domingo, 9 de agosto de 2009

Gripe Suína - Previna-se


RECEITA ANTI-GRIPE A OU GRIPE SUÍNA OU INFLUENZA A OU H1N1

Encaminhem para seus amigos e também para os inimigos (seu inimigo pode contaminar alguém que pode contaminar você...)

SINTOMAS

Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.

COMO EVITAR O CONTÁGIO

Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos e mantê-las sempre bem limpas e usar fio dental para limpar os dentes, antes da escovação, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença. Além disto, deve-se evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividade física. Caso ocorra a contaminação, 5 dias após o início dos sintomas, o paciente deve evitar sair de casa pois este é o período de transmissão da gripe A.

COMO PREVENIR CUIDANDO DA ALIMENTAÇÃO

O melhor que você pode fazer é reforçar seu sistema imunológico por meio de uma alimentação correta e saudável, para melhorar sua imunidade, preparando as células do seu sangue que produzem anticorpos que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.

a) - Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

b) - Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.

c) - Use e abuse do iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

d) - Coloque bastante cebola na sua alimentação, pois é um antibiótico natural.

e) - Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.

f) - Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

g) - Faça uma dieta 80 % vegetariana (vegetais e frutas).

h) - Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

j) - O cogumelo shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

k) - Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (pois deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

l) - Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados; prefira utilizar azeite de oliva ou óleo de canola.

FONTES=
Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes, Laboratório Morfofuncional, Faculdade de Medicina - Unaerp

Nenhum comentário: