação mais natural desde que tinha 19 anos. Porém, sempre foi desafiante buscar um adoçante substituto para ele, especialmente em certas preparações de bebidas frias ou geladas. O açúcar mascavo funciona bem, mas tem sabor muito forte que mascara, por exemplo, o sabor da fruta em um suco. Bem como no café ou em bebidas lácteas.
Os adoçantes artificiais são terrivelmente acusados de serem cancerígenos ou de causarem uma série de doenças; bem, basta abrir o tubinho deles e sentir o cheiro horrível que eles tem, e logo percebemos que coisa boa não é... O mel tem uma grande dificuldade: difícil de se diluir, é impossível homogeneizar uma bebida gelada, ou mesmo à temperatura ambiente com mel, além de que seu sabor é bastante marcante. Já tentei adoçantes à base de stevia, mas adoçam muito mal e também interferem no sabor. Já tentei frutose, mas adoça muito piormente (embora não interfiram tanto no sabor). Já tentei o xarope de agave, importado das plagas mexicanas, mas também adoça muito mal e interfere muito no sabor.
Bem, lendo sobre as incríveis propriedades terapêuticas do mel - do mel puro, bem entendido - esforcei-me novamente por conseguir uma aplicação fácil do mesmo. Infelizmente ainda não inventaram mel em pó, né... Então, consegui uma solução que está funcionando muito bem, inclusive com bebidas geladas: o mel diluído!
Compartilho portanto com vocês a "receita" desse adoçante caseiro, natural, orgânico, saudável, sem contra-indicações e ainda por cima muito terapêutico que consegui fazer e que interfere bem pouco no sabor dos alimentos. Na verdade, açúcar branco também tem gosto, mas ninguém percebe, porque todos o consomem desde criancinhas. Eu, que não o consumo, sinto gosto e cheiro de açúcar de longe! Mel também tem sabor, claro mas, com o uso constante, podemos nos acostumar a ele (assim como toda a gente se acostuma com o gosto do açúcar). Aliás, o fato de estar diluído em 50% diminui muito a interferência do sabor.

A receita é simples:

Compre um mel puro, de um fornecedor confiável.
Consiga um pote de vidro, uma garrafinha, com uma boa tampa rosqueável (usei uma de azeite).
Coloque quantidades iguais de mel e de água mineral na garrafinha, mas não a encha além da metade.
Leve ao banho-maria, fogo bem baixo, até perceber que o mel está líquido, escuro e sem cristalizações.
Retire a garrafinha do banho-maria e, usando uma luva térmica, chacoalhe-a alucinadamente (como quem está misturando uma bebida na coqueteleira).
Deixe esfriar à temperatura ambiente, e conserve nessa temperatura.
Pronto para uso! Agite antes de usar.
Caso o mel cristalize e se precipite no fundo da garrafinha (ele tende a fazer isso, depois de alguns dias), basta aquecer e chacoalhar novamente.
Use no café (faça um café mais forte, para compensar a água acrescentada), em sucos, bebidas, etc.

Que sua vida seja doce, porém saudável e feliz!