domingo, 25 de outubro de 2009

AS DORES DA ALMA E SEUS REMÉDIOS


5. MEDITAÇÃO PARA CURAR AS DORES DA ALMA

Assim, torna-se claro que a solução para essa vida de vícios e distrações é começar a, todos os dias, assim que acordar, antes mesmo de tomar banho, antes mesmo de tomar café, ficar com você de 20 a 30 minutos. Por que logo de manhã, antes de fazer qualquer outra coisa? Porque você é mais importante que tudo, e porque você ainda estará sentindo reflexos dos sonhos, ou seja, sua alma ainda estará falando com você. Então, ouça-a com amor e atenção, cuide dela com carinho, como cuidaria de um bebê.
Ficar com você é meditação, e é preciso lembrar que meditação não é só prática espiritual, é antes de tudo prática psicológica.

[MÉTODO DE CONTAGEM DOS MINUTOS: minutos 1 a 3 quer dizer, abriu o cronômetro, vai de 00m 00s até 02m 59s; e assim por diante; mas não se preocupe em ser tão preciso, o importante e "pensar" corretamente.]

1º PASSO - RESPIRAÇÃO (minutos 1 a 3)

Mantenha a respiração tranquila, sente-se em lótus porque essa posição favorece a meditação ao deixar a coluna totalmente ereta, mas pode também se sentar numa cadeira firme, de espaldar reto. Feche os olhos, trabalhe a respiração por uns 3 minutos. Inspire contando até 8, em seguida, expire, também contando até 8, exatamente como quando você conta os segundos mentalmente. Entre inspirar e expirar, há apenas um lapso de 1 segundo, no qual você retém a respiração presa.

2º PASSO - SONHOS (minutos 4 a 6)

E então, dedique-se por mais 3 minutos a simplesmente ouvir os reflexos dos sonhos, tentando fixá-los, concentrando-se primeiramente em sentir as sensações que eles trazem, para só depois tentar entendê-los.

3º PASSO - DIZ-QUE-DIZ (minutos 7 a 9)

Depois, dedique mais 3 minutos para ouvir, simplesmente ouvir, tudo o que se passa pela sua mente, aquele falatório, aquele ti-ti-ti que logo pela manhã já toma conta da cabeça. Ouça tudo de forma totalmente imparcial.

4º PASSO - SELECIONANDO AS CARTINHAS (minutos 10 a 14)

Depois, utilize a imaginação. Imagine que você é um funcionário do correio, e que centenas de cartas estão chegando por uma esteira à sua mesa. Da sua mesa partem também diversas outras esteiras que, aos poucos, vão ganhando nomes. E há também uma pequena caixinha de ouro, toda cravejada de pedras preciosas, bem à sua frente. A mesa não tem gavetas. A mesa é a sua mente, as cartas que chegam são ideias que brotam nela incessantemente. Sua função é identificar rapidamente a origem ou o remetente de cada ideia (porque cada ideia tem uma voz): é da mãe? Então joga na esteira que sai da sua mesa com o nome "mãe", pra enviar de volta pra ela. Boa viagem! É do amigo, coloque na esteira com o nome do amigo: tchau! É daquele chato do serviço? Coloque na esteira escrito chato e diga: já vai tarde! Pega aí de volta que isso não é meu. Prossiga assim com todas as ideias ruins: medo, preocupação, dúvida, raiva, mágoa, ressentimento, inveja, despeito, orgulho ferido, dor, choro de criança, etc. Porém, se surgirem ideias luminosas, coloridas, boas, do bem, alegres, emoções e sentimentos agradáveis que são autenticamente seus, guarde-os na caixinha dourada. Faça o mesmo com lembranças importantes para a sua responsabilidade, como por exemplo: "quero ir ao banco mais tarde adquirir mais uma cota de energia elétrica".

5º PASSO - PARANDO A MENTE (minutos 15 e 16)

Aos poucos, vá diminuindo a velocidade da esteira pela qual vêm as cartas, até fazê-la parar totalmente. Faça a mente parar de pensar, aos poucos, até parar totalmente. Se vier ainda uma idéia, coloque-a na esteira certa, ou então na caixinha.

6º PASSO - OUVINDO O SILÊNCIO (minutos 17 a 18)

Depois, feche a caixinha, e contemple o vazio da mente, ouça o silêncio da mente. Pare de pensar, permita-se agora sentir, apenas sentir a sensação de ser você, de estar dentro de você, de ser o dono da sua mente e do seu corpo. Sinta o corpo todo confortável, relaxe-o ainda mais, sinta seu coração batendo dentro do peito.

7º PASSO - OUVINDO A CRIANÇA INTERIOR (minutos 19 a 23)

Agora, ouça a criança interior, sinta o que ela está sentindo. Qual é a sensação? Qual é a emoção? Qual é o sentimento? Deixe-a se expressar, deixe-a falar. Faça questão de sentir o que ela está sentindo, solidarize-se com o sentimento dela; se ela estiver chorando, chore com ela. Depois acalme-a, dizendo para ela que você está sempre com ela, do lado dela. Então, abrace-a, faça com que ela se sinta protegida pelo adulto que você é agora. Expresse seus sentimentos para ela, diga calmamente que a ama, que a admira, que gosta muito dela e que sempre a respeita.

8º PASSO - SENTINDO AS FORÇAS DA VIDA (minutos 24 a 28)

Agora, concentre-se no centro do seu coração, no próprio átomo-centelha. E através dele, conecte-se com as forças do Bem, com as forças da Vida, com as forças divinas. Mentalize essas forças enchendo completamente o seu coração, aquecendo e iluminando a criança dentro de você, aquecendo sua alma. Sinta as forças da vida se espalhando e tomando conta de todo o seu corpo. Então, respire fundo, e solte o ar lentamente, permitindo que essas forças se espalhem por todo o seu quarto. Respire novamente e deixe agora que essas forças luminosas impregnem toda a sua casa. Respire mais uma vez e deixe que essas forças se espalhem pelas pessoas que vão entrar em contato com você por todo o dia de hoje. Mentalize essas forças divinas se projetando para suas coisas, seus objetos, para a comida que for cozinhar, para aquilo que for escrever e para tudo em for mexer.

FIM DA MEDITAÇÃO

Grave uma fita com essas instruções, sobrepostas a músicas adequadas, se possível, ou em silêncio. Ou então escreva-as resumidamente em cartões para ler rapidamente, abrindo um pouquinho os olhos durante a meditação. Tenha também um caderno para anotar o que vier à mente e você julgar importante, inclusive idéias da caixinha dourada; mas escreva apenas após terminar a meditação.
Faça essa meditação todas as manhãs, e sua vida mudará para melhor. Aos poucos, perceberá que a novela não tem mais tanta graça, o bate-papo no bar e nem a cerveja já não parecerão tão importantes, sentirá mais tesão em fazer coisas criativas do que em ficar assistindo à TV, e assim por diante. Não que você vá deixar de fazer essas coisas, mas elas garanhão a importância devida, e você fará tudo na medida certa, que é sua própria medida, sem exagero: com equilíbrio e temperança. Temperança porque agora as coisas serão apenas os temperos da vida, os sabores, as cores e os perfumes da vida, mas o alimento principal será você mesmo, será sua atuação no mundo, sua alma crescendo, sua criança interior se desenvolvendo, amadurecendo, sanando as feridas do passado... vivendo a vida por inteiro, a cada momento, aqui e agora.
Comente depois para que os outros Buscadores e o Plano Astral, que me inspirou essa lição, possam ter um retorno.

AUTORIA = LUCAS AURELI (17 de outubro de 2005)

Para agendar consultas diretamente com Lucas, ligue agora (11) 26267145, sua consulta poderá ser feita nos próximos minutos.



Nenhum comentário: