quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Horóscopo 2012



1/1 a 31/12/2012

PREVISÕES COMPLETAS PARA ÁRIES





1. URANO

    O mais importante acontecimento astrológico do ano para os arianos continua sendo a passagem do planeta Urano no signo, fato que só acontece a cada 84 anos e que durará 7 anos!

    Urano em Áries está trazendo à Humanidade uma transformação e reestruturação social e política, com mudanças radicais e abruptas, na forma de revoluções pontuais. O discurso que as move, e as move tecnologicamente por celulares e redes sociais (Urano), é de caráter humanitário: direitos humanos, liberdades individuais, direito de voto, direito à liberdade religiosa (particularmente à liberdade de ser não-religioso), direitos de opção sexual e direitos das minorias em geral. Essas liberdades individuais específicas ganharão notória promoção e serão obtidas com surpreendente velocidade, notavelmente as das crianças e jovens, a liberdade sexual e a liberdade de expressão. Por outro lado, a tecnologia dos estados e das empresas, instâncias que cada vez mais se confundem e se equiparam, obterá controle e registro sobre cada ato de cada indivíduo. Então o que veremos é um aumento de certas liberdades individuais e, ao mesmo tempo, uma grande perda de privacidade. Em outras palavras: "você pode ser o que quiser e pensar o que quiser, desde que seja e pense como todo mundo", ou seja, a filosofia do "politicamente correto". Urano em Áries traz o começo da prevalência da massa Humanidade sobre o indivíduo Humano. As diferenças deixam de existir: isso é bom? Teremos de refletir sobre nossas escolhas. Utilizamos a tecnologia ou a tecnologia nos utiliza? Quero ser aceito por todos ou quero me aceitar como sou?
    Aparentemente, essa luta pela liberdade social segue os ideais aquarianos (Urano rege Aquário) de igualdade, fraternidade e liberdade. Mas muitos enxergam por trás disso a tentativa de implantação de um governo mundial, global e totalitário. Como sabemos, Urano regeu na História os movimentos totalitaristas, como aqueles que resultaram na União Soviética e seus satélites (Aquário). Enquanto que Áries remete ao poder absoluto e invencível, propugnado no mito nazista da "raça ariana" pretensamente superior.
    Já há algum tempo que nosso número individual num grande cadastro nacional (no Brasil, RG e CPF; nos EUA, nº do Seguro Social) é mais importante que nosso nome de família. O retrato da vida de uma pessoa já pode ser localizado em um único site na internet (Facebook), pelo menos para 1/7 da população mundial. Com Urano em Áries caminhamos para ser indivíduos indistintos, equalizados (mas não iguais) e uniformizados (ideologicamente) fazendo parte de uma grande população entrelaçada em redes. Foi o que previu Marilyn Fergusson, no livro "A Conspiração Aquariana" de 1980. Redes, como as redes sociais, em que os laços são horizontais e bidimensionais; ao contrário da estrutura orgânica e tridimensional que tínhamos antes: a organização em família, bairro, cidade e país.
    Em função dessa perda de identidade orgânica, perde-se o sentimento de pertencimento, o que levará a maioria a "identificar-se" com modismos, tribos, clubes, religiões fundamentalistas ou então a buscarem popularidade, ainda que momentânea e virtual (ter muitos amigos nas redes, por ex.). Uma minoria, porém, desenvolverá o gosto pela franqueza, verdade e transparência, resultando em um denuncismo generalizado, e em ações pontuais, anônimas, virtuais, como invasões ou disseminação de segredos por hackers. Isso poderá resultar numa guerra tecnológica a ser travada por meio de algoritmos de informática dentro da rede de computadores, como já se vê (Wikileaks, Anonymous).
    Outros, ainda, optarão por ações radicais que podem redundar em grandes reviravoltas, situações imprevistas, explosivas e intempestivas, com risco eminente de violência: fanatismo, rebeldia, revoluções, anarquismo, rebeliões e greves deverão acontecer principalmente contra governos, grandes corporações, igrejas e as instituições que os representam. Mas também há o risco de ações extremistas (bombas, incêndios, sabotagens) cometidas por indivíduos, sejam loucos, títeres manipulados remotamente ou ambos (como já estamos vendo acontecer).

    No plano planetário teremos a sequência de acidentes naturais mais ou menos com a mesma intensidade. Áries rege o ferro, que forma o núcleo líquido da Terra, cujo giro forma nosso campo magnético. Urano vai aumentar as alterações desse giro, podendo gerar anomalias no magnetismo terrestre, alguns esperam a inversão dos pólos, mas não posso afirmar isso. De qualquer forma, esse desequilíbrio do "balanço" deste grande pião que é nosso planeta, acelerará as erupções vulcânicas, terremotos e, consequentemente, o risco de tsunamis, bem como aumento dos temporais, tempestades, raios e ventanias súbitas, tornados e furacões. O desequilíbrio térmico também ficará mais extremo, aquecimento de modo geral, ondas incomuns de calor aqui, ondas incomuns de frio ali, e assim por diante.
    Frente a todos esses desafios ambientais, a tecnologia humana vai ter de encontrar soluções. Embora inicialmente, erros serão cometidos, devido à urgência das situações críticas, é consenso dos astrólogos que a criação, afinal, se sobrepujará à destruição. Urano em Áries inaugura uma nova onda tecnológica muito avançada, e muito rápida, especialmente em eletrônica, nanotecnologia, robótica e comunicações. Também notadamente nas áreas policial e militar. Surgirão muitas invenções e grandes descobertas científicas, também na neurologia (Áries corresponde à cabeça). Passaremos a usar outras fontes de energia alternativas, que ainda não utilizamos, a não ser experimentalmente e também outras que a ciência ainda nem conhece. Acredito que haverá muito progresso na física em relação a certos mistérios clássicos como a natureza da energia, da luz, da matéria e da gravidade. Áries também simboliza a vida e Urano, o extraordinário e o cósmico; o ser humano entrará em contato com outras dimensões existenciais tanto na Terra como fora dela.
   
    No âmbito dos relacionamentos, Urano em Áries está criando uma nova forma de seduzir: "eu te seduzo com minha liberdade". Só haverá relações duráveis se houver liberdade para que a essência da individualidade e da privacidade de cada parceiro seja preservada, pois na atual época o indivíduo passa a ser - para o bem ou para o mal - a célula-mater da sociedade, que até então era a família. Para o mal, porque os valores familiares: autoridade, respeito aos mais velhos, união, cooperação, aos poucos vai caindo por terra. Exemplos disso são crianças (Áries) que se "divorciam" (Urano) dos pais, ou que denunciam o pai ou a mãe por maus-tratos ou restrição da liberdade. Enfim, os direitos individuais falam mais alto que os direitos paternos. Agora, o novo pai que protege (Áries), garantindo os direitos humanos, é o Grande Irmão que a tudo vê e monitora com seus olhos e controles tecnológicos (Urano). Mas relacionamento com liberdade precisa de confiança e comprometimento, que só poderá surgir da espontaneidade, do despojamento das máscaras (Urano em Áries). "Eu te confesso que sou como sou e assim te seduzo".    
    Enfim, Urano em Áries é o ciclo inicial de um novo grande ciclo e, como tal, traz mais perguntas que respostas. As respostas dependerão de nós.


    Para você, ariano, nesse período, muitas mudanças acontecerão na sua vida. Vamos então analisá-las. Primeiramente haverá mudança na sua personalidade, você descobrirá novas facetas em seu ser. Uma sensação de quase “esquizofrenia” ao descobrir que pode desenvolver vários personagens dentro de si. Na verdade, estamos falando do desenvolvimento de muitos talentos e qualidades latentes dentro de você. Esse é aquele momento da vida em que uma pessoa deixa de ser, repentinamente, “aquela” pessoa, e passa a experimentar ser “outras”. Como esse trânsito dura 7 anos, para saber o momento exato em que isso acontecerá você precisará fazer uma consulta astrológica, porque isso depende do dia do nascimento. Urano vem promovendo uma verdadeira revolução em sua aparência: mudança de visual, mudança de atitudes, mudança de opiniões! Para os mais espiritualizados esse será o momento ideal para uma terapia de “rebirthing” (renascimento). De qualquer maneira o renascimento acontecerá!
    A outra área da vida afetada por esse trânsito é a do relacionamento afetivo. Então, para alguns arianos, o novo amor, o casamento, ou mesmo a separação pode acontecer repentinamente e a qualquer momento. A intuição dessa possibilidade de mudança na vida amorosa (porque os arianos estão mais intuitivos do que nunca, agora e nos próximos anos) pode gerar uma sensação de "pânico", de perigo iminente. O que se tem a fazer é não simplesmente cultivar a preocupação, mas sim ir gradativamente promovendo uma "reforma" no relacionamento, fazendo melhorias para que as causas de uma possível ruptura sejam suprimidas. Para quem não está conseguindo emplacar um relacionamento estável, o que deve ser reformado é o conjunto de suas atitudes perante o amor. Para isso a Astrologia, a Psicologia, a Psicanálise e várias outras formas de terapia (todas regidas por Urano) muito poderão ajudar! Para se conhecer o momento mais provável e as condições nas quais essa ruptura pode ocorrer é preciso saber a posição exata do Signo Ascendente e fazer uma consulta com astrólogo informando não só a data, mas também a hora do nascimento.
    A vida profissional também será transformada por Urano, arianos. O que poderá implicar em mudança do local de trabalho (inclusive cidade), mudança de função e até mesmo em demissão. Normalmente a influência de Urano na vida dos arianos é positiva, mas às vezes essa melhora surge na forma de uma demissão, para “libertá-lo” de uma rotina sufocante e abrir caminhos novos. Caminhos que podem ser uma nova sociedade ou parceria (mas também se já houver uma sociedade, essa passagem de Urano poderá desfazê-la ou reformá-la).
    A vida familiar também poderá ser afetada, novamente mudança de casa e mesmo de cidade são bem prováveis (lembre-se de que isso pode acontecer de agora até daqui a 7 anos). Muito provavelmente o desejo de reforma da casa surgirá fortemente. Para aqueles que moram com os pais, certamente trata-se de sair de casa, nem que seja para morar só, ou numa república, em outro estado ou em outro país.
    No período de 24/3 até o fim do ano todas essas transformações estarão mais críticas e mais propensas a rupturas.
    E no período de 14/7 até 15/12, quando Urano estará recuando, estas transformações estarão sendo reavaliadas e haverá ainda maior tendência para desmanchar, desfazer, romper com ligações pessoais, amorosas, familiares ou profissionais. Neste período poderá haver atrasos persistentes nos projetos nessas áreas, é preciso avaliar se esses atrasos e coisas que dão errado não são um sinal de que o caminho não é bem esse que você pretendia (daí a necessidade de reavaliações).


2. MARTE

    Seu regente, Marte, se comportará de modo muito diferente e raro em 2012, pois estará andando lentamente e permanecerá um total de 7 meses num único signo, Virgem. Na verdade, Marte está em Virgem desde 12/11/11 e ficará aí até 3/7. Para os arianos, durante esse período, haverá muitas coisas a serem resolvidas na rotina do dia-a-dia, especialmente envolvendo o seu trabalho profissional, mas também no âmbito doméstico. Isso dependerá muito de como você se relaciona com os temas virginianos: ordem, organização, tarefas, limpeza. Geralmente os arianos são bem expeditos nessas coisas, e preferem resolver tudo rapidamente, com muita energia e decisão, para ficarem logo "livres". A sensação que terá esse ano é que, por mais que lidem, nunca conseguem ficar livres, pois resolverão uma coisa e aparecerão mais dois ou três problemas. Sensação de estar participando de uma gincana cansativa e desgastante. O importante é saber pedir ajuda, delegar funções e estabelecer uma boa agenda de trabalho, uma rotina (ops, você odeia isso!) de atividades para vencer esse período sem "se matar" tentando resolver tudo de uma vez...
    De 25/1 a 14/4, Marte anda pra trás, então haverá atrasos nos assuntos citados, e muitas coisas terão de ser refeitas (talvez por terem sido feitas apressadamente).
    No período de 2/3 até 1/4, você contará com uma energia extra, bem forte mesmo (tipo rolo compressor), graças à aliança de Plutão com Marte, o que vai ajudar muito.
    E de 20/3 até 12/5, precisará "filtrar" cuidadosamente as ideias mirabolantes que terá, e até pensamentos paranóicos e conspiracionistas... Calma, é só uma oposição de Netuno tentando confundir suas certezas. Apure-se.
    Depois de 15/4, Marte começa novamente a andar pra frente, então as coisas passam a se resolver mais facilmente, os nós começam a se deslindar, além disso, mais uma vez Plutão vem em seu socorro com aquela "superforça" (de 26/4 até 29/5).
    E finalmente, depois de muitas aventuras e desventuras nos afazeres do dia-a-dia, no trabalho e em casa, Marte sai de Virgem e ingressa em Libra, em 4/7, ao mesmo tempo em que recebe ajuda extra, agora de Júpiter, que vai lhe dar clareza mental, autoconfiança, certeza nas decisões e muito senso de justiça (até 30/7). Marte em Libra está exilado, mas o simbolismo desse exílio aqui envolvido é a capacidade de se colocar no lugar do outro. O "outro" são as pessoas mais importantes pra você: parceiro amoroso, sócio, parceiro comercial, melhores amigos para sempre... De 4/7 a 23/8 você terá a oportunidade de estreitar laços e consolidar esses relacionamentos. Mas para isso terá de se abstrair de si mesmo e enxergar a situação pelos olhos do outro, entender o que o outro precisa de você e providenciar que ele receba imediatamente e sempre. Lembre-se de que Urano está olhando a tudo com cara de zangado, pronto a desferir um raio mortal para um ou mais desses relacionamentos... Aliás, Urano estará oposto a Marte de 8 a 27/7, que será o período mais crítico, porque além de Urano, o destruidor Plutão também estará querendo implodir as coisas. Transformar é necessário para evitar o fim, mas, se for inevitável, que seja, afinal você é um ariano e adora passar a régua e começar tudo de novo.
    Agora, se você é alguém que está sozinho, toda essa agitação vai promover encontros inusitados, inesperados e intensos, mas - mulheres, especialmente - tome cuidado: pode ser só uma transa.
    Finalmente, passados os conflitos, em 6/8 Marte se junta a Saturno em Libra para dar início a uma nova fase, uma nova forma do relacionamento, um novo acordo (isso até 24/8). Em alguns casos será mesmo um término, uma conclusão. Em outros casos, ainda, será um novo relacionamento começando.
    Nesse período, exatamente de 19/8 a 4/9, Marte receberá uma grande ajuda de Netuno, na forma de capacidade de perdão, de soltar e de se desligar, em alguns casos; e em outros também com a intensificação do sentimento existente ou de um sentimento que estará começando.
    Depois de tantas atribulações, o seu valoroso guerreiro e regente Marte finalmente ingressa em Escorpião, em 24/8, onde fica exaltado, porque ele também manda lá, e então os arianos sentirão como que um retorno ao lar, uma oportunidade de relaxar (ops, nem tanto...) e poder contabilizar suas conquistas materiais e amorosas. Sua energia estará em alta, especialmente a sexual e a mental.
    No período de 29/8 até 9/9, Marte recebe aspecto harmônico leve de Plutão, desta vez para o bem, promovendo transformações interiores num nível muito profundo, mental e energeticamente falando. São dias ótimos para experimentar yoga, meditação ou PNL ou também para trabalhar a sexualidade.
    Em 8/10, seu regente Marte ingressa em Sagitário, e você volta a se concentrar em suas buscas e aventuras, será um ótimo período de 40 dias para viajar ou para se dedicar a pesquisas e estudos. Urano estará favorecendo Marte nessa época, dando muita inspiração e criatividade. Período prolífico para escrever.
    De 22/10 a 3/11, Marte receberá oposição de Júpiter, de modo que suas posições ideológicas e suas opiniões poderão ser contestadas por colegas ou familiares e haverá discussões e confrontos. Caso esteja estudando, esses conflitos poderão envolver também seus professores.
    Em 18/11, Marte ingressa em Capricórnio, onde fica mais uma vez exaltado, trazendo muita energia e impulsividade para sua vida profissional, o que vai até quase o fim do ano. Será o momento de realizar e finalizar as metas e objetivos estabelecidos ao longo do ano. Apenas tome cuidado porque nessa época (exatamente de 17 a 29/11) Marte estará recebendo aspectos tensos de Urano (sim, novamente), mas dessa vez o foco é na vida profissional, então haverá risco de seu excesso de energia e algumas decisões e opiniões desagradarem a superiores ou mesmo clientes, o que poderá trazer conflitos e até mesmo rupturas...
    Além disso, Marte se encontra com Plutão de 21/11 a 4/12, e se isso é bom ou mal, só dependerá de você. Plutão no seu setor profissional está consolidando sua posição como especialista em alguma coisa, seja o que for. Para chegar ao cerne dessa especialização você poderá passar por mudanças de cargos ou de empresas. O momento em que Marte se junta a Plutão pode ser um desses em que uma mudança acontece, mas pode ser também que você consiga realizar uma meta significativa para consolidar sua posição.
Portanto, nesse período final do ano, procure focar em suas metas e tomar cuidado com o que diz e também prestar atenção a quem suas ações e decisões possam incomodar.
    Em 27/12, Marte ingressa em Aquário e sossega.


3. SATURNO

    Saturno começa o ano em Libra, onde fica até 5/10. A passagem de Saturno em Libra, para toda a humanidade, significa a necessidade urgente de reformar a maneira como os relacionamentos amorosos estão acontecendo. Devido às mudanças sociais, culturais e morais que vem ocorrendo nas últimas décadas, são necessárias uma nova consciência e uma nova responsabilidade nesse âmbito. A forma geral do casamento que vem de dois mil anos atrás, no ocidente, não parece mais atender às necessidades de mulheres e de homens. Mudanças “recentes” (em relação a dois milênios) trouxeram muita confusão. A instituição do divórcio, a emancipação feminina, a revolução sexual, a aceitação da homossexualidade e a liberdade conquistada pelos jovens são algumas dessas mudanças. É notório que quase não existe mais a sequência namorar, noivar, casar que antes era tão natural. Hoje existe o “ficar”, e o “ficar” pode ser múltiplo. E não só os adolescentes ficam: as gerações mais velhas, especialmente os homens, gostaram dessa história de “ficar”, e hoje tem muita gente até da terceira idade “ficando”...
    Antigamente, o casamento era realmente “até que a morte os separe”, mas atualmente isso não existe mais. E aqui cabe uma explicação espiritualista: devido a um grande número de pessoas estarem encarnadas, o fato da Terra estar superpovoada, as experiências cármicas duram quatro, sete ou doze anos no máximo. Por isso hoje é absolutamente normal uma pessoa ter dois ou três casamentos. Uma relação que dura até a morte pode acontecer, claro, mas dificilmente será a primeira da vida. E perante tudo isso, um grande número de homens e mulheres ainda vive na ilusão e não aceita essas verdades. Por isso vemos homens cuja mulher o deixa, e ele não aceita que ela tenha outro homem, chegando muitas vezes à violência. Por isso vemos mulheres que não se conformam com o fim de um relacionamento, como se fosse uma questão de honra, e apelam obsessivamente para todo tipo de tentativa de reconquistar o parceiro, até mesmo para a magia negra (quando se afundam mais e mais...).
    Enfim, Saturno em Libra traz a consciência de que os relacionamentos não servem apenas para se obter sexo e prestígio, senhores, e nem para se obter companhia e atenção, senhoras. Um relacionamento afetivo precisa existir em todos os planos da vida e ter a participação de todas as funções psicológicas: sexo, vontade, emoção, afeto, razão, intuição e espiritualidade. Notem que são sete funções, e Libra é o sétimo signo, não por acaso. No mapa astral, o setor dos relacionamentos é o sétimo. Um relacionamento amoroso existe para proporcionar a ambos os parceiros a oportunidade de crescer psicológica e espiritualmente, por isso dizemos que as relações são cármicas. Mas carma não significa castigo, e sim aprendizado. Libra é balança, equilíbrio, justiça, igualdade, amizade, fraternidade e compromisso. Não existe relacionamento saudável sem essas qualidades. Este é o sentido do comprometimento: comprometer-se consigo mesmo e com o ser amado a participar dessa jornada de crescimento psicológico e espiritual a dois. Que também incluirá, naturalmente, o crescimento material a dois, o crescimento intelectual a dois, o crescimento familiar a dois, e assim por diante, abrangendo todos os aspectos da vida sem, no entanto, coibir a liberdade de cada parceiro. Isto é, se seu homem gosta de jogar futebol aos sábados, mulher, você não precisa ir jogar com ele, ou ficar lá assistindo sem muita vontade, e nem ele precisa deixar de jogar bola, como você, no íntimo, adoraria...
    O que quero dizer é que não funciona evolutivamente um relacionamento no qual o casal se encontra duas vezes por semana para transar e só. Não funciona, mas eu conheço diversos que são assim, e que duram meses ou anos... As pessoas, especialmente as mulheres, precisam perder a esperança. Como digo, quem espera sempre cansa! Esperar que o parceiro vá melhorar com o tempo... Não vai! O relacionamento, desde o primeiro encontro, tem quatro meses para se estabelecer como namoro. Quatro meses, não mais; é tempo suficiente para se fazer as adaptações e ajustes necessários na sua vida se você estiver realmente disposto a ter um relacionamento de verdade. Veja bem, considero muito positiva a experiência do “ficar”, porque permite que o jovem conheça e faça um “test-drive” com vários outros jovens, sem compromisso e com segurança (espera-se!) até encontrar uma pessoa compatível. Note que eu usei a palavra “jovem”. Você, mulher de trinta, que quer ainda ter dois filhos, não tem tempo para “ficar”! E se o gajo estiver enrolando, caia fora! Quatro meses para firmar o namoro, conhecer amigos e familiares de ambos, viajarem passando uma semana inteira juntinhos pra sentir o baque do espelho do banheiro de manhã; e um ano aproximadamente para planejarem a vida em comum. Porque Saturno é razão e Libra é sentimento: então razão sobre os sentimentos, se você quiser um relacionamento estável e que apóie seus objetivos de vida, precisa colocar a razão em primeiro lugar. Precisa ser responsável!

    Portanto, Saturno transita no setor dos relacionamentos dos arianos quase durante os primeiros nove meses do ano, corroborando o que foi fito acima. Frisemos. Para quem está sozinho, ou apenas envolvido em relações curtas, namoros esporádicos ou mesmo só “ficando”, Saturno trará um namoro estável e duradouro, com perspectiva de casamento. Para quem está namorando firme ou noivo, trará o casamento. Para quem estiver casado e o casamento estiver bambeando, trará a oportunidade de restabelecer a solidez do mesmo, refazer o elo entre os parceiros, o que pode acontecer se o casal estabelecer e lutar juntos por metas comuns (um filho, um novo imóvel, um empreendimento comercial). E para casais em que o desgaste da relação já é grande, e já não existe o elo, a cumplicidade ou nem mesmo atração física normal, poderá trazer a ruptura, separação e divórcio. Especialmente para os casamentos com aproximadamente 4, 7, 12 ou 21 anos de história.
    O mesmo vale para sociedades comerciais e parcerias de trabalho: novas parceiras poderão ser formadas, outras serão reformadas e outras serão rompidas, sempre dentro do espírito de Saturno: o que está firme se solidifica ainda mais; o que está frouxo cai por terra.
    Do início do ano até 3/4, Saturno está recebendo influência benéfica de Netuno, que agrega, a esses processos de construção ou reconstrução de relacionamentos em geral, a capacidade de perdoar e esquecer o que passou, a valorização do sentimento, do amor per si e também a consciência espiritual de que duas pessoas estão juntas para juntas evoluírem, melhorarem e partilharem uma vida mais feliz.
    No período de 9/2 até 26/6 predominarão as ações de recuperação e reestruturação das parcerias em geral, mas em não havendo boa vontade de uma das partes, poderá haver rupturas. De julho a setembro será mais propício ao estabelecimento de novas relações de qualquer tipo. Essa influência volta a atuar a partir de 3/9, dando uma espécie de última chance, de um mês, a esses processos: ou gruda de vez, ou separa de vez.

    Em 6/10, Saturno ingressa em Escorpião, e o mundo fica meio paranóico, preocupado com ameaças sociais, tanto econômicas como políticas (ou mais exatamente militares), medos muitas vezes irracionais, que criam um clima coletivo pesado, fazendo crescer o interesse pelas coisas ocultas (temas de ocultismo, profecias e de terror), pelo poder e pela corrupção, enfatizando o denuncismo e beirando o conspiracionismo. Porém, descontando-se os exageros, nessas épocas realmente acontecem coisas marcantes. Crises econômicas sérias em alguns países, já que Saturno é o veto, a impossibilidade, e Escorpião é o desejo, o poder aquisitivo; haverá recessão, corte de créditos, choques econômicos, contenção de dívidas e maior custo do dinheiro.
As crises cooperarão para que haja mudanças em regimes fechados e militaristas, mas também a exploração econômica de massas beirando o trabalho escravo (como temos na China hoje), formação e consolidação de blocos econômicos e a intervenção militar das grandes potências para "policiar" o mundo. Os controles de fronteira para "manter à distância" populações mais carentes se tornarão mais rigorosos e eficientes.
    Na vida das pessoas, haverá mais interesse (ou necessidade) de se envolver em recursos corporativos, finanças conjuntas, cooperativas, compras coletivas e seguros. Os impostos terão um controle muito maior, tornando-se quase impossível a sonegação. A economia informal tende a ser absorvida pelo sistema econômico devido a novas e rígidas leis financeiras de que ninguém vai conseguir se furtar. Cada pessoa será menos "dono" do seu dinheiro, pois terá menos poder sobre ele, menos liberdade para utilizá-lo. O dinheiro em si será cada vez mais um conceito (uma cifra em uma memória de computador) do que algo palpável. Porém, isso não inibirá o crescimento do crime organizado, que ficará mais organizado e violento.
     As grandes corporações financeiras tendem a consolidar ainda mais o seu domínio sobre a economia mundial, e toda a riqueza do planeta será concentrada em poucos grupos. A publicidade, em especial a institucional, tende a ganhar ainda mais espaço e tempo nas mídias e também na paisagem urbana, ainda que às vezes de maneira simbólica (disfarçada). Técnicas de controle mental (como mensagens subliminares) serão ainda mais utilizadas.
    De modo resumido, por meio dos poderes econômico, policial, judiciário e militar (todos de Escorpião), as grandes corporações ou estados totalitários (Saturno) vão aumentar seu controle sobre o poder a riqueza do mundo. Nessa mesma época, estará havendo uma recepção mútua, porque Plutão (regente de Escorpião) transita em Capricórnio (regido por Saturno), o que confirma e corrobora essa previsão.
    O mundo do trabalho tende a se tornar mais rígido, competitivo e exigente e as pessoas que trabalham em empresas tenderão, imperceptivelmente a assumir essas características, tornando-se enérgicas, pragmáticas e determinadas, mas também duras, frias e egoístas. Haverá menos emoção e menos paixão, exceto para os que trabalham de maneira autônoma ou semi-autônoma. A intensidade desse rígido controle emocional poderá somatizar nos sistemas sexual e excretor dessas pessoas. Culturalmente, esse quadro vai fazer prevalecer o cinismo, o sarcasmo, o deboche e o humor-negro. Seriados com temas de vampirismo e ETs continuarão em ascensão franca.
    Finalmente, dado que Escorpião rege a sexualidade (não o sexo como prazer e diversão, que é associado aos signos de fogo, mormente a Leão, mas o sexo como fator de união cúmplice, intimidade e equilíbrio energético) tenderá a haver um extremismo cheio de contradições na cultura sexual humana. De um lado, uma superliberação do sexo-prazer, para todos os gostos, sexualidades e fantasias, de modo a manter as pessoas entretidas e felizes. Por outro lado, haverá repressões pontuais, específicas ou em territórios restritos, de modo a conservar a aura mística que a condição de pecado, coisa proibido e tabu dá ao sexo (valorizando-o assim tanto como mercadoria de consumo como de troca). Como se viu recentemente, mulheres reprimidas ao amamentar em público, ao lado da precoce sensualização de meninas pela mídia, e depois manchetes sobre pedofilia, e por aí vai, sempre se rezando pela cartilha do cinismo e da hipocrisia.
    Visto que Escorpião rege o psiquismo, coisa semelhante deve acontecer com as drogas: estimulação indireta ao uso pela mídia e repressão ostensiva das mesmas. Repressão às atividades esotéricas também deve acontecer, ao mesmo tempo em que sua simbologia é cada vez mais disseminada pela mídia visando a confusão dos valores e, em alguns casos, à propagação de valores antagônicos ao Bem.

    Portanto, em 6/10, com Saturno em Escorpião, os arianos mudam de foco: duas coisas importarão a partir de agora e pelos próximos dois anos e meio.
    Primeiro, estabelecer objetivos para sanear completamente tudo o que diz respeito à vida material, seus bens, suas dívidas e seus recursos. Metas que incluirão comprar imóveis, fazer investimentos diversos, contratar seguro, obter crédito financeiro, ou seja, muita negociação. No caso de haver processos na justiça, financeiros, trabalhistas ou cíveis (nesse caso, resultado de possível divórcio devido à passagem de Saturno em Libra), será hora também de se dedicar com toda a concentração a resolver tudo isso. Se houver dívidas, terão de ser renegociadas; contratos poderão ser renovados e assim por diante, lembrando que o prazo predileto de Saturno é de 30 meses; portanto, esse é o tempo a considerar para investimentos, justiça, financiamento ou parcelamentos.
    Segundo, cuidar da sua energia física, mental e sexual. Para tal recomenda-se ingressar em programas de energização que utilizem técnicas de meditação, yoga, tantra e outras, orientais ou ocidentais. O objetivo é obter equilíbrio e uma melhor relação entre o que você ingere (alimento, ar, energias) e que você consegue produzir em termos de atividade física e mental. Nesse processo, o sexo pode se tornar muito importante. Para alguns arianos, se não houver esse equilíbrio, o sexo poderá até se tornar obsessivo, enquanto que para outros, poderá sofrer um bloqueio do fluxo energético, do prazer e do interesse. Estudar, conhecer-se, buscar terapias sérias e trabalhar isso em você é a maneira de conseguir esse equilíbrio que muito vai beneficiá-lo.
    No período de 2/11 a 1/12, Saturno sofre leve tensão de Urano, quando qualquer das coisas citadas sobre sua passagem por Escorpião poderá vir à baila, requerendo uma atenção urgente.
    De 14/11 até o fim do ano, Saturno será beneficiado por influência de Plutão, que dará concentração, coragem e capacidade de decisão, determinação e força mental para ajudar a resolver essas coisas e perseguir essas metas.


4. JÚPITER
       
    Para os arianos, Júpiter transita por todo o primeiro semestre pelo seu setor dos bens e da fonte de renda, trazendo grande aumento da entrada de dinheiro, especialmente aquele da sua fonte de renda principal (salário ou lucros) e também permitindo a aquisição de bens pessoais para proporcionar maior conforto e regozijo pessoal. Essa influência vai durar até 11/6, portanto, ariano, até lá empenhe-se bastante na produção para aproveitá-la ao máximo.
    Do início do ano até 4/2, Júpiter recebe influência benéfica de Netuno trazendo mais intuição para os negócios. Para atrair ainda mais ganhos, utilize-se das técnicas do Feng-Shui no seu local de trabalho.
    Em 8/2 começa uma poderosa benesse de Plutão sobre Júpiter que durará até 6/4, fornecendo energia mental extra para o seu trabalho, aumentando a intuição e a vontade de expansão.
    De 11 a 23/5 você poderá enfrentar despesas extras envolvendo um parceiro no amor ou nos negócios, e isso tende a gerar algum conflito; acautele-se.
    Mas será a partir de 4/6, no fim da passagem de Júpiter pelo seu setor financeiro, que advirão os maiores desafios na forma de gastos com saúde ou investimentos ilusórios. É melhor evitar qualquer investimento de 4/6 a 17/7, especialmente em coisas obscuras ou misteriosas.
   
    Em 12/6, Júpiter ingressa em Gêmeos, onde espalha ou dissemina a sabedoria para todos, porque está exilado, é como se os mestres saíssem das universidades e resolvessem ensinar no meio das ruas; é como se os gurus saíssem dos templos e viessem pregar em praça pública. Claro que isso gera confusão. Por isso, é preciso ter disciplina e planejamento para que esses novos conhecimentos possam ser assimilados corretamente.
    No mundo, haverá renovação e expansão da educação, das comunicações e também dos meios de transporte. A fantástica disposição de informações que temos hoje será ainda acelerada! O intercâmbio cultural também, todos os seres humanos, praticamente, ficarão conectados numa grande algaravia global. Porém, a superficialidade das informações trocadas, os boatos e a desinformação proposital serão o inimigo a se combater. Todos vão querer estar atualizados, e essa curiosidade muitas vezes se perderá na ilusão da casa dos espelhos e enveredará por extremos: delírios conspiracionistas, pânicos apocalípticos, arrebatamentos fundamentalistas, cooptações satânicas ou o simples e vulgar entorpecimento pela saturada exposição às mídias. Mídias que serão onipresentes.
    Devido a isso e também à melhoria nos transportes, longe e perto se confundirão, estaremos mais próximos de alguém em outra cidade, país ou continente que do vizinho ao lado. Conversas, consultas, cursos, conferências e debates à distância serão cada vez mais comuns. A mania de se ter centenas de amigos recrudescerá, e as relações também tenderão a se superficializar.
    No amor, a instituição conhecida como "ficar" será cada vez mais cultivada, inclusive para várias idades e até para as mulheres. A homo e a bissexualidade serão cada vez mais comuns e aceitas, os armários servirão só para as roupas mesmo.
    Concluindo e resumindo. No plano do conhecimento: multiplicidade rasa, sem direção e muitas vezes equivocada. Teremos de ter uma bússola, um norte e um ideal para não nos perdermos.
    No plano das relações humanas, quantidade e variedade muito mais que qualidade e compromisso. Precisaremos procurar entender a verdadeira serventia dos relacionamentos humanos, sejam de amizade ou amorosos.
       
    Para você, ariano, Júpiter ingressa no seu setor dos contatos, das leituras e dos caminhos. Para o amor, se você então estiver sozinho, é um prognóstico de conhecer alguém muito disposto a ficar com você. Sim, de 12/6 em diante, haverá muita agitação na casa III dos arianos, que é a casa da paquera, do "ficar". Mas isso também significa que você fará novos amigos, muitos contatos, ingressará em novos círculos sociais, talvez por ingressar em algum curso, ou por causa do desejo muito forte de circular, de passear, que vai tomar conta de você. Em alguns casos, esse trânsito coincide com o momento em que se adquire ou troca de carro (aproveitando a melhoria das finanças que Júpiter em Touro lhe trouxe). Poderá também acontecer de você desejar participar mais ativamente das redes sociais, escrever em blogs, se informar de todas as maneiras. De qualquer maneira, vai aumentar muito o seu círculo de amizades e, em meio a tantas novas amizades, poderá surgir um novo amor. Preste atenção àqueles que tiverem os signos de Sagitário ou Peixes em destaque no mapa astral (pegue a data de nascimento do candidato e consulte um astrólogo, quem sabe não será sua alma gêmea...).
   
    Mas Júpiter também está energizando esse que é também o setor da vida intelectual, favorecendo estudos e pesquisas em geral, aprendizado de coisas novas (línguas, habilitações, cursos técnicos, etc.), então aproveite para começar ou terminar aquele curso desejado. Se você pretende prestar concursos ou exames, esse período também é propício para isso.
    De 7/7 até 7/8, Júpiter recebe leve influência positiva de Urano, o que vai acelerar esses encontros, essas escolhas e essas decisões.
    Quase no mesmo período, de 10 a 28/7, há também uma leve desarmonia de Plutão, indicando que velocidade e pressa demais, nas atividades citadas neste tópico, podem causar acidentes de percurso. Então, preste atenção no trânsito, nos novos conhecidos e nos novos meios, e vá com calma com esse entusiasmo todo.
    Em 6/10, Júpiter começa a andar pra trás, então começa um movimento de filtrar os novos contatos, caminhos, conhecimentos, amores, etc. Separar o joio do trigo, a verdade da aparência, e o essencial do superficial. Júpiter só voltará a andar pra frente em 31/1/13, então agora é hora de aproveitar o foi recolhido nesses novos caminhos e seguir com isso, esforçando-se por concluir as coisas começadas, senhores arianos.
    A partir de 9/12 e até 4/1, volta a desarmonia de Plutão e servem novamente as advertências feitas acima.


5. NETUNO
   
    Netuno começa o ano ainda promovendo limpeza no setor dos amigos dos arianos, e também refinando suas metas de longo prazo, mas a partir de 4/2 ingressa no setor espiritual, dando origem a um anseio de busca de respostas, crescimento psicológico, evolução espiritual e purificação do corpo.
   
    No astral de 2012, esse é o trânsito mais importante para a Humanidade como um todo, porque o ingresso definitivo de Netuno em Peixes, signo que ele rege, marcará o início de uma nova consciência espiritual coletiva. Esse trânsito durará 14 anos. Acredita-se que durante essa época, e especialmente neste ano, o ser humano tomará consciência de outras dimensões da existência. Verdades como a existência da alma, a natureza de Deus e dos deuses e anjos, a consciência de que animais e plantas também são seres sencientes, com um tipo de alma e, portanto, com direitos. A constatação de que a vida não existe apenas neste planeta, mas se dissemina pelo Universo afora. Todos ou alguns desses conhecimentos serão revelados. A arrogância do ser humano que não concebe vida fora do seu planetinha, e nem vê alma e sensibilidade nas outras infinitas espécies deste planeta, vai, literalmente, por água abaixo.
    A arrogância da Ciência oficial, racionalista, que se considera a única detentora da verdade igualmente será desmascarada. Muitas coisas acontecerão nos próximos 14 anos, e algumas delas já neste ano, é difícil prever porque Netuno em Peixes só acontece a cada 168 anos, aproximadamente, e é claro que a cada vez encontra uma Humanidade com diferentes necessidades. Neste momento, a premência de rever este cientificismo radical que mantém ocultos muitos mistérios, inclusive sobre a história humana, e que é patrocinado pelo status quo político e corporativo, de um lado, enquanto que, em outro extremo, os fanatismos religiosos de todo tipo, que também de certa maneira labutam mais nas trevas que na luz. Essa cegueira em massa será desvelada pela influência sutil porém poderosa dos valores que Netuno levantará.
    Para mim, a busca da Espiritualidade (e não da religião, necessariamente) é uma de suas chaves. Sempre que historicamente, Netuno passa por Peixes, há importantes mudanças religiosas: religiões surgem, outras se transformam, devido a revelações científicas ou ideológicas que se propagam rapidamente pelo mundo. Assim, neste e nos próximos anos, Netuno promete revelações e revoluções de conceitos profundos capazes de mover massas e deixar marcas durante séculos e sua direção ideológica mais marcante seguirá um sentido global e universalista.
    Outra chave será uma concepção renovada do Amor e, portanto, da sexualidade; prevê-se não exatamente uma volta do romantismo, mas uma retomada e revalorização do sentimento amoroso, da união, da comunhão anímica e espiritual da qual o sexo será o coroamento, e não a motivação básica. E outra chave, ainda, será o resgate da verdadeira Arte, em substituição à falência dos divertimentos viciantes em que as artes foram tornadas, em função de uma indústria cultural que as utiliza como anestésico das massas.
    De 6/6 a 12/11, Netuno, o poeta e místico, caminha para trás, fazendo com que todos nós revisemos e reconsideremos os ideais espirituais, éticos e morais que orientam nossas ações e atitudes. Poderemos rever e mesmo abandonar crenças filosóficas e religiosas que permeiam nossa consciência, buscando desenvolver outras mais coerentes com nossa essência e mais condizentes com nossos verdadeiros valores espirituais. Nesse processo, poderemos renunciar à participação em determinados círculos, bem como deixar de frequentar certos ambientes.
    É um bom momento também para reavaliar nosso modo de vida, e aproveitar o impulso espiritual de Netuno retrógrado para desintoxicarmos nossa mente e nosso corpo. Por exemplo, se há tempos você está com vontade de parar de fumar, ou de comer carne vermelha ou qualquer outra coisa, esse é um bom momento cósmico para fazer essa renúncia. Hábitos intelectuais perniciosos também podem ser abandonados nesse momento, como por exemplo assistir diariamente a  jornalismo policial, novelas, histórias chorosas, tristes... todas essas coisas que perturbam a pureza espiritual da nossa criança interior. Vamos refletir sobre isso, pois praticar a renúncia e a purificação pode ser muito significativo para a melhoria da sua vida.


    Bem, mas para os arianos, em especial, esse trânsito ocorrerá em seu setor espiritual, então essas transformações acontecerão em suas crenças e valores existenciais mais íntimos. Devido à sua natureza investigativa, muitos arianos enveredarão por jornadas espirituais de busca, seja interior, meditativa, ou peregrinatória. Outros optarão por uma abordagem mais psicológica ou psicanalítica, buscando uma satisfação íntima na paz interior. Mas não se enganem, essas experiências meditativas em busca do autoconhecimento e da força interior, nada mais são do que a concentração zen do samurai que depois vai à luta ainda mais forte. Embora, ao longo dos próximos anos, Netuno vai lentamente conseguir tornar os arianos menos competitivos na busca por exterioridades, seja no amor, seja nos negócios, e mais voltado para a conquista interior da satisfação consigo mesmo e na obtenção de um estado de "paz atenta" que os tornará menos ansiosos, urgentes e barulhentos do que tem sido.
    Em 6/6 Netuno começa a retrogradar, então será um momento de reflexão e revisão dos valores espirituais, adequando-os aos novos conhecimentos adquiridos. Em 12/11 volta ao movimento direto, trazendo - a todos - novas revelações...


6. PLUTÃO

    Plutão está em Capricórnio, trazendo novo ciclo de crescimento para as instituições sociais, políticas e econômicas. A tendência maior é pelo fortalecimento das empresas maiores e mais fortes (mas não necessariamente mais tradicionais), que irão absorver as menores e mais fracas. Assim, a economia globalizada tende a se consolidar e as grandes empresas e instituições poderão ficar mais fortes que as próprias nações.
    A crise econômica que já vemos acontecer, especialmente na Europa, permitirá essa reestruturação econômica em grande escala. Blocos político-econômicos regionais também se robustecerão e muitas decisões e planejamentos passarão a ser administrados em grupo. Já vemos hoje "agências" que emitindo uma "nota" conseguem parar ou desestabilizar a economia de todo um país. Sempre que Plutão, historicamente, passa em Capricórnio, vemos uma moeda única ser adotada universalmente (em algum contexto geográfico) e também um fortalecimento dos bancos e outras instituições financeiras. Dívidas soberanas são usadas como justificativa para decretar falências de grandes organizações e de países inteiros. São peixes grandes sendo engolidos por peixes maiores, e nessa guerra de gigantes, o operário, o empregado, o escriturário acaba por perder os poucos direitos que detinha. É só ver o que está acontecendo em Portugal e na Grécia, e que vai ser visto ainda em muitos países ao redor do globo.
    Essa nova ordem mundial terá inicialmente características muito fortes de uma verdadeira plutocracia (palavra que se origina de Plutão), de modo que até 2024 o planeta viverá uma tendência monopolizadora e centralizadora que fará a economia planetária expandir muito, mas as preocupações ambientais e sociais ficarão ainda - infelizmente - relegadas ao segundo plano (embora continuem sendo usadas e abusadas no discurso das empresas e dos governos). Aliás, no plano planetário, Plutão rege o magma e a atividade vulcânica, Capricórnio representa a estrutura da crosta; ou seja, terremotos e erupções vulcânicas serão muito mais frequentes nos próximos 15 anos.
    De 11/4 a 18/9, Plutão anda para trás, em movimento retrógrado, fazendo com que as instituições sociais e econômicas façam uma completa revisão de sua estruturação. É um passo para trás para depois se dar um salto à frente.

    Para você, ariano, Plutão durante todo o ano promoverá transformações na vida profissional, e você será confrontado com o poder econômico e suas leis particulares. Deverá aprender a lidar com poder, grande capital, políticas. Terá de dançar conforme a dança, mas ao mesmo tempo mantendo-se ético e “profissional”. Especializações profissionais serão extremamente importantes para o ariano nos anos que se seguem, agora é só o início desse processo. O período de 11/4 a 19/9 será propício a revisar a maneira de atuar profissionalmente tendo em vista os novos aprendizados.


7. LILITH
   
    A Lilith ficará a maior parte do ano no signo de Touro, trazendo para todos os signos situações apertadas, sufocantes, misteriosas e irregulares na vida financeira e na vida amorosa. No amor, as pessoas necessitarão sentir segurança, estabilidade e certeza dos sentimentos do outro no relacionamento, o que as levará a serem um tanto possessivas e controladoras; crises e brigas por ciúmes serão mais comuns do que nunca. Muitos recorrerão à magia para tentar "amarrar" a pessoa amada, o que provavelmente vai conduzir a um recrudescimento da crise. Com a Lilith, quanto mais se luta por controle, menos se consegue. Por isso haverá também muitas traições, amores ocultos e proibidos. Quanto à sexualidade, homens e mulheres desejarão ser sedutores a toda prova, usar o sexo para conquistar e talvez por causa dessa fixação, deverá haver uma predileção por "parafilias" sexuais.
    Nas finanças, algo semelhante, a obsessão consumista tão estimulada pela publicidade tende a tomar conta de todos, de modo geral; muitos se afundarão em dívidas no afã de ter coisas, de ter tudo, de ter a última versão, etc. Os bancos e instituições financeiras lucrarão muito com juros sobre juros. Essa obsessão também se verá na condição física das pessoas, muitos engordarão anormalmente, enquanto que outros emagrecerão exageradamente, ambos por doenças psicossomáticas ligadas às ideias de posse e controle.

    Portanto, para você, ariano, a Lilith começa o ano no setor financeiro, gerando diminuição de ganhos e possíveis dificuldades ou perdas materiais pelos próximos 8 meses. Pode também trazer situações estreitas, estranhas, misteriosas e também possíveis perdas materiais. Mas esta não é uma influência tão poderosa. Acautele-se e reverta isso através de rituais de prosperidade adequados. Aliás, a energia da Lilith, se bem utilizada, por meio da magia branca, da metafísica, da PNL ou do Feng-Shui, poderá redundar no oposto: na atração de ganhos, lucros e novos bens. Mas é preciso saber trabalhar com as "magias" boas, éticas e alicerçadas na verdadeira luz espiritual. Explicando em outras palavras, para ficar mais claro, nada é bom ou mal por si só. Vamos exemplificar com uma bruxa (um dos mais veementes símbolos de Lilith). A bruxa em si não é boa nem má, mas ela tem poder. Se você é amigo da bruxa, tratá-la bem e for generoso para ela, ela vai ser muito mais generosa ainda com você. Mas se você desprezá-la, ignorá-la, mesmo por ignorância de sua existência, ela pode prejudicar você. Ou não. Bem, bruxas existem por aí, mas eu estava só ilustrando. Na verdade, estou falando de todas as energias invisíveis e "misteriosas" que a Lilith representa. Por exemplo, se acima da sua cama há uma viga, uma trave, abaixo do teto, ao longo de meses você poderá ficar doente, cansado durante o dia, fatigado, sua vida poderá "travar". O conhecedor de Feng-Shui logo detectaria a causa do problema, mas você a ignora, então se torna vítima dela. Foi isso que eu quis dizer com desprezar ou ignorar a "bruxa" na metáfora acima.

    Até o dia 22/4, a Lilith caminhará junto com Júpiter, cuja influência já descrevi, portanto, dependendo do que você vibrar, poderá limitar a influência de Júpiter (mas só talvez em 10%, porque Júpiter é muito mais forte), ou mesmo multiplicar seu potencial, e aí sim, de modo exponencial.
    No período de 4/2 a 7/4, a Lilith recebe influência positiva de Plutão (que em algumas mitologias é referenciado como seu companheiro), o que a deixa mais boazinha, favorecendo o sua ação generosa.
    De 21/6 até 11/8, a Lilith enfrentará uma leve influência ruim de Saturno, e isso indicará um recrudescimento de problemas financeiros devido a exigências ou necessidades de um parceiro no amor ou comercial. Atritos e discussões por causa de dinheiro e bens.
   
    Finalmente, em 12/9, a Lilith ingressa no seu setor dos contatos sociais, fazendo com em meio aos muitos contatos que Júpiter estará trazendo (visto acima), haja alguns mentirosos, falsos ou de má índole, normalmente mulheres, no caso. Homens estarão sujeitos a seduções inescrupulosas, interesseiras.
    No mesmo dia, a Lilith recebe ainda influência tensa de Netuno, que dura até 14/10, o que aumenta ainda mais o perigo de ilusões com certas pessoas, como o canto falso da sereia. Muito cuidado, preste atenção, procure conhecer bem as pessoas com quem vai se envolver.
    E de 17/10 até 13/11, é Urano que influência a Lilith, agora positivamente, fazendo com que os arianos estejam mais atraentes e sedutores ao fazer uso da palavra (falada ou escrita), vindo a brilhar em meios sociais físicos ou virtuais.

    Bom ano para você!

Um comentário:

Anônimo disse...

amei a suas palavras obrigada pela lembrança do meu ser ariano, bjos.