sábado, 22 de maio de 2010

cigarro




Eu fumei cigarros por 25 anos! Parei de fumar há 2½ anos (ainda lembro: 28/5/2009). Parei simplesmente, não utilizei método, adesivo, remédio... nada. Só parei. Bem, usei de dois expedientes para isso, é verdade. O primeiro deles é que, como dividia a casa com outras pessoas, me obriguei a fumar apenas no quintal ou no jardim (mesmo que estivesse chovendo...), isso já me fez diminuir a quantidade de cigarros. O segundo foi que, uns 6 meses antes de parar de fumar, eliminei o hábito de tomar café, o que era o maior de todos os gatilhos para me fazer fumar. Dessa maneira (tendo de fumar no quintal e sem café), o número diário de cigarros foi diminuindo gradual e naturalmente. Quando vi, estava fumando 2 ou 3 cigarros por dia, só. Então resolvi parar... e parei! Não sofri, não sofri nadinha mesmo. Eu fumava uns 10 maços por mês (não é muito), então calculo que, tendo parado há um ano, economizei uns 400 reais. Legal! Calculo também que, tendo fumado durante 25 anos, tenha gastado uns 10.000 reais com cigarros em minha vida. Puxa vida! Daria pra comprar um carro! Talvez o valor seja maior, porque quantas vezes não ia tomar um café apenas para desfrutar de um cigarro "bem fumado"...? E os isqueiros, e os cinzeiros...? Porém, e obviamente, o dinheiro gasto não foi o maior prejuízo. E o tempo gasto? Porque fumar exige hábitos... Mas, pergunta inevitável: e a saúde? Bem, seja como for, eu parei. E não sinto a mínima falta mesmo. Escrevo isso apenas para fumantes indecisos. Vai firme! Corte os "gatilhos" que o fazem fumar e depois simplesmente pare. Dispense "métodos" e essa porcaria toda. Você pode! É lógico que pode. Pra mim, o cigarro foi apenas uma muletinha pra minha timidez, pra minha hesitação, uma muletinha pequenininha, de uns 8 centímetros... Hoje não preciso dela, aliás, nunca precisei: eu tenho o direito de me intimidar ou de hesitar. Intimido-me e hesito mesmo, e daí? Mas não preciso mais da muletinha... E respiro melhor, sinto muito melhor todos os sabores e todos os aromas, e nenhuma mulher mais reclama do meu hálito... Dois anos e meio já: parabéns pra mim mesmo!

Nenhum comentário: