quinta-feira, 24 de março de 2011

Música

Essa maravilhosa música de amor americana, que inclusive foi cantada por Elizabeth Taylor em uma cena clássica (embora parece que sua voz aguda e meio desafinada tenha desagradado aos críticos de plantão), traduz uma expressão inglesa intraduzível: "Send in the Clowns" significa: Chame os Palhaços, ou seja, quando ALGO DÁ ERRADO, em um show (ou na vida), chame os palhaços pra distrair o público enquanto se conserta a coisa. 

RENATO RUSSO
SEND IN THE CLOWNS


(tradução)
QUE ENTREM OS PALHAÇOS 

Não é precioso?

Nós somos um par?
Eu aqui, finalmente no chão,
Você no meio do ar.
Que entrem os palhaços.



Não é um deleite?

Não vai aquiescer?

Alguém que anda chorando,

Alguém que não pode se mexer.

Onde estão os palhaços? 

Que entrem os palhaços.


Logo quando comecei

A transpor o limiar,

Descobrindo finalmente

Que era com você que eu queria ficar,

Fazendo novamente minha entrada

Com o charme usual,
Minha fala decorada,
Ninguém estava lá.


Você não gosta de farsa?
Erro meu, aceito.
Pensei que você queria o que eu queria -
Desculpe o mau jeito.
Mas onde estão os palhaços?
É bom que hajam palhaços.
Rápido, que entrem os palhaços.

Mas que surpresa.
Quem poderia prever
Que eu viria a sentir por você
O que você sentia por mim?
Logo agora quando posso ver
Que você se afastou por fim?
Que surpresa.
Que clichê.

Não é precioso?
Não é difícil?
Errando o passo depois de tanto tempo
No meu ofício?
Rápido, que entrem os palhaços.
Não se incomode - eles estão aqui









LETRA EM INGLÊS


Isn't it rich?
Are we a pair?
Me here at last on the ground,
You in mid-air.
Send in the clowns.

Isn't it bliss?
Don't you approve?
One who keeps tearing around,
One who can't move.
Where are the clowns?
Send in the clowns.

Just when I'd stopped opening doors,
Finally knowing the one that I wanted was yours,
Making my entrance again with my usual flair,
Sure of my lines,
No one is there.

Don't you love farce?
My fault I fear.
I thought that you'd want what I want.
Sorry, my dear.
But where are the clowns?
Quick, send in the clowns.
Don't bother, they're here.

Isn't it rich?
Isn't it queer,
Losing my timing this late
In my career?
And where are the clowns?
There ought to be clowns.
Well, maybe next year.


Nenhum comentário: