terça-feira, 18 de novembro de 2008

DICIONÁRIO DE TEMPEROS

Queridos leitores praticantes da nobre arte da Culinária, a proposta deste projeto é pesquisar e adicionar minha própria experiência para aperfeiçoar este Dicionário, no entanto, conto com seus comentários e colaborações para melhorar. A idéia é postar um verbete por dia (ou mais em caso de recorrências cruzadas). A COR do post imitará a cor normal da especiaria.

ABSINTO RUSSO

OUTROS NOMES = Estragão (vide posteriormente)


AÇAFRÃO

NOME CIENTÍFICO = Crocus sativus

DESCRIÇÃO = Pó bem fino amarelo-ouro, derivado do pólen de lírios. É o estigma ou pólen seco da flor do croco ou lírio

PROCEDÊNCIA = região do Mediterrâneo

CARACTERÍSTICAS = Precisa ser colhido manualmente à noite, antes que as abelhas e passarinhos o façam. A dificuldade da colheita e a quantidade de flores necessárias para produzir uma pequena porção (500.000 flores dão 1 kg de estigma) fazem dele o tempero mais caro do planeta.

UTILIZAÇÕES = O açafrão transmite uma forte cor amarela e um sabor único e penetrante, sendo considerado ingrediente indispensável na "paella" (prato espanhol), usado também na Itália e na França. É utilizado em pratos de peixe (zarzuela e boulabaisse), arroz, risoto, sopas, frango, vitela, bacalhau à espanhola, molhos, farofas, dobradinhas, carne de carneiro e pilaffs indianos. É bom com molhos cremosos, e natas com sabor a açafrão são excelentes no purê de batata. Também é usado em bolos, pães e biscoitos.

CUIDADOS = Basta uma pitada para condimentar e colorir qualquer prato. Para captar melhor o sabor, colocam-se alguns filamentos em água fervente para fazer uma infusão em, pelo menos, 15 minutos, e depois junta-se o líqüido dourado pelo açafrão aos ingredientes principais da preparação.

Amanhã mais um tempero, vá até o final da página em "Assinar: Postagens (Atom)" para receber em seu e-mail.

Nenhum comentário: