quarta-feira, 23 de setembro de 2009

4. FAÇA POR SUA VIDA O QUE DESEJA QUE OS OUTROS FAÇAM POR VOCÊ

LEIA ARTIGO 1: AVIDA CONVERSA COM A GENTE

Pautamos nossa vida, deixamos de fazer coisas e fazemos coisas de que não gostamos, bloqueamos partes de nosso temperamento pra não chocar os outros, tornamo-nos medíocres e comuns pelos outros. E fazemos tudo isso porque queremos que os outros nos dêem tudo aquilo que queremos: atenção, admiração, consideração, respeito, ajuda, tempo e amor. Ou seja, vivemos o tempo todo um enorme utilitarismo, abusando de nós mesmos e usando as pessoas que amamos. Para se livrar desse utilitarismo e viver a vida plenamente, é muito simples:
Basta substituir "os outros" pela Vida. Achamos que precisamos dos outros (todos em nossa vida), mas precisamos da Vida, da infinita fonte de energia, recursos, criatividade e sentimentos a que estou chamando aqui de Vida, como também podemos chamar de Deus, Universo, Cosmos, energia vital, chi, mônada, etc.
Na verdade, o que queremos é:
Que a Vida nos dê atenção, atendendo a nossos desejos e necessidades;
Que a Vida nos dê ouvido, respondendo a nossas dúvidas;
Que a Vida nos dê carinho (do inglês "to care"= cuidar), cuidando de nós;
Que a Vida nos dê admiração, "mirando junto conosco" para nos ajudar a atingir as metas;
Que a Vida nos dê consideração ("siderar com, orbitar com"), ficando sempre do nosso lado;
Que a Vida nos dê respeito, ("res" = coisa) essa "coisa" boa no peito;
Que a Vida nos dê ajuda, impulsionando nossas ações;
Que a Vida nos dê coisas materiais boas e fartas;
Que a Vida nos dê tempo para evoluir, crescer e atingir metas;
Que a Vida nos dê amor ("a-mor", isto é, ausência de morte);
Que a Vida nos dê prazer, prazer em fazer, em ser e em viver o tempo todo.
Então, se a Vida nos trata do jeito que nós tratamos a vida (a única que temos: a nossa vida, ou seja, nós mesmos) então cumpre perguntarmo-nos:

* Estou dando atenção (não pros outros) pra Vida, pra minha vida, pra mim mesmo? Isto é, estou atendendo a meus desejos, necessidades e aspirações?
* Estou dando ouvido (não pros outros) pra Vida, pra minha vida, pra mim mesmo? Isto é, estou ouvindo minha alma, minha criança interior? Estou respondendo a ela com palavras de confiança para tranquilizá-la, como eu faria com qualquer outra criança?
* Estou dando carinho (não pros outros) pra Vida, pra minha vida, pra mim mesmo? Isto é, estou cuidando de mim, de meu corpo e de minha alma? Estou sendo bom conselheiro, bom educador pra mim mesmo? Estou me alimentanto de boas coisas, de boas emoções, de bons sentimentos?
* Estou dando admiração (não pros outros) pra Vida, pra minha vida, pra mim mesmo? Isto é, estou feliz com minhas realizações, minha auto-estima está ok? Estou apoiando minhas obras, minhas construções, meus verdadeiros talentos?
* Estou dando consideração (não pros outros) pra Vida, pra minha vida, pra mim mesmo? Isto é, eu fico sempre do meu lado, ou orbito outras pessoas, sendo satélite de outros?
* Estou dando respeito (não pros outros) pra Vida, pra minha vida, pra mim mesmo? Isto é, há um sentimento de dignidade, de integridade, uma coisa boa, uma sensação boa, do Bem, dentro de meu peito?
* Estou dando ajuda (não pros outros) pra Vida, pra minha vida, pra mim mesmo? Isto é, estou procurando melhorar-me, pela auto-ajuda, e melhorar minhas realizações, aprendendo novas coisas, para me apoiar de todas as formas?
* Estou dando coisas materiais (não pros outros) pra Vida, pra minha vida, pra mim mesmo? Isto é, há prosperidade material na minha vida, eu estou me permitindo ter o dinheiro suficiente, estou me permitindo ser rico o suficiente?
* Estou dando tempo (não pros outros) pra Vida, pra minha vida, pra mim mesmo? Isto é, estou reservando tempo pra mim mesmo, sempre que preciso, tempo para aprender, evoluir, cuidar da alma, da cabeça? Ou nunca tenho tempo pra mim mesmo, gasto todo o tempo livre com distrações, para evitar pensar naquilo que fere meu orgulho?
* Estou dando amor (não pros outros) pra Vida, pra minha vida, pra mim mesmo? Isto é, estou realmente vivo o tempo todo? Ou busco anestésicos pra me fazer de morto pela vida?
* Estou dando prazer (não pros outros) pra Vida, pra minha vida, pra mim mesmo? Isto é, estou procurando fazer tudo em minha vida, exercício profissional, tarefas domésticas, etc., com prazer, o tempo todo; ou preciso ficar buscando prazeres apenas como compensações pelas coisas que não gosto de fazer, mas faço porque acho que tenho de fazer?

Claro que não pretendo que as pessoas virem monges, de hora pra outra, e abdiquem das boas coisas da vida, e nem mesmo daquelas que não são assim tão boas... Acredito que para não viver essas coisas como vícios, não usá-las como o viciado usa drogas, seria interessante cuidar da alma. Claro, você pode tomar sua cerveja no fim da tarde, bater papo furado e até assistir sua novela predileta (argh!), mas pode também ter equilíbrio suficiente para conseguir não fazer dessas coisas distrações apenas para fugir de si mesmo. Se você foge de si, se você fica fora de si, se você fica longe de si mesmo... essa é a verdadeira solidão. Solidão não é a falta dos outros, solidão é a falta de si mesmo. Porque você se liga em tudo... tudo! Menos em você...
Por isso, a conclusão dessa série será uma Meditação para você poder entrar em contato mais íntimo e amoroso com você mesmo.
CONTINUA...

Nenhum comentário: