quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Glossário

55 PALAVRAS, CUMPRIMENTOS E EXPRESSÕES MAIS FALADAS
EM FRANCÊS


Criei este glossário para aquelas palavras e expressões, em geral os cumprimentos, que fazem parte do dia-a-dia de quem fala francês. Se você os estudar e memorizar, isso vai ajudar muito sua comunicação com os franceses, seja você estudante, turista ou alguém que está a trabalho na França ou em qualquer outro país que fale francês.



1. Bonjour = Bom dia

2. Bonsoir = Boa noite

3. Bonne nuit = Boa noite (antes de dormir)

4. Salut = Oi / Ola

5. Au revoir = Até a vista!

6. S’il vous plaît / S’il te plaît = Por favor (formal / informal)

7. Merci (beaucoup) = Obrigado/a (Muito obrigado/a)

8. De rien = De nada

9. Je vous en prie = De nada (formal) / vá em frente.

10. Bienvenu(e) = Bem vindo/a

11. Allons-y! = Vamos!

12. A tout à l’heure = Até breve!

13. A plus tard = Até mais tarde

14. A bientôt = Até logo

15. A demain = Até amanha

16. Je suis désolé(e) = Desculpe-me

17. Pardon ! = Perdão!

18. Excusez-moi! = Perdoe-me!

19. Comment allez-vous ? = Como vai você? (formal)

20. Je vais bien = Eu vou bem

21. Très bien / mal = Muito bem / mal

22. Ça va ? = Tudo bem? (informal)

23. Ça va. = Tudo bem. (informal resposta para Ça va ?)

24. Oui / non = Sim / não

25. Comment vous appelez-vous ? = Como você se chama? (formal)

26. Tu t’appelles comment ? = Como você se chama? (informal)

27. Je m’appelle… = Eu me chamo…. (note que a palavra “nome’ em Francês significa ‘nome de familia’, não o seu primeiro nome.)

28. Enchanté(e) = Muito Prazer! (Encantado!)

29. Monsieur, Madame, Mademoiselle = Senhor, senhora, senhorita

30. Mesdames et Messieurs = Senhoras e senhores

31. Vous êtes d’où ? / Vous venez d’où ? = De onde você vem? (formal)

32. Tu es d’où ? / Tu viens d’où ? = De onde você vem? (informal)

33. Je suis de… / Je viens de… = Eu sou de…

34. Où habitez-vous ? = Onde você mora? (formal)

35. Tu habites où ? = Onde mora? (informal)

36. J’habite à… = Eu moro na/em…

37. Quel âge avez-vous ? = Que idade você tem? (formal)

38. Tu as quel âge ? = Que idade você tem? (informal)

39. J’ai ____ ans. = Eu tenho ____ ans.

40. Parlez-vous français ? / Tu parles anglais ? = Você fala Francês? (formal) / Você fala inglês? (informal)

41. Je parle allemand. = Eu falo alemão

42. Je ne parle pas espagnol. = Eu não falo espanhol.

43. Comprenez-vous? / Tu comprends? = Compreendes/entendes? (formal / informal)

44. Je comprends = Eu compreendo/entendo.

45. Je ne comprends pas = Eu não compreendo/entendo.

46. Pouvez-vous m’aider ? / Tu peux m’aider ? = Pode me ajudar? (formal / informal)

47. Bien sûr. = Claro!

48. Comment ? = O quê? Perdão?

49. Tenez / Tiens = Está aqui / Toma (formal / informal)

50. Je sais = Eu sei

51. Je ne sais pas = Eu não sei

52. Où est … / Où sont … ? = Onde e  … / Onde ficam … ?

53. Voici / Voilà = Tá aqui… / Cá está.

54. Il y a … / Il y avait… = Há / existe… / Havia /existia…

55. Comment dit-on ____ en français ? = Como se diz ____ em Francês ? 

Nenhum comentário: