quinta-feira, 19 de maio de 2011

Metafísica


UM CONTO DE DOIS CÉREBROS

a diferença entre a forma de pensar do homem e da mulher 

por Mark Gungor






O CONTO DOS DOIS CÉREBROS - MARK GUNGOR
(transcrição por Lucas Aureli)




(Gungor se dirige para um busto que representa o cérebro masculino.)

"Quero começar com o cérebro do homem.
O cérebro do homem é único. O cérebro do homem é feito de pequenas caixas.
E ele tem uma caixa para tudo: tem um caixa para o carro, tem um caixa para o dinheiro, tem um caixa para o trabalho, tem um caixa para a esposa, tem um caixa para as crianças, tem um caixa para a sogra, em algum lugar do porão...
Ele tem caixas em todo lugar, e a regra é: as caixas não se encostam! 
Quando um homem discute um assunto em particular, ele vai para aquela caixa em particular, tira aquela caixa, abre aquela caixa e ele discuta apenas o que está NAQUELA caixa! Certo? E então ele fecha a caixa e coloca de volta com muito, muito cuidado, para não tocar em nenhuma outra caixa.

(Então Gungor se dirige para o busto que representa o cérebro da mulher, faz o sinal da cruz, e se explica.)

"Desculpe, meu lado católico apareceu. Não sou católico, mas fui pra uma escola católica quando criança. Eu tinha uma freira que ensinava sobre o inferno como se tivesse nascido e se criado lá. Me fez bem na verdade. Foi bom. 
O cérebro da mulher é bem diferente do cérebro do homem. O cérebro da mulher é feito uma grande bola de fios. E tudo está conectado a tudo. O dinheiro está conectado ao carro, que está conectado ao trabalho, e as crianças... e até a sua mãe. É como a supervia da internet. E é tudo comandado por uma energia que chamamos de: emoção. É um dos motivos porque as mulheres tendem a se lembrar de tudo! Porque se você pegar um evento e conectar a uma emoção, grava na sua memória, e você se lembra para sempre. A mesma coisa acontece com os homens, só não acontece tanto, porque sinceramente, nós não nos importamos... Mulheres se importam com tudo! E elas adoram..."

(Agora, Gungor volta para o cérebro masculino.)

Agora, os homens tem uma caixa em seu cérebro que a maioria das mulheres desconhece. Essa caixa em particular não tem nada dentro. Verdade. De fato, a chamamos de 'A Caixa do Nada'. E de todas as caixas que o homem tem no cérebro, a caixa do nada é a sua favorita. Se um homem tiver a chance, ele vai pra caixa do nada sempre. Por isso um homem consegue fazer algo que parece morte cerebral por horas. Como pescar... E eles amam, por isso um cara consegue sentar na frente da TV e... (gesto de ficar zapeando com o controle remoto...) E claro, isso leva as esposas à loucra, porque elas vão dizer: 'PARE! Você não pode estar assistindo nada'. E ele: 'não estou... vá embora!' 
E efetivamente mediu-se isso: há alguns anos a Universidade da Pensilvânia fez um estudo, e descobriu que o homem tem a habilidade de pensar em absolutamente nada e ainda respirar. Sabe, eles conectaram todos os fios e afins, observaram a atividade cerebral, e... 'acho que ele morreu'... Hein?
As mulheres não conseguem. Elas não conseguem. A mente delas nunca pára. E elas não entendem a caixa do nada. E isso as deixa loucas. Porque nada deixa uma mulher mais louca, ou a faz se sentir mais irritada do que ver um homem não fazendo nada! Agora, uma das grandes revelações que eu vejo nas mulheres, é essa coisa da caixa do nada. 'Ah! tudo parece fazer sentido!...' E vejo mulheres dizendo: 'Eu posso ir nessa caixa do nada com ele?' NÃO! Por que não? Porque aí já é alguma coisa. Além do que, ela vai entrar e... 'Sabe, esse lugar precisa de umas fotos... Uma mesa aqui, umas flores...' 'NÃO! Nada, saia, não queremos nada!' 
Agora isso explica como homens e mulheres lidam com o estresse. Quando um homem está estressado tudo o que ele quer fazer é correr para sua caixa do nada. É assim que fazemos. A última coisa que queremos fazer quando estamos estressados é conversar. Não queremos falar sobre isso, nós só queremos... (gesto de não fazer nada). É claro que isso as deixa loucas. Uma mulher vê um homem nesse estado vegetativo e vai dizer: 'Está pensando em quê?' E ele: 'Nada!' 'Você tem de estar pensando em algo!' 'Não, não estava pensando em nada...vá embora...' É assim que lidamos com o estresse, nós só... (gesto de desligar). 
Agora, quando uma mulher está estressada, ela TEM de conversar! Se ela não conversar, o cérebro dela vai literalmente explodir. Então ela começa... 'eu não sei, meu marido... nunca pensei nisso... meu irmão e a noiva...' E eu conheço homens que correm das esposas quando elas fazem isso. Eu digo: 'por que você correu dela?' 'Porque não sei o que dizer a ela!' Eu digo: 'Meu Deus homem, quem disse a você pra dizer algo a ela?' Ela não quer que você diga nada. Muitos homems se sentem obrigados, quando você começa a explicar o seu stress, se sentem obrigados a solucionar pra você. Porque é isso que um homem faz: um homem só conta seus problemas pra outro homem na esperança de que esse homem ajude a solucionar. Ok? Mas ela não é um homem! E se você tentar solucionar, ela vai te matar. Ela não quer seu conselho. Ela não quer sua ajuda. Ela quer que você CALE A BOCA E ESCUTE. Algumas mulheres: 'É isso aí, diga pra ele! Diga pra ele calar a boca.

Nenhum comentário: