domingo, 12 de fevereiro de 2012

Horóscopo 2012



1/1 a 31/12/2012

PREVISÕES COMPLETAS PARA CAPRICÓRNIO

 
1. PLUTÃO

    Plutão está em Capricórnio, trazendo novo ciclo de crescimento para as instituições sociais, políticas e econômicas. A tendência maior é pelo fortalecimento das empresas maiores e mais fortes (mas não necessariamente mais tradicionais), que irão absorver as menores e mais fracas. Assim, a economia globalizada tende a se consolidar e as grandes empresas e instituições poderão ficar mais fortes que as próprias nações.
    A crise econômica que já vemos acontecer, especialmente na Europa, permitirá essa reestruturação econômica em grande escala. Blocos político-econômicos regionais também se robustecerão e muitas decisões e planejamentos passarão a ser administrados em grupo. Já vemos hoje "agências" que emitindo uma "nota" conseguem parar ou desestabilizar a economia de todo um país. Sempre que Plutão, historicamente, passa em Capricórnio, vemos uma moeda única ser adotada universalmente (em algum contexto geográfico) e também um fortalecimento dos bancos e outras instituições financeiras. Dívidas soberanas são usadas como justificativa para decretar falências de grandes organizações e de países inteiros. São peixes grandes sendo engolidos por peixes maiores, e nessa guerra de gigantes, o operário, o empregado, o escriturário acaba por perder os poucos direitos que detinha. É só ver o que está acontecendo em Portugal e na Grécia, e que vai ser visto ainda em muitos países ao redor do globo.
    Essa nova ordem mundial terá inicialmente características muito fortes de uma verdadeira plutocracia (palavra que se origina de Plutão), de modo que até 2024 o planeta viverá uma tendência monopolizadora e centralizadora que fará a economia planetária expandir muito, mas as preocupações ambientais e sociais ficarão ainda - infelizmente - relegadas ao segundo plano (embora continuem sendo usadas e abusadas no discurso das empresas e dos governos). Aliás, no plano planetário, Plutão rege o magma e a atividade vulcânica, Capricórnio representa a estrutura da crosta; ou seja, terremotos e erupções vulcânicas serão muito mais frequentes nos próximos 15 anos.
    De 11/4 a 18/9, Plutão anda para trás, em movimento retrógrado, fazendo com que as instituições sociais e econômicas façam uma completa revisão de sua estruturação. É um passo para trás para depois se dar um salto à frente.
   

    Portanto, capricorniano, Plutão ingressou em seu signo em dezembro de 2009 e permanecerá nele por mais doze anos, promovendo uma lenta transformação. Aos poucos, várias qualidades e virtudes serão adquiridas ou aperfeiçoadas pelos capricornianos. Algumas giram em torno da ideia de renúncia. No caso, renunciar a tudo o que é supérfluo ou de somenos importância, para se concentrar apenas naquilo que é absolutamente essencial. Na vida profissional, você passará a se especializar exatamente naquilo que considera ser sua maior contribuição para o mundo. Em muitos casos, a recompensa financeira não será o motor do seu desejo de produzir, mas apenas uma consequência natural. Por outro lado, Plutão em Capricórnio nos remete aos grandes capitais, por isso é bem possível que em sua atividade profissional você tenha de gerir somas vultosas, o que fará com muita ética e responsabilidade. Qualquer que seja seu trabalho, sentirá um apelo espiritual para fazer sua parte na reformulação das instituições e na maneira como o capital e o poder se estruturam no mundo capitalista. Você vai desejar fazer revelações e denúncias, e por isso seu emprego e suas integridades moral e física poderão até correr riscos, dependendo da dimensão do vespeiro que for cutucar.
    Nas relações familiares, você aos poucos se tornará mais crítico e exigente, não no sentido do conservadorismo, mas no que diz respeito às responsabilidades de cada um. Se não tomar cuidado, poderá se tornar um rígido partidário do trabalho acima de tudo ou um fanático pela acumulação material. Poderá também ficar neurótico com questões de segurança e controle. Muito cuidado, pois Plutão é um radical e é também uma bomba-relógio: se você se tornar rígido demais, autoritário demais, exigente demais, alguma coisa acabará arrebentando. Se você for pai, mãe ou educador, reveja seus conceitos antes que fiquem obsoletos, especialmente aqueles que dizem respeito a família, patrimônio e trabalho. Você terá de reformar seus próprios valores diante de um mundo e de novas gerações que simplesmente não aceitarão a imposição de regras dogmáticas na base do “é assim porque sempre foi assim”. Com Plutão no seu signo, rupturas são possíveis a qualquer momento, seja no relacionamento afetivo, na família ou no trabalho. O momento mais crítico para isso, em 2011, é de 11/4 a 19/9.
   
   
2. SATURNO

    Saturno começa o ano em Libra, onde fica até 5/10. A passagem de Saturno em Libra, para toda a humanidade, significa a necessidade urgente de reformar a maneira como os relacionamentos amorosos estão acontecendo. Devido às mudanças sociais, culturais e morais que vem ocorrendo nas últimas décadas, são necessárias uma nova consciência e uma nova responsabilidade nesse âmbito. A forma geral do casamento que vem de dois mil anos atrás, no ocidente, não parece mais atender às necessidades de mulheres e de homens. Mudanças “recentes” (em relação a dois milênios) trouxeram muita confusão. A instituição do divórcio, a emancipação feminina, a revolução sexual, a aceitação da homossexualidade e a liberdade conquistada pelos jovens são algumas dessas mudanças. É notório que quase não existe mais a sequência namorar, noivar, casar que antes era tão natural. Hoje existe o “ficar”, e o “ficar” pode ser múltiplo. E não só os adolescentes ficam: as gerações mais velhas, especialmente os homens, gostaram dessa história de “ficar”, e hoje tem muita gente até da terceira idade “ficando”...
    Antigamente, o casamento era realmente “até que a morte os separe”, mas atualmente isso não existe mais. E aqui cabe uma explicação espiritualista: devido a um grande número de pessoas estarem encarnadas, o fato da Terra estar superpovoada, as experiências cármicas duram quatro, sete ou doze anos no máximo. Por isso hoje é absolutamente normal uma pessoa ter dois ou três casamentos. Uma relação que dura até a morte pode acontecer, claro, mas dificilmente será a primeira da vida. E perante tudo isso, um grande número de homens e mulheres ainda vive na ilusão e não aceita essas verdades. Por isso vemos homens cuja mulher o deixa, e ele não aceita que ela tenha outro homem, chegando muitas vezes à violência. Por isso vemos mulheres que não se conformam com o fim de um relacionamento, como se fosse uma questão de honra, e apelam obsessivamente para todo tipo de tentativa de reconquistar o parceiro, até mesmo para a magia negra (quando se afundam mais e mais...).
    Enfim, Saturno em Libra traz a consciência de que os relacionamentos não servem apenas para se obter sexo e prestígio, senhores, e nem para se obter companhia e atenção, senhoras. Um relacionamento afetivo precisa existir em todos os planos da vida e ter a participação de todas as funções psicológicas: sexo, vontade, emoção, afeto, razão, intuição e espiritualidade. Notem que são sete funções, e Libra é o sétimo signo, não por acaso. No mapa astral, o setor dos relacionamentos é o sétimo. Um relacionamento amoroso existe para proporcionar a ambos os parceiros a oportunidade de crescer psicológica e espiritualmente, por isso dizemos que as relações são cármicas. Mas carma não significa castigo, e sim aprendizado. Libra é balança, equilíbrio, justiça, igualdade, amizade, fraternidade e compromisso. Não existe relacionamento saudável sem essas qualidades. Este é o sentido do comprometimento: comprometer-se consigo mesmo e com o ser amado a participar dessa jornada de crescimento psicológico e espiritual a dois. Que também incluirá, naturalmente, o crescimento material a dois, o crescimento intelectual a dois, o crescimento familiar a dois, e assim por diante, abrangendo todos os aspectos da vida sem, no entanto, coibir a liberdade de cada parceiro. Isto é, se seu homem gosta de jogar futebol aos sábados, mulher, você não precisa ir jogar com ele, ou ficar lá assistindo sem muita vontade, e nem ele precisa deixar de jogar bola, como você, no íntimo, adoraria...
    O que quero dizer é que não funciona evolutivamente um relacionamento no qual o casal se encontra duas vezes por semana para transar e só. Não funciona, mas eu conheço diversos que são assim, e que duram meses ou anos... As pessoas, especialmente as mulheres, precisam perder a esperança. Como digo, quem espera sempre cansa! Esperar que o parceiro vá melhorar com o tempo... Não vai! O relacionamento, desde o primeiro encontro, tem quatro meses para se estabelecer como namoro. Quatro meses, não mais; é tempo suficiente para se fazer as adaptações e ajustes necessários na sua vida se você estiver realmente disposto a ter um relacionamento de verdade. Veja bem, considero muito positiva a experiência do “ficar”, porque permite que o jovem conheça e faça um “test-drive” com vários outros jovens, sem compromisso e com segurança (espera-se!) até encontrar uma pessoa compatível. Note que eu usei a palavra “jovem”. Você, mulher de trinta, que quer ainda ter dois filhos, não tem tempo para “ficar”! E se o gajo estiver enrolando, caia fora! Quatro meses para firmar o namoro, conhecer amigos e familiares de ambos, viajarem passando uma semana inteira juntinhos pra sentir o baque do espelho do banheiro de manhã; e um ano aproximadamente para planejarem a vida em comum. Porque Saturno é razão e Libra é sentimento: então razão sobre os sentimentos, se você quiser um relacionamento estável e que apóie seus objetivos de vida, precisa colocar a razão em primeiro lugar. Precisa ser responsável!


    Portanto, seu regente Saturno permanece quase todo o ano em seu setor profissional, lembrando a seus regidos a importância essencial do trabalho profissional. Enfatizando que o objetivo mais importante desse mister, qualquer que seja sua profissão, não é o dinheiro que vai ganhar, nem o poder que talvez exerça e nem mesmo o status social que este lhe concede. A razão maior para o exercício profissional é a doação, a promoção humana, é fazer o bem – de alguma maneira – para alguém. É muito importante lembrarmos isso num mundo em que marcas e empresas valem muito mais do que pessoas.
    Assim, capricorniano, se você estiver fazendo a coisa certa, se está seguindo sua vocação, se ama o que faz e se aufere satisfação íntima pelo bem que seu trabalho causa a pessoas, então Saturno certamente vai promover seu crescimento profissional, dar-lhe estabilidade e reconhecimento. Caso contrário, Saturno só lhe trará mais obrigações, tarefas árduas e penosas. E haverá até a possibilidade de você mudar de emprego, o que seria uma oportunidade para procurar um trabalho, função, empresa ou profissão mais de acordo com seus anelos. O período em que uma mudança pode acontecer vai de 9/2 a 26/6, quando você estará revisando sua vida profissional.
    Do início do ano até 3/4, Saturno recebe aspecto fortemente benéfico de Netuno, indicando que novos aprendizados, cursos ou contatos estarão auxiliando você na carreira profissional. O seu idealismo está sendo açulado por esta influência.

   
    Em 6/10, Saturno ingressa em Escorpião (no seu setor social), e o mundo fica meio paranóico, preocupado com ameaças sociais, tanto econômicas como políticas (ou mais exatamente militares), medos muitas vezes irracionais, que criam um clima coletivo pesado, fazendo crescer o interesse pelas coisas ocultas (temas de ocultismo, profecias e de terror), pelo poder e pela corrupção, enfatizando o denuncismo e beirando o conspiracionismo. Porém, descontando-se os exageros, nessas épocas realmente acontecem coisas marcantes. Crises econômicas sérias em alguns países, já que Saturno é o veto, a impossibilidade, e Escorpião é o desejo, o poder aquisitivo; haverá recessão, corte de créditos, choques econômicos, contenção de dívidas e maior custo do dinheiro.
As crises cooperarão para que haja mudanças em regimes fechados e militaristas, mas também a exploração econômica de massas beirando o trabalho escravo (como temos na China hoje), formação e consolidação de blocos econômicos e a intervenção militar das grandes potências para "policiar" o mundo. Os controles de fronteira para "manter à distância" populações mais carentes se tornarão mais rigorosos e eficientes.
    Na vida das pessoas, haverá mais interesse (ou necessidade) de se envolver em recursos corporativos, finanças conjuntas, cooperativas, compras coletivas e seguros. Os impostos terão um controle muito maior, tornando-se quase impossível a sonegação. A economia informal tende a ser absorvida pelo sistema econômico devido a novas e rígidas leis financeiras de que ninguém vai conseguir se furtar. Cada pessoa será menos "dono" do seu dinheiro, pois terá menos poder sobre ele, menos liberdade para utilizá-lo. O dinheiro em si será cada vez mais um conceito (uma cifra em uma memória de computador) do que algo palpável. Porém, isso não inibirá o crescimento do crime organizado, que ficará mais organizado e violento.
     As grandes corporações financeiras tendem a consolidar ainda mais o seu domínio sobre a economia mundial, e toda a riqueza do planeta será concentrada em poucos grupos. A publicidade, em especial a institucional, tende a ganhar ainda mais espaço e tempo nas mídias e também na paisagem urbana, ainda que às vezes de maneira simbólica (disfarçada). Técnicas de controle mental (como mensagens subliminares) serão ainda mais utilizadas.
    De modo resumido, por meio dos poderes econômico, policial, judiciário e militar (todos de Escorpião), as grandes corporações ou estados totalitários (Saturno) vão aumentar seu controle sobre o poder a riqueza do mundo. Nessa mesma época, estará havendo uma recepção mútua, porque Plutão (regente de Escorpião) transita em Capricórnio (regido por Saturno), o que confirma e corrobora essa previsão.
    O mundo do trabalho tende a se tornar mais rígido, competitivo e exigente e as pessoas que trabalham em empresas tenderão, imperceptivelmente a assumir essas características, tornando-se enérgicas, pragmáticas e determinadas, mas também duras, frias e egoístas. Haverá menos emoção e menos paixão, exceto para os que trabalham de maneira autônoma ou semi-autônoma. A intensidade desse rígido controle emocional poderá somatizar nos sistemas sexual e excretor dessas pessoas. Culturalmente, esse quadro vai fazer prevalecer o cinismo, o sarcasmo, o deboche e o humor-negro. Seriados com temas de vampirismo e ETs continuarão em ascensão franca.
    Finalmente, dado que Escorpião rege a sexualidade (não o sexo como prazer e diversão, que é associado aos signos de fogo, mormente a Leão, mas o sexo como fator de união cúmplice, intimidade e equilíbrio energético) tenderá a haver um extremismo cheio de contradições na cultura sexual humana. De um lado, uma superliberação do sexo-prazer, para todos os gostos, sexualidades e fantasias, de modo a manter as pessoas entretidas e felizes. Por outro lado, haverá repressões pontuais, específicas ou em territórios restritos, de modo a conservar a aura mística que a condição de pecado, coisa proibida e tabu dá ao sexo (valorizando-o assim tanto como mercadoria de consumo como de troca). Como se viu recentemente, mulheres reprimidas ao amamentar em público, ao lado da precoce sensualização de meninas pela mídia, e depois manchetes sobre pedofilia, e por aí vai, sempre se rezando pela cartilha do cinismo e da hipocrisia.
    Visto que Escorpião rege o psiquismo, coisa semelhante deve acontecer com as drogas: estimulação indireta ao uso pela mídia e repressão ostensiva das mesmas. Repressão às atividades esotéricas também deve acontecer, ao mesmo tempo em que sua simbologia é cada vez mais disseminada pela mídia visando a confusão dos valores e, em alguns casos, à propagação de valores antagônicos ao Bem.


    Portanto, Saturno vai se ocupar da sua vida social e a busca de suas metas de longo prazo pelos próximos dois anos e meio, dando ênfase à sua necessidade de se encaixar socialmente, encontrar os círculos dos quais deseja fazer parte, e fazer por merecer sua inclusão neles, além de brilhar e alcançar sucesso e destaque pessoal. Essa necessidade advem da sua grande consciência social, ética e política. Você deseja deixar sua marca no mundo, deseja participar, e esse é o momento para fazê-lo. A vontade de ser conhecido, de ser popular tornou-se muito comum atualmente, com o advento das mídias sociais, nas quais todos querem ter milhares de “amigos” ou de “seguidores”. Mas no seu caso, capricorniano, isso é uma necessidade para conseguir construir aquilo que você pretende, seja para si e sua família, seja para a sociedade.
    Porém, o setor agora ativado por Saturno também remete a outras metas e objetivos pessoais, de foro mais particular, coisas que você vem perseguindo há muito tempo, como ter sua casa própria, mudar-se para outra região ou outro país, fazer uma longa viagem e coisas assim. Tudo isso agora vai se encaixar num todo sinalizando qual é o rumo da sua vida.
   
    De 6/10 a 19/11, Netuno estará agregando idealismo, sede de conhecimento e paixão pela diversidade social e cultural do mundo, fazendo com que você se relacione cada vez mais multiplamente, em todos os tipos de interação social, presenciais ou virtuais.
    De 2/11 a 1/12, Urano faz leve tensão com Saturno, indicando que sua família irá implicar com tanta interação social, mas se deixe perturbas, só você conhece seus objetivos.
    E de 14/11 até o fim do ano, Saturno recebe apoio suave de Plutão, indicando que a transformação que ocorre dentro de você está fluindo muito bem e prazerosamente com seus novos caminhos e círculos sociais, e que suas metas de vida estão ficando mais claras.
   
   
3. JÚPITER

    Júpiter começa 2012 no seu setor dos namoros, da arte e do esporte. Caso ainda esteja sozinho, é extremamente provável que venha a conhecer alguém muito interessante com quem começará um namoro. Essa pessoa provavelmente terá os signos de Sagitário ou Peixes proeminentes em seu mapa natal, será livre, desimpedida, alegre, culta, bem-humorada, talvez um profissional liberal ou pequeno empresário. Viverão juntos momentos de muito prazer e alegria, seus sentimentos e sua sexualidade ficarão muito estimulados.
    Caso você seja casado ou esteja namorando firme, Júpiter no setor do namoro trará uma renovação da vida afetiva e sexual do casal. Para que isso aconteça, poderão fazer alguma nova atividade juntos, pois novos desafios vividos a dois têm o dom de reaproximar o casal mesmo quando a rotina já está instalada no relacionamento. Assim, sugere-se que pratiquem junto um novo esporte, como por exemplo, vôlei, equitação, caminhadas ou uma arte marcial; ou então que façam um curso de arte como dança ou teatro; ou ainda, simplesmente realizem uma viagem no estilo aventureiro.
    No entanto, se o desgaste do casamento ou mesmo do namoro for grande, Júpiter poderá trazer a separação, e muitas vezes uma terceira pessoa estará envolvida nesse processo. Resumindo: é renovar ou começar algo novo.
   
    De 8/2 a 6/4, Júpiter recebe forte influência benéfica de Plutão, aumentando a paixão e a coragem e estimulando ainda mais a sexualidade, fazendo com que você se sinta muito seguro e autoconfiante na vida amorosa. Já de 11 a 23/5, Júpiter recebe leve tensão de Saturno, indicando que o tempo gasto com namoro e lazer, e a desconcentração que isso está gerando vai provocar críticas de um superior no trabalho.
    O setor rege também a arte e o esporte, então se você é artista ou esportista profissional ou amador, Júpiter está lhe dando muito empenho, energia e vontade de crescer nessas atividades. Pode ser que resolva fazer um curso para melhorar suas qualidades e potenciais.

    Em 12/6, Dia dos Namorados, Júpiter ingressa em Gêmeos e no seu setor do dia-a-dia profissional e doméstico. Júpiter em Gêmeos espalha ou dissemina a sabedoria para todos, porque está exilado, é como se os mestres saíssem das universidades e resolvessem ensinar no meio das ruas; é como se os gurus saíssem dos templos e viessem pregar em praça pública. Claro que isso gera confusão. Por isso, é preciso ter disciplina e planejamento para que esses novos conhecimentos possam ser assimilados corretamente.
    No mundo, haverá renovação e expansão da educação, das comunicações e também dos meios de transporte. A fantástica disposição de informações que temos hoje será ainda acelerada! O intercâmbio cultural também, todos os seres humanos, praticamente, ficarão conectados numa grande algaravia global. Porém, a superficialidade das informações trocadas, os boatos e a desinformação proposital serão o inimigo a se combater. Todos vão querer estar atualizados, e essa curiosidade muitas vezes se perderá na ilusão da casa dos espelhos e enveredará por extremos: delírios conspiracionistas, pânicos apocalípticos, arrebatamentos fundamentalistas, cooptações satânicas ou o simples e vulgar entorpecimento pela saturada exposição às mídias. Mídias que serão onipresentes.
    Devido a isso e também à melhoria nos transportes, longe e perto se confundirão, estaremos mais próximos de alguém em outra cidade, país ou continente que do vizinho ao lado. Conversas, consultas, cursos, conferências e debates à distância serão cada vez mais comuns. A mania de se ter centenas de amigos recrudescerá, e as relações também tenderão a se superficializar.
    No amor, a instituição conhecida como "ficar" será cada vez mais cultivada, inclusive para várias idades e até para as mulheres. A homo e a bissexualidade serão cada vez mais comuns e aceitas, os armários servirão só para as roupas mesmo.
    Concluindo e resumindo. No plano do conhecimento: multiplicidade rasa, sem direção e muitas vezes equivocada. Teremos de ter uma bússola, um norte e um ideal para não nos perdermos.
    No plano das relações humanas, quantidade e variedade muito mais que qualidade e compromisso. Precisaremos procurar entender a verdadeira serventia dos relacionamentos humanos, sejam de amizade ou amorosos.

    Portanto, para você, capricorniano, Júpiter agora vai tratar durante um ano das suas atividades do dia-a-dia. Você terá um grande aumento de trabalho e de produtividade. Caso trabalhe com clientes, haverá uma grande multiplicação deles. Terá de despender muita energia física e mental no trabalho nos próximos meses. Caso esteja desempregado ou insatisfeito com o atual emprego, certamente neste período encontrará um emprego de seu agrado, com incremento de ganhos! Caso esteja já bem empregado, esse poderá ser o momento de uma promoção, com aumento de responsabilidades e também de ganhos. Você contará com a ajuda de um igual ou superior no trabalho, mais experiente, que fará as vezes de “mestre” para você, ensinando-lhe pormenores e manhas de suas novas funções. Neste período, seu trabalho poderá exigir que aperfeiçoe seus conhecimentos também por meio de leituras ou cursos. Haverá provavelmente viagens a trabalho.
    De 4/6 até 17/7, Júpiter recebe forte influência tensa de Netuno, indicando um conflito entre contatos sociais e trabalho: você poderá estar perdendo muito tempo e energia com conversas pouco produtivas pessoalmente ou por meios eletrônicos, atrapalhando sua produtividade profissional ou com os cuidados da casa. Você poderá também estar misturando os canais, relacionando pessoas da família, vizinhos, colegas de estudo, colegas de trabalho e amigos, tudo meio embolado, abrindo espaço para intrigas, fofocas e mal-entendidos que  poderão terminar por prejudicar sua imagem. Separe seus contatos em listas e selecione bem quem pode acessar.
    Mas, nesse período ainda, pode simplesmente acontecer que dificuldades de deslocamento cotidiano esteja atrapalhando seu desempenho no trabalho. Nesse caso, possivelmente você terá de mudar de caminhos ou veículos ou mesmo de trabalho!
    De 7/7 a 7/8, Júpiter recebe leve ajuda de Urano, indicando que um contato vindo da família poderá ajudar muito em seu trabalho, talvez até um novo emprego. Por outro lado, novidades tecnológicas em casa facilitarão seu dia-a-dia.
    No período de 10 a 28/7, Júpiter é levemente tensionado por Plutão: algumas pessoas no ambiente de trabalho, colegas ou superiores, não estarão gostando das mudanças que você vem apresentando: mais seguro, mais decidido, mais assertivo... problema deles, continue com suas mudanças.
    Em 6/10, Júpiter passa a andar pra trás, diminuindo um pouco o ritmo das atividades diárias. De 9/12 até o fim do ano, volta a tensão de Plutão descrita no parágrafo anterior.


4. URANO
   
    Urano em Áries está trazendo à Humanidade uma transformação e reestruturação social e política, com mudanças radicais e abruptas, na forma de revoluções pontuais. O discurso que as move, e as move tecnologicamente por celulares e redes sociais (Urano), é de caráter humanitário: direitos humanos, liberdades individuais, direito de voto, direito à liberdade religiosa (particularmente à liberdade de ser não-religioso), direitos de opção sexual e direitos das minorias em geral. Essas liberdades individuais específicas ganharão notória promoção e serão obtidas com surpreendente velocidade, notavelmente as das crianças e jovens, a liberdade sexual e a liberdade de expressão. Por outro lado, a tecnologia dos estados e das empresas, instâncias que cada vez mais se confundem e se equiparam, obterá controle e registro sobre cada ato de cada indivíduo. Então o que veremos é um aumento de certas liberdades individuais e, ao mesmo tempo, uma grande perda de privacidade. Em outras palavras: "você pode ser o que quiser e pensar o que quiser, desde que seja e pense como todo mundo", ou seja, a filosofia do "politicamente correto". Urano em Áries traz o começo da prevalência da massa Humanidade sobre o indivíduo Humano. As diferenças deixam de existir: isso é bom? Teremos de refletir sobre nossas escolhas. Utilizamos a tecnologia ou a tecnologia nos utiliza? Quero ser aceito por todos ou quero me aceitar como sou?
    Aparentemente, essa luta pela liberdade social segue os ideais aquarianos (Urano rege Aquário) de igualdade, fraternidade e liberdade. Mas muitos enxergam por trás disso a tentativa de implantação de um governo mundial, global e totalitário. Como sabemos, Urano regeu na História os movimentos totalitaristas, como aqueles que resultaram na União Soviética e seus satélites (Aquário). Enquanto que Áries remete ao poder absoluto e invencível, propugnado no mito nazista da "raça ariana" pretensamente superior.
    Já há algum tempo que nosso número individual num grande cadastro nacional (no Brasil, RG e CPF; nos EUA, nº do Seguro Social) é mais importante que nosso nome de família. O retrato da vida de uma pessoa já pode ser localizado em um único site na internet (Facebook), pelo menos para 1/7 da população mundial. Com Urano em Áries caminhamos para ser indivíduos indistintos, equalizados (mas não iguais) e uniformizados (ideologicamente) fazendo parte de uma grande população entrelaçada em redes. Foi o que previu Marilyn Fergusson, no livro "A Conspiração Aquariana" de 1980. Redes, como as redes sociais, em que os laços são horizontais e bidimensionais; ao contrário da estrutura orgânica e tridimensional que tínhamos antes: a organização em família, bairro, cidade e país.
    Em função dessa perda de identidade orgânica, perde-se o sentimento de pertencimento, o que levará a maioria a "identificar-se" com modismos, tribos, clubes, religiões fundamentalistas ou então a buscarem popularidade, ainda que momentânea e virtual (ter muitos amigos nas redes, por ex.). Uma minoria, porém, desenvolverá o gosto pela franqueza, verdade e transparência, resultando em um denuncismo generalizado, e em ações pontuais, anônimas, virtuais, como invasões ou disseminação de segredos por hackers. Isso poderá resultar numa guerra tecnológica a ser travada por meio de algoritmos de informática dentro da rede de computadores, como já se vê (Wikileaks, Anonymous).
    Outros, ainda, optarão por ações radicais que podem redundar em grandes reviravoltas, situações imprevistas, explosivas e intempestivas, com risco eminente de violência: fanatismo, rebeldia, revoluções, anarquismo, rebeliões e greves deverão acontecer principalmente contra governos, grandes corporações, igrejas e as instituições que os representam. Mas também há o risco de ações extremistas (bombas, incêndios, sabotagens) cometidas por indivíduos, sejam loucos, títeres manipulados remotamente ou ambos (como já estamos vendo acontecer).

    No plano planetário teremos a sequência de acidentes naturais mais ou menos com a mesma intensidade. Áries rege o ferro, que forma o núcleo líquido da Terra, cujo giro forma nosso campo magnético. Urano vai aumentar as alterações desse giro, podendo gerar anomalias no magnetismo terrestre, alguns esperam a inversão dos pólos, mas não posso afirmar isso. De qualquer forma, esse desequilíbrio do "balanço" deste grande pião que é nosso planeta, acelerará as erupções vulcânicas, terremotos e, consequentemente, o risco de tsunamis, bem como aumento dos temporais, tempestades, raios e ventanias súbitas, tornados e furacões. O desequilíbrio térmico também ficará mais extremo, aquecimento de modo geral, ondas incomuns de calor aqui, ondas incomuns de frio ali, e assim por diante.
    Frente a todos esses desafios ambientais, a tecnologia humana vai ter de encontrar soluções. Embora inicialmente, erros serão cometidos, devido à urgência das situações críticas, é consenso dos astrólogos que a criação, afinal, se sobrepujará à destruição. Urano em Áries inaugura uma nova onda tecnológica muito avançada, e muito rápida, especialmente em eletrônica, nanotecnologia, robótica e comunicações. Também notadamente nas áreas policial e militar. Surgirão muitas invenções e grandes descobertas científicas, também na neurologia (Áries corresponde à cabeça). Passaremos a usar outras fontes de energia alternativas, que ainda não utilizamos, a não ser experimentalmente e também outras que a ciência ainda nem conhece. Acredito que haverá muito progresso na física em relação a certos mistérios clássicos como a natureza da energia, da luz, da matéria e da gravidade. Áries também simboliza a vida e Urano, o extraordinário e o cósmico; o ser humano entrará em contato com outras dimensões existenciais tanto na Terra como fora dela.
   
    No âmbito dos relacionamentos, Urano em Áries está criando uma nova forma de seduzir: "eu te seduzo com minha liberdade". Só haverá relações duráveis se houver liberdade para que a essência da individualidade e da privacidade de cada parceiro seja preservada, pois na atual época o indivíduo passa a ser - para o bem ou para o mal - a célula-mater da sociedade, que até então era a família. Para o mal, porque os valores familiares: autoridade, respeito aos mais velhos, união, cooperação, aos poucos vai caindo por terra. Exemplos disso são crianças (Áries) que se "divorciam" (Urano) dos pais, ou que denunciam o pai ou a mãe por maus-tratos ou restrição da liberdade. Enfim, os direitos individuais falam mais alto que os direitos paternos. Agora, o novo pai que protege (Áries), garantindo os direitos humanos, é o Grande Irmão que a tudo vê e monitora com seus olhos e controles tecnológicos (Urano). Mas relacionamento com liberdade precisa de confiança e comprometimento, que só poderá surgir da espontaneidade, do despojamento das máscaras (Urano em Áries). "Eu te confesso que sou como sou e assim te seduzo".    
    Enfim, Urano em Áries é o ciclo inicial de um novo grande ciclo e, como tal, traz mais perguntas que respostas. As respostas dependerão de nós.
   
   
    Portanto, capricorniano, Urano começa o ano no seu setor familiar, fazendo mudanças na vida familiar e doméstica com um sentimento de urgência. Alguns fatos ocorrerão de forma precipitada e surpreendente, e você precisará de rapidez de pensamento, criatividade e adaptabilidade para lidar com algumas dessas situações. Essas mudanças no setor doméstico e familiar continuarão acontecendo nos próximos seis anos, o que significa que você poderá passar por muitas mudanças de residência, ou mudanças e reformas na residência. A estrutura familiar (quem mora com quem) também poderá mudar várias vezes. Se você mora com os pais, esse é o momento em que trabalhará para conseguir morar sozinho e obter sua independência.
    Muitas vezes, haverá discussões e atritos em família, um clima sujeito a explosões repentinas e gratuitas. O sinal de que isso estará acontecendo será uma sucessão de problemas com eletricidade ou equipamentos eletrônicos em casa. Mudanças terão de ser feitas e por isso rupturas acontecerão. De 14/7 até 15/12 é o período em que tais rupturas têm mais chance de acontecer.
   
    De 24/3 até o fim do ano, Urano enfrenta forte tensão vinda de Plutão, indicando que as mudanças que você está realizando na sua vida como um todo, e muito especialmente em relação à família, que foram descritas no tópico 1., gerarão um forte conflito com sua família, ou aceleração todas as mudanças descritas neste tópico com muita força e determinação da sua parte. Muita energia emocional explosiva está envolvida aqui, por isso você deverá usar de autocontrole, estratégia e política para resolver as coisas calmamente. Capricorniano, note que isso vai durar grande parte do ano, por isso muna-se de paciência!
   

5. NETUNO

    No astral de 2012, esse é o trânsito mais importante para a Humanidade como um todo, porque o ingresso definitivo de Netuno em Peixes, signo que ele rege, marcará o início de uma nova consciência espiritual coletiva. Esse trânsito durará 14 anos. Acredita-se que durante essa época, e especialmente neste ano, o ser humano tomará consciência de outras dimensões da existência. Verdades como a existência da alma, a natureza de Deus e dos deuses e anjos, a consciência de que animais e plantas também são seres sencientes, com um tipo de alma e, portanto, com direitos. A constatação de que a vida não existe apenas neste planeta, mas se dissemina pelo Universo afora. Todos ou alguns desses conhecimentos serão revelados. A arrogância do ser humano que não concebe vida fora do seu planetinha, e nem vê alma e sensibilidade nas outras infinitas espécies deste planeta, vai, literalmente, por água abaixo.
    A arrogância da Ciência oficial, racionalista, que se considera a única detentora da verdade igualmente será desmascarada. Muitas coisas acontecerão nos próximos 14 anos, e algumas delas já neste ano, é difícil prever porque Netuno em Peixes só acontece a cada 168 anos, aproximadamente, e é claro que a cada vez encontra uma Humanidade com diferentes necessidades. Neste momento, a premência de rever este cientificismo radical que mantém ocultos muitos mistérios, inclusive sobre a história humana, e que é patrocinado pelo status quo político e corporativo, de um lado, enquanto que, em outro extremo, os fanatismos religiosos de todo tipo, que também de certa maneira labutam mais nas trevas que na luz. Essa cegueira em massa será desvelada pela influência sutil porém poderosa dos valores que Netuno levantará.
    Para mim, a busca da Espiritualidade (e não da religião, necessariamente) é uma de suas chaves. Sempre que historicamente, Netuno passa por Peixes, há importantes mudanças religiosas: religiões surgem, outras se transformam, devido a revelações científicas ou ideológicas que se propagam rapidamente pelo mundo. Assim, neste e nos próximos anos, Netuno promete revelações e revoluções de conceitos profundos capazes de mover massas e deixar marcas durante séculos e sua direção ideológica mais marcante seguirá um sentido global e universalista.
    Outra chave será uma concepção renovada do Amor e, portanto, da sexualidade; prevê-se não exatamente uma volta do romantismo, mas uma retomada e revalorização do sentimento amoroso, da união, da comunhão anímica e espiritual da qual o sexo será o coroamento, e não a motivação básica. E outra chave, ainda, será o resgate da verdadeira Arte, em substituição à falência dos divertimentos viciantes em que as artes foram tornadas, em função de uma indústria cultural que as utiliza como anestésico das massas.
    De 6/6 a 12/11, Netuno, o poeta e místico, caminha para trás, fazendo com que todos nós revisemos e reconsideremos os ideais espirituais, éticos e morais que orientam nossas ações e atitudes. Poderemos rever e mesmo abandonar crenças filosóficas e religiosas que permeiam nossa consciência, buscando desenvolver outras mais coerentes com nossa essência e mais condizentes com nossos verdadeiros valores espirituais. Nesse processo, poderemos renunciar à participação em determinados círculos, bem como deixar de frequentar certos ambientes.
    É um bom momento também para reavaliar nosso modo de vida, e aproveitar o impulso espiritual de Netuno retrógrado para desintoxicarmos nossa mente e nosso corpo. Por exemplo, se há tempos você está com vontade de parar de fumar, ou de comer carne vermelha ou qualquer outra coisa, esse é um bom momento cósmico para fazer essa renúncia. Hábitos intelectuais perniciosos também podem ser abandonados nesse momento como, por exemplo, assistir diariamente jornalismo policial, novelas, histórias chorosas, tristes... todas essas coisas que perturbam a pureza espiritual da nossa criança interior. Vamos refletir sobre isso, pois praticar a renúncia e a purificação pode ser muito significativo para a melhoria da sua vida.


    Portanto, capricorniano, Netuno inicia 2012 ainda criando dificuldades na sua vida financeira, como vem fazendo nos últimos quinze anos, mas a partir de 4/2 ingressa no setor dos contatos e dos deslocamentos do seu signo.
    Lenta e progressivamente, haverá uma substituição dos seus contatos sociais, profissionais e familiares: você se preocupará em ter por perto, conversar todo dia, visitar e atualizar em suas redes sociais pessoas que tenham mais a ver com você em termos espirituais ou artísticos. Se você for um capricorniano mais místico, dará ênfase cada vez maior aos contatos com pessoas que compartilham da sua fé; se você for mais do tipo artístico e musical, selecionará aos poucos pessoas que compartilham dos seus estilos prediletos.
    Os verdadeiros sentimentos e a afetividade espontânea serão os valores primários na escolha das pessoas com quem você vai conviver, além da identificação espiritual e cultural, como já dissemos. Esse processo ocorrerá concomitantemente com o trânsito de Plutão no seu signo, ao longo dos próximos catorze anos. E o filtro de Plutão trabalhará em comum acordo com o filtro de Netuno, em busca dos mesmos objetivos de vida. De 6/6 em diante, você já sentirá a necessidade de realizar alguns cortes em suas listas de contato.
    Com relação aos deslocamentos diários, Netuno vai torná-lo preguiçoso, você vai querer ficar mais tempo em casa. Vai também passar a se preocupar menos com rapidez e velocidade e dar mais valor à calma e ao conforto. Isto é, preferirá viajar de navio que de avião, por assim dizer. Poderá, com o tempo, vir a gostar de morar em regiões litorâneas, ou próximas a lagos ou rios.


6. MARTE

    Marte começa 2012 no setor intelectual de Capricórnio, dando muita energia, interesse, curiosidade e grande vontade de adquirir conhecimentos que o levará a fazer cursos, leituras, estudos ou pesquisas. Essa busca poderá também seguir pelo caminho espiritual, buscando conhecer e participar de outras religiões. Ou poderá desejar conhecer outras culturas, viajando para viver, estudar ou trabalhar algum tempo no exterior. De qualquer forma, com Marte envolvido, sempre temos uma briga, uma batalha, ou seja, você procurará conhecimento, religião ou cultura por estar "brigando" com seus valores atuais: questionando, duvidando, contestando. Portanto, essa busca será bem enfática, discutida, rebelde, dúvidas surgirão a todo instante. Essa passagem de Marte dura um tempo recorde, se estendendo até 3/7.
    Em 25/1, Marte retrocede, e esse afã diminui em intensidade. Entre 2/3 e 1/4, Marte recebe influência fortemente favorável de Plutão, que enfatizará a vontade de romper com as diretrizes culturais, ideológicas, políticas e/ou religiosas que o vinham norteando até aqui. De 20/3 a 12/5, Marte sofre tensão de Netuno, indicando que você já estará em contato com pessoas, escolas, ambientes culturais ou religiosos cujas novas informações acentuarão todo esse questionamento.
    Em 15/4, Marte volta ao movimento direto, e você fica ainda mais decidido a iniciar cursos, estudos, viagens ou iniciações religiosas, políticas, etc. E de 26/4 a 29/5, volta a influência de Plutão, agregando vontade e determinação às novas buscas.

   
    Finalmente, em 4/7, Marte ingressa no seu setor profissional, onde haverá novidades, mudanças, talvez uma pessoa nova num plano de chefia acima de você, ou novos e exigentes clientes. Você estará cheio de iniciativas e novas ideias, e muito pró-ativo, decidido e opinativo. Deverá, entretanto, pensar bem antes de emitir suas opiniões, porque sem dúvida também sofrerá críticas, oposições e pressões. Saiba como direcionar sua energia de maneira produtiva, porém não tão combativa.
    De 3 a 30/7, Marte recebe forte influência benéfica de Júpiter, indicando que a expansão e melhoria do seu rendimento no dia-a-dia profissional, descrita no tópico 3., estará trazendo mais força e poder à sua posição na empresa ou junto aos clientes. Bom momento para reivindicações.
    Contudo, no período de 8 a 27/7, Marte recebe fortes influências negativas de Urano e de Plutão. Esse pode ser o período mais tenso do ano. As mudanças que estão acontecendo com você mesmo, tornando-o mais determinado, ambicioso e político, poderão fazê-lo confrontar colegas ou superiores no trabalho, trazendo retaliações na forma de críticas, discussões ou desafios impostos. Essa contenda corre o risco de terminar com sua saída, voluntária ou não, do emprego. Seja estratégico!
    Ao mesmo tempo, a família poderá estar questionando suas atitudes profissionais, causando um ambiente de discórdia também em casa, não permitindo que seu descanso seja adequado. Ou ainda, pode ser que uma mudança de residência ou até de cidade estimule-o a procurar outro emprego.
    De 6 a 24/8, Marte se junta a Saturno, ajudando-o a tomar decisões profissionais importantes, como visto no tópico 2. Quase na mesma época, de 19/8 até 4/9, Marte estará recebendo aspecto fortemente benéfico de Netuno, indicando que os novos contatos sociais e aprendizados também o estarão estimulando e aumentando sua autoconfiança para tomar essas decisões.

    Em 24/8, Marte ingressa no seu setor social, deixando você mais ativo socialmente e desejoso de ingressar em novos círculos (inclusive virtuais). Neste período poderá também haver discussões, embates, confrontos ou mesmo brigas em ambientes sociais. Você poderá ser alvo de críticas ou agressões verbais. É melhor reunir suas energias para se concentrar em suas metas pessoais, em vez de revidar qualquer tipo de ataque; evite ir a certos lugares.
    De 29/8 a 9/9, Marte recebe leve harmonia de Plutão, trazendo a você mais autoconfiança e prazer em suas participações sociais e mais clareza quanto às metas de longo prazo.

    Em 8/10, Marte ingressa no seu setor espiritual, então será uma época propícia ao recolhimento e fortalecimento de suas proteções espirituais. Propício a tirar férias. Cuide também da saúde, especialmente dos músculos e tendões das pernas. De 9 a 22/10, Marte recebe influência forte favorável de Urano, indicando que uma situação familiar poderá ajudar no seu descanso. Entre 22/10 e 3/11, Marte recebe leve tensão de Júpiter, portanto tarefas e problemas do dia-a-dia profissional ou doméstico estarão novamente à sua espera.

    Marte ingressa em seu signo solar, Capricórnio, em 18/11 e fica até 27/12, período em que haverá muita pressão sobre você. Enfrentará oposições na forma de críticas, cobranças, discussões e até mesmo agressões verbais ou físicas. Em compensação você estará muito mais ativo e objetivo, disposto a lutar para se defender e para obter o que deseja. No amor, se você é homem, seu poder de sedução estará elevado. De 17 a 29/11, Marte recebe forte tensão de Urano, indicando novamente conflitos com a família, e mais um momento em que é possível uma ruptura, saída ou mudança de casa. E de 21/11 a 3/11, Marte se junta a Plutão dando muita decisão, confiança, coragem e determinação para executar as mudanças em vários âmbitos da sua vida que você ficou planejando, preparando e ensaiando durante o ano todo.
    Finalmente, em 27/12, Marte vai para o setor financeiro, mas isso já é assunto para 2013.


7. LILITH

    A Lilith ficará a maior parte do ano no signo de Touro, trazendo para todos os signos situações apertadas, sufocantes, misteriosas e irregulares na vida financeira e na vida amorosa. No amor, as pessoas necessitarão sentir segurança, estabilidade e certeza dos sentimentos do outro no relacionamento, o que as levará a serem um tanto possessivas e controladoras; crises e brigas por ciúmes serão mais comuns do que nunca. Muitos recorrerão à magia para tentar "amarrar" a pessoa amada, o que provavelmente vai conduzir a um recrudescimento da crise. Com a Lilith, quanto mais se luta por controle, menos se consegue. Por isso haverá também muitas traições, amores ocultos e proibidos. Quanto à sexualidade, homens e mulheres desejarão ser sedutores a toda prova, usar o sexo para conquistar e talvez por causa dessa fixação, deverá haver uma predileção por "parafilias" sexuais.
    Nas finanças, algo semelhante, a obsessão consumista tão estimulada pela publicidade tende a tomar conta de todos, de modo geral; muitos se afundarão em dívidas no afã de ter coisas, de ter tudo, de ter a última versão, etc. Os bancos e instituições financeiras lucrarão muito com juros sobre juros. Essa obsessão também se verá na condição física das pessoas, muitos engordarão anormalmente, enquanto que outros emagrecerão exageradamente, ambos por doenças psicossomáticas ligadas às ideias de posse e controle.
   

    Portanto, a Lilith começa o ano no seu setor dos namoros, das artes e dos esportes. No namoro você correrá o risco de sofrer seduções inescrupulosas, com interesse puramente sexual, ou de ter seus desejos manipulados em função de interesses financeiros. Não acredite em tudo o que ouvir! Haverá inveja em torno de seu relacionamento amoroso, o que poderá resultar em fofocas e intrigas e na tentativa de armações para manipular seus ciúmes. Cuidado com a maledicência e também com o chamado “vampirismo”, desconfie de pessoas que o seduzem com elogios baratos, manipulando seu ego, que é uma forma de sugar suas energias. Devido a todas essas tentações, há risco de traição por parte da pessoa amada. Fique muito atento aos sinais.
    Do início do ano até 22/4, a Lilith se junta a Júpiter, trazendo poder de sedução e excitação às mudanças que este planeta está promovendo na sua vida amorosa, artística e esportiva, conforme descritos no tópico 3.
    De 4/2 a 7/4, a Lilith recebe forte influência harmônica de Plutão que, para muitas mitologias é tido como seu companheiro, de modo que suas implicações negativas ficam quase que neutralizadas.
    Entre 21/6 e 11/8, a Lilith recebe leve tensão de Saturno, portanto suas aventuras amorosas ou suas atividades de lazer poderão repercutir mal em seu ambiente profissional. Seja discreto e elegante.
   
    Em 12/9, a Lilith ingressa no seu setor do dia-a-dia profissional e doméstico, inaugurando um período de 10 meses propenso a confusões, saias justas, fofocas, intrigas, puxadas de tapete e maledicência no ambiente de trabalho e até no doméstico. Cuidado com pessoas contratadas. Podem acontecer furtos, roubo de informações ou sabotagens. Outro perigo é assédio sexual. Muita atenção será necessária.
    Entre 12/9 e 14/10, essas coisas estarão mais fortes, e poderão "vazar" para suas redes sociais, ou pela vizinhança, conhecidos, etc. Controle o tanto quanto possível o fluxo de informações sobre seu trabalho e sua rotina.
    E no período de 17/10 a 13/11, a Lilith recebe leve apoio de Urano, indicando que uma providencial ajuda da família trará alívio a algumas dessas situações.

    Bom ano pra você, capricorniano!

Nenhum comentário: