terça-feira, 21 de outubro de 2008

Culinária


Como realçar o sabor dos alimentos


SENHORAS E SENHORES: OOO... ... ... CHUCHU !!


Se ou quando eu tiver um restaurante, se tiver que testar um novo cozinheiro, o teste que farei será: cozinhe esses chuchus e os deixe com gosto de ... chuchus! Porque o chuchu, de todos, é o legume que tem menos sais, vitaminas e pigmentos (coisas que dão sabor), então, fazer chuchu com gosto de chuchu é um desafio. Claro que qualquer um pode fazer chuchu com gosto de qualquer coisa... Mas fazer chuchu com o gostinho de "verde" que ele tem, não é para qualquer um.
Em arte culinária, há 3 agentes básicos no preparo de receitas: A. realçadores de sabor B. diluidores de sabor C. abafadores de sabor
Realçadores de sabor, os mais importantes, são óleo e calor (refogados, frituras e confitamentos), cebola, sal, glutamato monossódico (realçador do sabor umami, o quinto sabor), pimenta do reino e a pressão de uma panela fechada. Diluidores de sabor são a água e o tempo de cozimento, além de ingredientes de sabor "neutro", como farinhas, leite, etc. Abafadores de sabor são temperos ou ingredientes marcantes como alho, ervas, caldos, vinagres, etc., que "matam" ou encobrem o sabor do ingrediente principal.
Assim, para realçar o sabor "verde" do chuchu, que é tão sutil, evitei qualquer diluidor ou abafador, e abusei um bom número de realçadores, conforme a receita abaixo, e funcionou. Mesmo sendo integrado ao molho branco, meu chuchu continuou com gosto de chuchu!

Chuchu Realçado ao Molho Branco

Ingredientes

3 chuchus médios (maduros)
1 cebola grande
½ xícara de óleo (um óleo sem sabor marcante, como canola)
sal
glutamato monossódico
pimenta do reino

Para o Molho Branco

2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
aproximadamente 2 xícaras de leite
sal (pouco)

Modo de Fazer

1. lavar os chuchus, cortar suas pontas (de 1/2 a 1 cm) e esfregar como se fosse uma esponjinha contra o corte no chuchu, para ir retirando a espuminha branca (gosma), lavar novamente, descascar, cortar em cubinhos de 0,5 cm de aresta e mergulhar em água com gotas de limão.

2. picar a cebola e refogar no óleo, numa panela de pressão aberta, adindo pitadas de sal para ela soltar água e não queimar.

3. escorrer o chuchu, passar num nova água e adir ao refogado.

4. se necessário, juntar mais óleo, para não queimar, mas nunca água.

5. no final do refogamento, corrigir o sal e adir pimenta do reino.

6. ao dar o ponto, fechar a panela de pressão, esperar apitar e então apagar; reservar.

7. fazer o molho branco, derretendo a manteiga com um pouco de óleo comum, para não queimá-la, adir a farinha, mexer até começar a dourar, ir acrescentando o leite aos poucos até obter o molho branco (quando ao passar a colher de pau você consegue ver o fundo da panela). Juntar o chuchu, misturar e servir!

Tente, experimente e... comente!

Nenhum comentário: